A empresa, com sede na Turquia, agora estende suas atividades para o Brasil, liderada por Osmar Bonin Junior, que assume as funções de gerente de vendas e de desenvolvimento de produtos no país.
A chegada da Yuksel Seeds ao Brasil teve seus primeiros passos em 2021, quando Osmar Bonin assumiu a gestão do negócio. Ele iniciou o trabalho de desenvolvimento de novas variedades nas mais importantes regiões do mercado de hortaliças e buscou parcerias com distribuidores.
Cristiane Nucci, gerente administrativa e logística, conta que, agora, em 2023 inaugura a empresa com uma estrutura física robusta, estrutura administrativa consolidada e a operação comercial em pleno vapor.
Proposta Inovadora
A proposta da Yuksel Seeds no Brasil é clara: inovação e tecnologia, com foco no melhoramento genético de novas variedades de hortaliças. O objetivo é trazer novidades para o mercado de hortifrúti brasileiro, agregando valor em toda a cadeia produtiva e visando a rentabilidade tanto para a empresa quanto para os produtores.
O portfólio abrangente da Yuksel Seeds inclui variedades das principais culturas, como tomate, batata, berinjela, pepino, pimentão, melão, melancia, brócolis, entre outros. “A empresa tem um portfólio muito amplo e pretendemos disponibilizar, aqui no Brasil, variedades das principais culturas, inclusive, porta-enxertos e especialidades. A proposta é oferecer ao mercado brasileiro híbrido de alta qualidade, produtividade e resistência”, comenta Osmar Bonin.
O grande diferencial da Yuksel Seeds é a estrutura e a produção de sementes própria, proporcionando controle de qualidade, inovação genética, flexibilidade e rapidez no desenvolvimento de novas variedades. Com um extenso banco de germoplasma, a empresa visa atender diversas necessidades, contribuindo para melhorias no mercado agrícola.
Origem internacional
A Yuksel Seeds, originária da Turquia, é uma empresa familiar líder no mercado de melhoramento genético de sementes no seu país de origem. Além do Brasil, a empresa tem presença em diversos países, como Holanda, Polônia, China, Paquistão, Espanha, Chile, Marrocos, México, Colômbia, consolidando sua posição como uma referência global.
Carlos Herbach, gerente de área da América Latina, destaca as razões estratégicas que levaram a empresa a investir no mercado brasileiro. O país é reconhecido pela sua economia emergente, vasta população e destaque na agricultura.
Com a previsão de se tornar um dos maiores provedores de alimentos globalmente, a Yuksel Seeds enxerga no Brasil um mercado crucial para o setor de sementes. “ Nós, como empresa importante de sementes em nível mundial, não podíamos deixar de estar presentes em um dos mercados agrícolas mais importantes do mundo”, comenta Carlos Herbach.
Expectativas para o futuro
Sobre as expectativas de faturamento e volume de sementes comercializadas, a empresa mantém otimismo, visando não apenas o crescimento financeiro, mas também a sustentabilidade. A intenção é investir no país, contratando profissionais locais, promovendo pesquisas e estabelecendo parcerias com centros de pesquisa e universidades.
A atuação da Yuksel Seeds será nacional, com foco no desenvolvimento de produtos nas principais regiões produtoras e de abastecimento do Brasil. A empresa busca ser uma força motriz na inovação e na aplicação de novas tecnologias nessas áreas.
A chegada da Yuksel Seeds ao Brasil promete redefinir o cenário de produção de hortaliças, trazendo consigo não apenas sementes de alta qualidade, mas também um compromisso genuíno com a inovação, parcerias sustentáveis e o fortalecimento do agronegócio nacional.