17.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 22, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesSeca no sul do Brasil faz soja despencar para 121,17 mi ton

Seca no sul do Brasil faz soja despencar para 121,17 mi ton

Soja – Crédito: shurtterstock

StoneX acentua produção enxuta da oleaginosa, destacando a perda gaúcha, com estimativa de colher 60% menos do que o alcançado no ciclo 2020/21

Em sua revisão de março, a StoneX trouxe mais um corte expressivo da safra 2021/22 de soja, com a produção ficando em 121,17 milhões de toneladas, recuo de 4,2% frente ao número de fevereiro e de 16,5% em relação ao recorde estimado anteriormente para o ciclo, em 145,1 milhões de toneladas.

O clima seco no Sul do Brasil continuou penalizando as safras do Rio Grande do Sul, do Paraná e do Mato Grosso do Sul, com destaque para a produção gaúcha, cuja estimativa ficou em apenas 8,9 milhões de toneladas, 60% a menos que o alcançado no ciclo 2020/21. Minas Gerais também teve uma perda de potencial produtivo nesta revisão.

“Nem mesmo os ajustes positivos, em Goiás, Mato Grosso, São Paulo, estados do Nordeste e do Norte, conseguiram compensar significativamente as fortes perdas esperadas”, ressalta a especialista de Inteligência de Mercado do grupo, Ana Luiza Lodi.

Com essa oferta menor, já que a produção foi estimada em 121,17 milhões de toneladas, a demanda também vai precisar se ajustar. Foi realizado mais um corte no número de exportações 2021/22, que passou de 80 para 75 milhões de toneladas, e o consumo doméstico foi ajustado para 47,8 milhões de toneladas.

Apesar da possibilidade de mudanças significativas, principalmente pelo lado da demanda, as perspectivas apontam para um balanço de oferta e demanda restrito, com os estoques finais estimados em 2,3 milhões de toneladas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Alerta para o risco de geada nas áreas produtoras de café

A chance de um novo episódio de geada está agitando o mercado de café no Brasil.

Posicionamento do Brasil na produção de inhame

O cultivo do inhame faz parte de um mix de hortigranjeiros produzidos quase que exclusivamente ...

Couve-flor: Clima como desafio

Por ser um alimento de baixo valor calórico e de elevado valor nutricional, a produção ...

Exportação dos Cafés do Brasil atinge 29,7 milhões

Receita cambial soma US$ 4,17 bilhões com exportações de café no período de janeiro a setembro de ..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!