20.6 C
Uberlândia
segunda-feira, maio 6, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasPecuária sustentável contribui para a saúde do negócio

Pecuária sustentável contribui para a saúde do negócio

Juliana Mara de Freitas Santos, zootecnista e mestre em ciência e tecnologia animal pela Universidade Estadual Paulista (Unesp)

A pecuária brasileira tem se conscientizado ano a ano sobre a importância de preservar o planeta e proporcionar bem-estar animal para o gado. A adoção dessa postura resulta em recordes seguidos de produção e produtividade, além de exportação e crescimento do rebanho. Esse cenário gera segurança alimentar para milhões de pessoas em centenas de países ao redor do mundo, além de fortificar nossa economia e nosso desenvolvimento como nação.

Para ter avanço gradativo, devemos manter a evolução em várias frentes. Entre os principais pontos de atenção estão as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE). Uma das estratégias mais eficazes é a redução do ciclo de produção, pois o animal sendo enviado ao frigorífico de forma precoce terá menos tempo para geração desses gases. Adicionalmente, consumirá menos recursos finitos, como a água. Além disso, estratégias de nutrição também devem ser pensadas, pois o processo de fermentação tem grande influência nesse processo.

Os sistemas de integração podem ter papel igualmente importante na redução dos GEE. A Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é um dos mais destacados, já que além de aumentar a eficiência da utilização dos recursos naturais, como o solo e a água, contribui para o sequestro de carbono, função natural das árvores que proporciona balanço positivo em relação às emissões, impedindo o progresso dos efeitos negativos do aquecimento.

Além das árvores, o próprio solo, quando manejado de forma correta, possui relevante papel no sequestro dos gases. Por isso, a manutenção do pasto respeitando o meio ambiente se faz necessária. Mais do que isso: é essencial.

O solo também tem importância vital quando falamos dos lençóis freáticos, tendo em vista que estruturas preservadas favorecem a infiltração da água, aumentando a recarga nos lençóis e evitando o escorrimento superficial e as enxurradas, levando à diminuição das enchentes e da erosão.

Por fim, devemos nos orientar cada vez mais sobre a importância de oferecer ao animal uma vida tranquila, sem causar lesões ou desconforto. Isso, mais do que colaborar com a imagem da cadeia produtiva, influencia o próprio desenvolvimento do rebanho e o quanto determinado animal atingirá do seu potencial genético. Gado sem lesões leva à maior produtividade da fazenda e, consequentemente, à maior lucratividade dos produtores. Afinal, quaisquer problemas nas carcaças representam motivo de descarte nos frigoríficos, culminando em prejuízos financeiros.

O bem-estar animal está associado à disponibilidade de água limpa, à nutrição de qualidade e ao respeito à saúde e ao comportamento natural. Quando manejamos os animais, o processo deve ser feito sem gritos, chicotadas ou outras ações ultrapassadas e, sabemos, ineficazes. Além disso, no momento de conter o gado para manejos em sua carcaça – como vacinas, exames e coletas –, devemos ter a tecnologia a nosso favor.

A Coimma, empresa líder no mercado de troncos e balanças para pecuária, apoia a pecuária produtiva e de respeito aos animais. A empresa coloca no mercado troncos de contenção com tecnologias de última geração, que geram conforto, tranquilidade e segurança para os bovinos.

São várias possibilidades em equipamentos de contenção. O portfólio da empresa foi reforçado com o tronco Robust Plus, que reúne todos os pilares de atenção importantes. Este tronco imobiliza muito bem, oferece conforto com paredes emborrachadas, aumenta a eficiência das tarefas com amplo acesso ao animal e conta com dispositivo castrador, o que facilita ainda mais as operações.

Os mercados internacionais estão dispostos a pagar valores maiores por alimentos de qualidade superior, provenientes de sistemas de produção que consideram as questões éticas e ambientais. O produtor que entende e investe em um negócio mais sustentável contribui para o sucesso na pecuária, com respeito aos animais, às pessoas e ao meio ambiente.

ARTIGOS RELACIONADOS

A remoção da palha de cana-de-açúcar pode dobrar o uso de fertilizantes?

Uma pesquisa publicada na Bioenergy Research alerta que a remoção dos resíduos culturais (palha) da cana-de-açúcar para produção de bioenergia (eletricidade ou etanol de segunda geração)...

Quatro décadas de sustentabilidade do etanol

AutorJoão Guilherme Sabino Ometto Engenheiro e vice-presidente do Conselho de Administração da Usina São Martinho e membro da Academia Nacional de Agricultura (ANA) Apesar...

VII Simpósio Internacional de Fruticultura Temperada debate formas de cultivos sustentáveis

  A produção de frutas de qualidade traz recordes frequentes de exportação com milhões de dólares movimentados a cada ano   A evolução se mostra claramente nos...

Pouco conhecida, síndrome do intestino hemorrágico prejudica vacas leiteiras

79,3% das vacas acometidas pela enfermidade são retiradas do rebanho por morte ou descarte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!