21.3 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiFazenda Campo de Ouro é referência em qualidade

Fazenda Campo de Ouro é referência em qualidade

Ronaldo Ferreira, proprietário da Fazenda Campo de Ouro
Crédito: Adrielle Teodoro

A Fazenda Campo de Ouro, com propriedades rurais localizadas no interior do Estado de São Paulo, é administrada pela família Ferreira há décadas. No início, se concentrava na produção de café e criação de bois, e na década de 90 iniciou a diversificação com o plantio de abacates.
A princípio, apostaram apenas em uma variedade – Margarida. Em seguida foi a vez do abacate Quintal, até chegar à produção do Hass, que se tornou o “ouro” da fazenda, sendo o seu produto de exportação para a Europa.
Outros destinos já estão no radar dos dirigentes do grupo, que afirmam que os esforços se concentram hoje, juntamente com a ABPA (Associação Brasileira dos Produtores de Abacate), no mercado asiático. Para exportação, foi criada uma marca para apresentar os frutos fora do Brasil.
Atualmente, a fazenda produz, além das variedades já citadas, a Breda e Fortuna.

Caminho para exportação

O primeiro ano de exportação de avocado pela fazenda ocorreu em 2012. Em 2021, a Campo de Ouro exportou para países da Europa, priorizando sempre a sustentabilidade e lançando mão do manejo biológico, que agrega produtividade e melhor calibre dos frutos, com produtividade de 23 t/ha.
“A empresa está apostando no abacate Hass pelo constante crescimento do seu consumo mundial e também pela sua melhor resistência ao transporte marítimo. Já os tropicais têm melhor colocação no mercado interno, já que seu custo de exportação é muito alto via aérea. Via marítima, eles mostram baixa resistência e alta perecibilidade ao transporte refrigerado”, declara Ronaldo Ferreira, proprietário da Fazenda Campo de Ouro.
Ainda segundo ele, a Associação Brasileira dos Produtores de Abacate (ABPA) está lutando para aumentar a exportação para os EUA, Chile e China. “O mercado interno de Hass é ainda pequeno, mas aumentando aos poucos. Há um consumo crescente nos países que importam nosso abacate, o que é bom para nós, produtores, que recebemos em euro”, declara o produtor.

Certificação

Além dos manejos adotados, o Grupo Campo de Ouro tem investido muito na qualidade do fruto e obtido resultados reconhecidos pelo melhor sabor e shelf life (tempo de prateleira) na França e em outros países da Europa.
Atualmente, as frutas de avocado produzidas pela Fazenda Campo de Ouro possuem certificação Global G.A.P e GRASP, um referencial para boas práticas agrícolas com o objetivo de produzir alimentos seguros e sustentáveis a nível mundial.

ARTIGOS RELACIONADOS

PEIEX de Petrolina capacita empresas e instala Centro de Excelência em exportação de frutas

Vocação regional para fruticultura no Vale do São Fancisco foi contemplada durante o 3º ciclo do PEIEX Petrolina, com 75 empresas qualificadas no último ciclo. O Centro de Excelência em Exportação será um legado do PEIEX AGRO e seguirá apoiando a internacionalização de empresas da região

Brasil exporta 35,6 mi de sacas de café na safra 2022/23

Apesar da queda de 10% no volume frente ao ciclo 2021/22, a receita com os embarques permaneceu estável e garantiu renda a milhares de produtores

Exportações dos Cafés

Receita cambial gerada com as exportações de café em fevereiro deste ano foi ...

Nutrição do abacate

O manejo do abacateiro é fundamental no desenvolvimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!