Durante sua segunda participação na Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que ocorre de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o Grupo MF Rural destacará a influência do marketplace no cotidiano do homem do campo.
Em seu estande de 450 m², situado em frente das montadoras de veículos, um dos locais mais prestigiados da mostra, os visitantes poderão conhecer sobre empresa e as oportunidades geradas em seu ambiente digital colaborativo, com mais de 90 mil produtos. O layout simulará a estrutura digital, com 22 quiosques de anunciantes da plataforma.
“Não poderíamos estar de fora da maior exposição de tecnologia do setor, principalmente nessa nova fase do agronegócio, que passa por transformações digitais e tecnológicas importantes, impulsionadas pela maior conectividade do produtor”, comemora o empresário Roberto Fabrizzi Lucas, Chairman do Grupo MF Rural.
A história do grupo e da Internet no Brasil se confundem em vários momentos, devido ao fato de ser lançado na época em que a tecnologia digital ainda engatinhava. Já são quase duas décadas promovendo o encontro entre vendedores e compradores de sementes de tomate a aeronaves, maquinários, caminhões, implementos e propriedades rurais.
“Criamos o marketplace baseados nas dificuldades do produtor rural, apostando no potencial da Internet. Nos últimos dois anos, principalmente, atingimos os maiores picos de tráfego, muito também em razão da pandemia da Covid-19. Porém, esse é um caminho sem volta, até mesmo pelo processo transitório por qual o setor passa, com os mais jovens assumindo a liderança dos negócios”, avalia Rafael Fabrizzi Lucas, CEO da plataforma.
Somente no ano passado, foram mais de 3 milhões de acessos mensais em praticamente todo o território nacional e até mesmo no exterior, com a realização de negócios de produtores que residem em outros países, mas possuem atividades rurais no Brasil. Esse desempenho é 37% maior que em 2020 e 123%, se comparado a 2019, período pré-pandêmico.
O sistema tem uma dinâmica semelhante ao de outras plataformas populares, como o Mercado Livre e OLX. Quem tem um produto ocioso na fazenda pode oferecê-lo a milhões de interessados. Pagamento, condições da mercadoria e logística são alinhados entre os próprios usuários, mas, recentemente, a MF Rural lançou uma carteira digital, o MF Pago, que libera o dinheiro somente mediante a confirmação de recebimento.
Além de tornar as transações mais seguras dentro da plataforma, outras facilidades são oferecidas aos clientes, como o parcelamento do carrinho de compra no cartão de crédito. O lançamento de uma fintech com diferentes linhas de crédito será a nova investida do Grupo MF Rural.
Cerca de 90% das transações são feitas exclusivamente por produtores rurais, mas empresas varejistas desfrutam do amplo alcance da plataforma para diversificar suas vendas.