Projeto forjado no Vale do Silício oferece a opção de conquista da própria franquia, sem investimento inicial
A primeira plataforma de marketplace para o agro brasileiro com rede própria de franquias, foi lançada dia 1º de setembro. Um dos diferenciais da Campear é a assistência, prestada pelos franqueados aos usuários que fazem negócios on-line, especialmente o produtor rural.
Atuando na ponta, o franqueado acompanha a realidade do mercado e entende as demandas da região onde atua. “Eles são os nossos aliados no campo, estamos humanizando o atendimento e fazendo com que o usuário se sinta mais seguro. Nossos franqueados podem esclarecer dúvidas, ajudar a oferecer um produto ou realizar uma compra. Também é possível acionar um franqueado de outra região para uma visita presencial, de validação, como conferir pessoalmente as condições de uma roçadeira usada que esteja à venda na plataforma, por exemplo. Tudo sem representar qualquer marca comercial e se mantendo sempre neutro”, explica Esequiel Ransolin, sócio e um dos fundadores da Campear. Atualmente, a rede já conta com franqueados que abrangem mais de 250 cidades, o objetivo é alcançar todo o território nacional em 2022.
A plataforma é resultado da união de um grupo de jovens empreendedores, formado por um técnico em agropecuária, um especialista em TI e gestão, quatro desenvolvedores e um publicitário. O projeto começou a tomar forma em 2019 e, logo depois, o CEO da Campear, Jean Fuchs embarcou para o Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, já levando a ideia para validação e refinamento. O negócio foi concebido no formato bootstrap, modelo em que não há a captação inicial de investimentos externos. “O desenvolvimento foi todo com tecnologia própria, altamente sofisticada e segura. Nós começamos do zero, foi mais de um ano de trabalho para a plataforma tomar forma, com foco na facilidade de manuseio e na simplicidade de conseguir se relacionar e fazer negócios. Acreditamos que o agro é gigante, mas pode ser muito maior e digital”, afirma Fuchs, especialista em Gestão e Tecnologia da Informação (TI). A startup tem sede no Tecnovates, parque tecnológico da Univates em Lajeado, um dos mais importantes polos de tecnologia e inovação do Rio Grande do Sul.
Na plataforma, o mesmo ambiente digital do marketplace abriga um e-commerce, onde fábricas, revendas, agricultores e prestadores de serviços podem ter uma filial on-line, oficial, com todos os seus produtos disponíveis para anúncio ou venda na loja virtual. São mais de 25 categorias que oferecem possibilidade de venda direta entre as partes interessadas. A proposta inicial é de comercialização direta entre vendedor e comprador, sem intermediários, com negociações transparentes em um ambiente seguro. “O produtor rural pode comparar preços, analisar novos produtos e também oferecer a própria produção. Nós apresentamos as ofertas e conectamos as duas pontas interessadas, mas a relação de venda será entre o comprador e o vendedor. Deixamos o vendedor em evidência, sem escondê-lo”, acrescenta Ransolin.
Outro diferencial da plataforma é a opção de o franqueado conquistar a posse da franquia, sem a necessidade de investir. Ao se habilitar para o Campear Way, modelo inovador de franquia, o parceiro ajuda a construir uma nova região do mercado, trazendo usuários e empresas para a plataforma e recebendo participação progressiva na franquia. “Além disso, ele recebe normalmente comissão por venda, mesmo que ela tenha ocorrido sem a sua participação. O sistema reconhece a região e o franqueado receberá esse pagamento. Até preferimos esse modelo, para nós é melhor o perfil da pessoa do que o dinheiro dela”, enfatiza Fuchs. A outra opção é a aquisição direta da franquia, com valores que variam de R$ 59 mil a R$ 130 mil.
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