19.4 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioTecnologiaQual o futuro do setor energético no Brasil?

Qual o futuro do setor energético no Brasil?

Crédito Shutterstock

O aumento da bandeira tarifária nos últimos anos tem levado o Brasil a uma posição bem alta frente ao ranking dos países com a energia elétrica mais cara do mundo, ocupando, em 2021, a 37ª posição – segundo o Instituto Acende Brasil. Isso ao lado de outro fator preocupante, a baixa eficiência energética. Mas afinal, o que é o mercado livre de energia?

Ele é o responsável por descentralizar a distribuição e comercialização energética que, no Brasil estão disponíveis apenas para quem possui grande demanda de consumo – os chamados consumidores do grupo A. Mas este cenário começa a mudar e já se tem uma previsão para que, a partir de 2024, o consumidor brasileiro do grupo B possa escolher livremente de quem e de onde irá adquirir a energia.

Além de impulsionar novos modelos de mercado e a entrada de novos players – como o comercializador varejista de energia – o cliente terá maior transparência sobre seu consumo e não estará sujeito às bandeiras tarifárias, podendo ainda, dependendo da fonte de energia, obter descontos na fatura.

Com este avanço no mercado energético, processos mais eficientes e inteligentes são necessários para um bom funcionamento e maior segurança do consumidor. E é aqui que o universo de dados entra, unindo dispositivos, pessoas e rede elétrica, entregando sistemas mais precisos.

  • Internet das Coisas (IoT)
  • Inteligência Artificial (IA)
  • Smart Grids
  • Blockchain

Essas tecnologias e modelos de negócio auxiliam em análises mais aprofundadas de dados que servem como tomada de decisões, além de facilitá-las, uma vez que todo o sistema está integrado. Mas esse desenvolvimento tecnológico não está direcionado somente aos grupos de consumidores mais demandantes. A Fundação CERTI tem um papel muito importante na digitalização dos sistemas de distribuição de energia elétrica, coletas de dados, IA, tecnologias aplicadas nas operações de campo e plataformas de serviços urbanos inteligentes. Acesse este e-Book “Inovação no setor de energia” e saiba ainda sobre as principais inovações que sustentam esse movimento e como elas impactam o setor.

ARTIGOS RELACIONADOS

A contribuição dos organominerais para a produtividade e sustentabilidade

  Erik Romão Representante técnico de vendas da Vitória Fertilizantes A produção agrícola moderna se preocupa com o desenvolvimento sustentável, econômico, social e ambiental. Por isso,...

Corteva Agriscience – agricultura mais eficiente e produtiva

A Corteva Agriscience marca presença, de 10 a 14 de janeiro, em Palotina (Paraná), no Dia de Campo C.Vale, evento que abre o calendário de feiras agrícolas em 2022.

Sustentabilidade: preocupação e verdade naquilo que fazemos

A sustentabilidade não pode ser usada como uma vitrine para a mídia, mas deve ser uma verdade e uma conduta para que as pessoas a experimentem e vivenciem, de modo a difundir essa cultura para o maior número de indivíduos.

Federarroz reforça sustentação de preços ao produtor neste ano

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) reafirma que os preços pagos ao produtor continuarão aquecidos durante o período de colheita e em todo o ano de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!