23.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioTecnologiaQual o futuro do setor energético no Brasil?

Qual o futuro do setor energético no Brasil?

Crédito Shutterstock

O aumento da bandeira tarifária nos últimos anos tem levado o Brasil a uma posição bem alta frente ao ranking dos países com a energia elétrica mais cara do mundo, ocupando, em 2021, a 37ª posição – segundo o Instituto Acende Brasil. Isso ao lado de outro fator preocupante, a baixa eficiência energética. Mas afinal, o que é o mercado livre de energia?

Ele é o responsável por descentralizar a distribuição e comercialização energética que, no Brasil estão disponíveis apenas para quem possui grande demanda de consumo – os chamados consumidores do grupo A. Mas este cenário começa a mudar e já se tem uma previsão para que, a partir de 2024, o consumidor brasileiro do grupo B possa escolher livremente de quem e de onde irá adquirir a energia.

Além de impulsionar novos modelos de mercado e a entrada de novos players – como o comercializador varejista de energia – o cliente terá maior transparência sobre seu consumo e não estará sujeito às bandeiras tarifárias, podendo ainda, dependendo da fonte de energia, obter descontos na fatura.

Com este avanço no mercado energético, processos mais eficientes e inteligentes são necessários para um bom funcionamento e maior segurança do consumidor. E é aqui que o universo de dados entra, unindo dispositivos, pessoas e rede elétrica, entregando sistemas mais precisos.

  • Internet das Coisas (IoT)
  • Inteligência Artificial (IA)
  • Smart Grids
  • Blockchain

Essas tecnologias e modelos de negócio auxiliam em análises mais aprofundadas de dados que servem como tomada de decisões, além de facilitá-las, uma vez que todo o sistema está integrado. Mas esse desenvolvimento tecnológico não está direcionado somente aos grupos de consumidores mais demandantes. A Fundação CERTI tem um papel muito importante na digitalização dos sistemas de distribuição de energia elétrica, coletas de dados, IA, tecnologias aplicadas nas operações de campo e plataformas de serviços urbanos inteligentes. Acesse este e-Book “Inovação no setor de energia” e saiba ainda sobre as principais inovações que sustentam esse movimento e como elas impactam o setor.

ARTIGOS RELACIONADOS

Corteva Agriscience leva inovação à soja

Viovan® e Aproach Power® oferecem proteção superior contra as principais doenças da soja com uma formulação diferenciada e sem adição de óleo

Koppert e BUG criam a maior empresa de Controle Biológico da América Latina

Koppert do Brasil adquire a BUG Agentes Biológicos e reforça sua posição no mercado de proteção de plantas   A holandesa Koppert Biological Systems anunciou na...

O futuro sustentável da energia no Brasil: perspectivas e desafios 

*Rafael Pimenta, visionário do setor tecnológico e CEO da Eletrons.org No Brasil, estamos à beira de uma revolução no setor de energia elétrica, impulsionados por...

Energia solar é um ótimo negócio para o Agro

A energia solar pode ser utilizada no agronegócio, em processos como transporte, logística e produção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!