A 8º Pesquisa Hábitos do Produtor Rural, realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro – ABMRA, mostrou que 94% dos produtores têm smartphone, um crescimento de 54% em relação à última edição do estudo, em 2017. Os números comprovam que estar no meio digital é uma nova maneira de chegar ao campo.
Acompanhando essa tendência de digitalização, a Aliare, companhia de tecnologia para o agro, oferece em seu portfólio o App do Produtor. Uma inovação para o setor, o aplicativo permite que as empresas ampliem seus canais de relacionamento com o cliente, oferecendo experiências digitais para o produtor rural.
Concessionárias de máquinas agrícolas, cooperativas e distribuidores de insumos podem adquirir o aplicativo e conceder o acesso para seus clientes. Disponibilizado via App Store e Play Store, o aplicativo é uma forma de manter uma comunicação direta e descomplicada com a carteira de produtores.
A Cocari, cooperativa agrícola paranaense, já testou e aprovou a ferramenta. Durante a ExpoCocari, em fevereiro, lançou para os cooperados o aplicativo personalizado Cocari, com a tecnologia App do Produtor. Segundo Rafael Bordallo, gerente de TI na empresa, mais de mil produtores utilizam o app atualmente.
“O cooperado consegue verificar todas as visitas dos nossos técnicos, as ocorrências geradas na lavoura e acompanhar em tempo real a entrega dos grãos. Além de melhorar nosso modelo de relacionamento com o produtor rural, aprimoramos as informações que chegam para ele”, diz Bordallo sobre a ferramenta.
Para Adriano Stradiotto, líder da Aliare na regional Sul, o App do Produtor é uma inovação que resulta em otimização de tempo e rentabilidade. “Além de facilitar a comunicação e elevar a confiança entre empresa e clientes, o aplicativo permite a identificação de novas oportunidades de negócio, auxiliando na expansão comercial”, diz o diretor.