24.6 C
Uberlândia
sábado, abril 13, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasDia Mundial da Água conscientiza empresas a adotarem práticas sustentáveis

Dia Mundial da Água conscientiza empresas a adotarem práticas sustentáveis

De acordo com KPMG, 76% das empresas brasileiras já incluem as práticas ESG em suas estratégias de negócio.

Créditos: Pixabay

O Dia Mundial da Água, 22 de março, foi criado em 1992 pela ONU (Organização das Nações Unidas), visando ampliar a discussão sobre esse tema, por ser um elemento-chave do nosso planeta, fundamental para a existência e o principal recurso para a sobrevivência de todos os seres vivos. Aproximadamente 71% da superfície terrestre é coberta por água, totalizando cerca de 1,4 bilhão de km³. De toda água disponível no planeta, 95,5% é água salgada, segundo o Brasil Escola.

Apenas 2,5% da água disponível é doce, esta que serve para beber, sendo importante frisar a utilidade da água à sociedade para a preservação dos rios e lagos para não faltar no futuro. A partir dos pilares do ESG (Environmental, Social and Governance): “pessoas, planeta, lucro e propósito” – é possível que as empresas reduzam os impactos negativos que causam a natureza, e passem a contribuir com a preservação ambiental do planeta.

De acordo com KPMG (empresas de prestação de serviços profissionais), 76% das empresas brasileiras já incluem as práticas ESG em suas estratégias de negócio
 

Segundo Rogério Silva, CEO do CEBRAC, as ações de ESG são muito importantes para a preservação da água. “Empresas que unem esforços para criar ações com foco em sustentabilidade são vistas pelo consumidor como marcas com propósitos. Hoje, as pessoas não somente consomem por consumir, mas procuram marcas que representem os seus valores e estilo de vida. Por isso, as empresas precisam criar práticas que inspirem as pessoas a serem mais conscientes com o seu entorno, pensando em si, no próximo e no futuro”, explica Rogério Silva.

Iniciativas que estimulam empresas a ajudarem na preservação da água é muito benéfico para os negócios, segundo um estudo da Opinion Box, empresa de pesquisa e desenvolvimento, que entrevistou 2246 pessoas, sobre temas relacionados a sustentabilidade das empresas, revelou que 67% dos entrevistados disseram fazer pesquisas sobre as práticas de ESG das empresas antes e se tornarem clientes.

Em alusão ao Dia Mundial da Água, Rogério Silva, CEO do CEBRAC, destaca 3 ações realizadas dentro da rede, onde cada colaborador contribui para o bem comum, à racionalização da água e ao meio ambiente, via práticas sustentáveis:

1. Uso de copo próprio: Visando a diminuição de produção de lixo, no CEBRAC, os colaboradores não utilizam copos descartáveis para beber água, ao invés disso cada um tem o seu que é reutilizado.

2. Energia Solar: Utilizar energia solar é fundamental para poupar recursos da natureza, pelo fato dessa fonte ser renovável, é possível produzir sem causar danos ao meio ambiente, além de favorecer que mais pessoas tenham acesso a uma fonte energética, já que o custo do sistema de energia solar são baixos e podem ser instalados em qualquer lugar. Algumas unidades da rede adaptaram a sua estrutura para esse estilo, a fim de mais economia.

3. FNE (Feira Nacional do Empreendedorismo): Todo ano, as unidades reúnem os seus alunos para a criação de projetos com foco em sustentabilidade e empreendedorismo, onde eles criam negócios na teoria que possam impactar nos cenários sociais, econômicos e sustentáveis.

ARTIGOS RELACIONADOS

Logística sustentável para empresas florestais

Geotecnologia revoluciona a logística florestal, reduzindo emissões de CO2 e impulsionando metas ESG.

Showtec traz às empresas oportunidades de negócios

Detentora da marca Motomco de medidores de umidade, empresa paranaense participa da feira entre os dias 23 e 25 de maio, no Mato Grosso do Sul

KPMG anuncia progresso nos compromissos de ESG

Documento mostra avanços em iniciativas para as pessoas, planeta, prosperidade e governança.

Empresas do agro investem em fertilizantes sustentáveis

Empreendimento tem como sócios Amaggi, Coopercitrus, Souza e Lucas Participações, Viola Participações e Tecnobeef. Processo foi submetido para análise do CADE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!