19.8 C
Uberlândia
domingo, abril 28, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiVirose está entre as pragas e doenças de solo que mais preocupam...

Virose está entre as pragas e doenças de solo que mais preocupam o produtor

 

Uma das saídas é o plantio de variedades resistentes

 

 O tomate Serato F1 é resistente às principais doenças e pragas do tomateiro Fotos Agristar
O tomate Serato F1 é resistente às principais doenças e pragas do tomateiro Fotos Agristar

Os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são conhecidos pelas grandes produções de tomate. Estima-se que entre as regiões serrana do Rio e Paty do Alferes, cerca de cinco mil pessoas sejam empregadas diretamente nas lavouras. Já no Sul, a tomaticultura envolve um dos maiores faturamentos de hortifruticultura do estado e é cultivada em sua maioria usando mão de obra familiar.

Desde 2009, o tomate híbrido Serato F1, da linha Topseed Premium, vem se destacando nesses mercados. A variedade se mostrou diferenciada aos produtores pela resistência às principais doenças e pragas características da cultura, pela qualidade e sabor dos frutos.

“No Rio de Janeiro, os produtores gostam do tomate Serato F1 pelo tamanho e coloração dos frutos, produtividade e resistência ao vírus Vira-cabeça, virose que vem aumentando na região. O produto também possibilita a colheita na época chuvosa, sem perdas significativas com frutos trincados e manchados“, explica Anderson Moreira, coordenador de vendas da Agristar e responsável pelo estado.

Já no Rio Grande do Sul, o representante técnico de vendas (RTV) Márcio Mota ressalta que o mercado, em geral, prefere frutos de tamanho grande, com alto rendimento e boa tolerância a doenças e pragas. “Com sistema radicular agressivo, o Serato possui melhor tolerância às principais pragas e doenças de solo, como nematoides e murcha de Verticilium, proporcionando mais segurança ao produtor sulista“, explica.

Entre as vantagens do cultivo do Serato está a aceitação do mercado consumidor. “Hoje, em seu segmento, o Serato é considerado um dos tomates com o melhor sabor do mercado, pois possui equilíbrio entre os açúcares e ácidos orgânicos do fruto, agradando ao paladar. Além disso, apresenta internamente pouca quantidade de água e ótima consistência nas fatias, favorecendo a preferência de sabor entre as redes atacadistas e consumidores finais“, afirma o especialista em tomates e pimentões da Agristar, Thiago Teodoro Alcantara.

O plantio do Serato é recomendado para regiões que consigam ofertar o fruto a pequenas distâncias, sendo entregue em dois ou três dias para venda ao consumidor final.

Essa matéria você encontra na edição de maio da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Grape – O tomate-uva que vem conquistando o mercado

Ronaldo Machado Junior Engenheiro agrônomo e mestrando em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) ronaldo.juniior@ufv.br Rafael Henrique Fernandes Engenheiro agrônomo, mestre em Produção Vegetal e doutorando em...

Irrigação inteligente possibilita aumento de produtividade no milho

Rubens Duarte Coelho Professor titular da ESALQ/USP" Laboratório de Engenharia de Irrigação (LEB) rdcoelho@usp.br   A irrigação inteligente é um sistema de irrigação por gotejamento enterrado que...

Ação do fosfito na produção de cebolas

Douglas José Marques Doutor e professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal da Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS douglas.marques@unifenas.br   O panorama da cebolicultura brasileira é bem...

Aminoácidos reduzem doenças em tomateiros

Jarbas dos Reis Silva Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) jarbasreissilva@gmail.com Roberta Camargos de Oliveira Engenheira agrônoma e doutora em Agronomia - UFU robertacamargoss@gmail.com Fernando Simoni Bacilieri Mestre...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!