22.6 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiCultivar apresenta suprimentos para a hidroponia

Cultivar apresenta suprimentos para a hidroponia

Fotos Ana Maria Diniz

A Cultivar pretende expandir sua atuação na comercialização de produtos e serviços direcionados para os cultivos hidropônicos, e o Encontro de Hidroponia apresentou-se uma ótima oportunidade para fazer bons contatos com produtores e empresas do setor. Esta é a opinião de Pedro Faria Jr., sócio-diretor da Cultivar, que ficou bastante satisfeito com a organização do evento e com o interesse demonstrado pelos visitantes pela linha de produtos da empresa.

“Apresentamos as dosadoras proporcionais Hydro, para dosagem de fertilizantes em água, equipamentos Hidrosense para controle de irrigação e medição de pH e condutividade elétrica, e produtos biológicos de diversos fabricantes para controle de pragas e doenças de plantas“, informa.

A empresa e seus produtos

A Cultivar foi fundada em 1996 e está sediada atualmente na cidade de Cravinhos (SP), a 25 km de Ribeirão Preto. Desde sua fundação, a empresa atua na revenda de produtos selecionados para atender demandas específicas de nichos de mercado.

No início de suas atividades, a empresa estabeleceu parceria com empresas norte-americanas, e por meio delas introduziu no mercado brasileiro diversas tecnologias que hoje são consagradas e adotadas no campo. “Assim, fomos a primeira empresa a desenhar e montar no Brasil as barras móveis de irrigação que hoje equipam inúmeros viveiros de mudas do País“, relata Pedro Faria.

Junto com a instalação das barras, a Cultivar foi a primeira empresa brasileira a importar as dosadoras proporcionais da marca Dosmatic diretamente da fábrica nos EUA. Após a aquisição da Dosmatic pela Hydro e a consequente instalação de uma fábrica no Brasil, a Cultivar continuou a parceria com a Hydro, comercializando as dosadoras, que foram objeto de demonstração durante o Encontro de Hidroponia.

Fotos Ana Maria Diniz
Fotos Ana Maria Diniz

Outros segmentos

No segmento de grandes culturas, a Cultivar introduziu os conceitos de colheita mecanizada de amendoim, que hoje são adotados por todo o mercado, além de ter organizado diversas visitas técnicas de produtores às regiões produtoras de amendoim nos EUA.

Outro importante ramo de atuação da Cultivar, seja em grandes culturas, seja no mercado de HF, é o controle biológico de pragas. Comercializando somente produtos biológicos registrados pelo MAPA, a Cultivar vem difundindo o uso de biológicos e estabeleceu parcerias com diversos fabricantes associados da ABCBio ” Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico. “Atualmente, orientamos diversos produtores na implementação de programas de Manejo Integrado de Pragas“, conta o diretor da empresa.

A empresa considera que as práticas de Manejo Integrado de Pragas são fundamentais para a estabilidade dos sistemas produtivos, e os cultivos protegidos são ambientes particularmente favoráveis para a adoção de microrganismos, de insetos benéficos e de ácaros predadores na proteção das plantas. A produção de hortaliças livres de resíduos de defensivos químicos é uma aspiração da sociedade, e a associação das técnicas de cultivo hidropônico ao Manejo Integrado de Pragas é o caminho mais seguro para que se atinja este objetivo.

Diferenciais

A Cultivar se especializou em atender nichos de mercado, com culturas e atividades que careciam de atenção das grandes empresas para a solução de seus problemas. “Nosso forte sempre foi, e continua sendo, a adaptação de novas tecnologias para as condições de uso no Brasil, e a introdução de novos conceitos na produção agrícola“, conclui Pedro Faria. Uma extensa rede de contatos com empresas e institutos de pesquisa no exterior continua a proporcionar aos clientes da Cultivar o acesso a ideias e soluções inovadoras para problemas que a cada ano aparecem no cenário agrícola brasileiro.

ARTIGOS RELACIONADOS

Controle biológico de pragas florestais em pinus

O pinus pode ser atacado por diversas pragas, destacando-se as seguintes: vespa-da-madeira, pulgões-gigantes-do-pinus, gorgulho do pinus e as formigas cortadeiras. A que provoca mais danos ao pinus é, sem dúvida, a vespa-da-madeira (Sirex noctilio), um inseto originário da Europa, Ásia e norte da África.

Kimberlit – A empresa que cresce com o produtor

  Com o objetivo de produzir e comercializar produtos que contêm nutrientes para diversas culturas, a Kimberlit Agrociências é uma das empresas que mais cresce...

Morango hidropônico no sistema de irrigação com circuito fechado

O morangueiro é uma das culturas que tem tido maior migração do sistema de cultivo no solo para o plantio em substrato. Isso significa...

Como deve ser o manejo nutricional da abobrinha italiana?

AutoresArnon Higor Leitão Graduando em Engenharia Agronômica - Centro Universitário Sudoeste Paulista (UNIFSP) arnonhigorleitao2@gmail.com Bruno Novaes Menezes Martins Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia (Horticultura)...