21.3 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesCiclo rápido de cultivo eleva produtividade do tomate grape Rosso

Ciclo rápido de cultivo eleva produtividade do tomate grape Rosso

Tomate Rosso – TSV Sementes/Agristar do Brasil

A produtividade e os custos de produção de um hortifruti são questões fundamentais para que os produtores decidam qual variedade plantar em suas propriedades. Nesse sentido, o tomate híbrido Rosso, da TSV Sementes, linha da Agristar do Brasil, atende a esses dois requisitos, num momento em que o mercado de frutos tipo uva apresenta força no País

De acordo com o Consultor Técnico de Vendas da linha TSV Rafael Machado Correa, o estado de Minas Gerais se destaca na produção do tomate Rosso, principalmente nas regiões de Belo Horizonte e Barbacena. “Por serem mercados muito fortes, eles conseguem atender a demanda tanto a nível regional quanto nacional”.

Outro diferencial deste tomate é seu custo de produção. Por não envolver o emprego de mão de obra para o cultivo, o produtor tem uma economia no investimento necessário, que pode ser reaplicado numa nova plantação. “Como o ciclo de plantio do tomate Rosso é rápido, é possível realizar dois semeios no mesmo ano, elevando ainda mais o potencial de produtividade das lavouras”, explica Machado.

Com hábito de crescimento determinado, frutos firmes e uniformes e ótima pós-colheita, esse produto da TSV Sementes também apresenta excelente sanidade. “A variedade Rosso apresenta tolerância ao mosaico do tabaco e às raças 1 e 2 de Fusarium, além de ser resistente ao transporte”, destaca o consultor.

Opinião dos produtores

“Plantar duas vezes na mesma área é um grande atrativo do Rosso, o que o torna uma variedade muito produtiva em comparação com seus concorrentes”. Este é o principal ponto de destaque para o produtor Leandro Rodrigues de Oliveira, de Alfredo Vasconcelos (MG).

A uniformidade dos frutos e a aceitação no mercado também são pontos fortes para Oliveira. “O brix do Rosso é muito bom. Aliando esse fator à uniformidade dos tomates nos cachos, eles são bem aceitos nas distribuidoras com as quais trabalho, tanto no Rio de Janeiro quanto em Minas Gerais”.

Já o produtor Carlos Hanke, de Onça de Pitangui (MG), cultiva o produto da TSV Sementes em estufa e reforça a questão da economia com mão de obra como um dos pontos positivos dessa cultura. “Como não há a necessidade de o tomate Rosso ser desbrotado, consigo reduzir os custos com a mão de obra e, mesmo assim, ter uma produção elevada de frutos com excelente padrão”, finaliza.

ARTIGOS RELACIONADOS

Dia de campo da Agristar se consolida como o maior do Brasil com mais de 4500 visitantes

Evento contou com 23.000 m² de culturas a campo aberto e 420 m² de estufas

Fertilizantes organominerais – Resposta do tomateiro estaqueado ao Fertium® Phós

Walmir Magalhães - ATV Bio Soja Daniela Vitti - Coordenadora Técnica Brasil Paulemar Fernandes - Terra Agrícola, Caratinga (MG) Renato Brandão, Gestor Agronômico Bio Soja Daniel...

Correção de solo é estratégica no cultivo do tomateiro?

Autora Andréia Cristina Silva Hirata Pesquisadora científica – APTA/SAA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de...

Perspectivas do setor de tomate industrial

  Rafael de Rezende Sant´Ana Engenheiro agrônomo e vice-presidente da ABRATOP (Associação brasileira de tomate para processamento) Abadia dos Reis Nascimento Doutora e professora da Universidade Federal...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!