24.9 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 12, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesCiclo rápido de cultivo eleva produtividade do tomate grape Rosso

Ciclo rápido de cultivo eleva produtividade do tomate grape Rosso

Tomate Rosso – TSV Sementes/Agristar do Brasil

A produtividade e os custos de produção de um hortifruti são questões fundamentais para que os produtores decidam qual variedade plantar em suas propriedades. Nesse sentido, o tomate híbrido Rosso, da TSV Sementes, linha da Agristar do Brasil, atende a esses dois requisitos, num momento em que o mercado de frutos tipo uva apresenta força no País

De acordo com o Consultor Técnico de Vendas da linha TSV Rafael Machado Correa, o estado de Minas Gerais se destaca na produção do tomate Rosso, principalmente nas regiões de Belo Horizonte e Barbacena. “Por serem mercados muito fortes, eles conseguem atender a demanda tanto a nível regional quanto nacional”.

Outro diferencial deste tomate é seu custo de produção. Por não envolver o emprego de mão de obra para o cultivo, o produtor tem uma economia no investimento necessário, que pode ser reaplicado numa nova plantação. “Como o ciclo de plantio do tomate Rosso é rápido, é possível realizar dois semeios no mesmo ano, elevando ainda mais o potencial de produtividade das lavouras”, explica Machado.

Com hábito de crescimento determinado, frutos firmes e uniformes e ótima pós-colheita, esse produto da TSV Sementes também apresenta excelente sanidade. “A variedade Rosso apresenta tolerância ao mosaico do tabaco e às raças 1 e 2 de Fusarium, além de ser resistente ao transporte”, destaca o consultor.

Opinião dos produtores

“Plantar duas vezes na mesma área é um grande atrativo do Rosso, o que o torna uma variedade muito produtiva em comparação com seus concorrentes”. Este é o principal ponto de destaque para o produtor Leandro Rodrigues de Oliveira, de Alfredo Vasconcelos (MG).

A uniformidade dos frutos e a aceitação no mercado também são pontos fortes para Oliveira. “O brix do Rosso é muito bom. Aliando esse fator à uniformidade dos tomates nos cachos, eles são bem aceitos nas distribuidoras com as quais trabalho, tanto no Rio de Janeiro quanto em Minas Gerais”.

Já o produtor Carlos Hanke, de Onça de Pitangui (MG), cultiva o produto da TSV Sementes em estufa e reforça a questão da economia com mão de obra como um dos pontos positivos dessa cultura. “Como não há a necessidade de o tomate Rosso ser desbrotado, consigo reduzir os custos com a mão de obra e, mesmo assim, ter uma produção elevada de frutos com excelente padrão”, finaliza.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agristar lança treze cultivares para horticultura durante o Open Field Day e a Hortitec

Entre os dias 20 e 22 de junho, a Agristar promove o Open Field Day (Dia de campo aberto), tradicional evento do calendário de...

Fungicidas da DuPont têm registro ampliado para controle de bactérias em batata e tomate

Equation® também age com eficácia no manejo das doenças requeima e pinta-preta, em ambas as culturas Midas® controla as doenças requeima e alternária e...

Brócolis Master

Em 2021 o aumento nos preços de insumos, como fertilizantes e defensivos, foram alguns ...

Cálcio, boro e aminoácidos na proteção de anomalias fisiológicas do tomate

Danielle Perez Palermo daniellepalermo@ufrrj.br Carlos Antonio dos Santos carlosantoniods@ufrrj.br Engenheiros agrônomos e mestrandos em Fitotecnia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Margarida Goréte Ferreira do Carmo Engenheira...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!