21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisÁrea irrigada cresce em 2022 e entre os destaques está a pecuária...

Área irrigada cresce em 2022 e entre os destaques está a pecuária de pastagem

Imagem arquivo Valley

Em 2022, o produtor rural passou a investir ainda mais em soluções de irrigação, com foco no aumento de produtividade. Desta forma, o segmento enfrentou um mercado aquecido e com muita demanda, não apenas pelo pivô central como também por tecnologias que o tornam ainda mais eficiente. Dentre as culturas que mais implementaram novas soluções de irrigação, vale destacar os grãos e também a pecuária.

De acordo com Sandro Rodrigues, Gerente Comercial Brasil da Valley Irrigation, empresa líder do setor, o crescimento da área irrigada no país foi expressivo. “A irrigação saiu do patamar em que crescia 150 a 200 mil hectares por ano e agora está crescendo na casa de 400 mil hectares/ano”, explicou. O Presidente da Valmont Brasil para Irrigação, Cristiano Del Nero, ainda destacou que o ano de 2022 foi incrível e que consolidou ainda mais a satisfação do agricultor em relação às soluções de irrigação e seus resultados evidentes.

“Quando citamos todo esse crescimento, estamos mirando em águas superficiais, os rios e lagos por exemplo, porém ainda existem as águas subterrâneas que tornam esse potencial maior. O Brasil normalmente vem crescendo em irrigação nas áreas que já são abertas e em áreas que já tem lavouras implantadas, então é como se estivéssemos construindo a cada dia um segundo andar dentro da fazenda em níveis de produção. Em termos de sustentabilidade também é um negócio fantástico!”, pontua o diretor. 

Hoje, existem cerca de 8 milhões de hectares irrigados no Brasil e com aproximadamente 28 mil pivôs instalados. O Diretor Comercial da Valley, Vinícius Melo, complementa ainda que o grande ponto é o potencial de crescimento.

Em relação às culturas, em 2022, é possível destacar os grãos e a pecuária. Os grãos seguem liderando em termos de crescimento, porém, a irrigação de pastagem ganhou um espaço até então novo.  Aproximadamente 5% das vendas de irrigação da Valley foram destinadas à pecuária, um número expressivo, pois anteriormente esse mercado não representava nem um  por cento (1%) de vendas. 

Conforme o MapBiomas, entre 1985 e 2021, houve um crescimento estrondoso das culturas irrigadas por pivôs, inundação e outros sistemas de irrigação. O mapeamento por imagens de satélite mostrou que essas áreas praticamente quadruplicaram, indo de 804 mil hectares em 1985 para 3,29 milhões de hectares em 2021.

ARTIGOS RELACIONADOS

Família torna fazenda eficiente e rentável com a ILP

Com gestão financeira apurada e a implementação da Integração Lavoura-Pecuária bem ...

Lagartas causam danos às pastagens no Oeste de São Paulo

Embora a incidência do problema seja no interior paulista, pastagens de todo o País também correm risco

Carne Carbono Neutro: o futuro da pecuária

Marca-conceito desenvolvida pela Embrapa, CCN certifica carnes que compensam as emissões de carbono em sua produção

Suplementar minerais para gado de leite garante produtividade e saúde do rebanho

Entender as necessidades dos animais e optar pela suplementação mineral pode auxiliar na qualidade da produção leiteira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!