27.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioPecuáriaBovinosÁrea irrigada cresce em 2022 e entre os destaques está a pecuária...

Área irrigada cresce em 2022 e entre os destaques está a pecuária de pastagem

Imagem arquivo Valley

Em 2022, o produtor rural passou a investir ainda mais em soluções de irrigação, com foco no aumento de produtividade. Desta forma, o segmento enfrentou um mercado aquecido e com muita demanda, não apenas pelo pivô central como também por tecnologias que o tornam ainda mais eficiente. Dentre as culturas que mais implementaram novas soluções de irrigação, vale destacar os grãos e também a pecuária.

De acordo com Sandro Rodrigues, Gerente Comercial Brasil da Valley Irrigation, empresa líder do setor, o crescimento da área irrigada no país foi expressivo. “A irrigação saiu do patamar em que crescia 150 a 200 mil hectares por ano e agora está crescendo na casa de 400 mil hectares/ano”, explicou. O Presidente da Valmont Brasil para Irrigação, Cristiano Del Nero, ainda destacou que o ano de 2022 foi incrível e que consolidou ainda mais a satisfação do agricultor em relação às soluções de irrigação e seus resultados evidentes.

“Quando citamos todo esse crescimento, estamos mirando em águas superficiais, os rios e lagos por exemplo, porém ainda existem as águas subterrâneas que tornam esse potencial maior. O Brasil normalmente vem crescendo em irrigação nas áreas que já são abertas e em áreas que já tem lavouras implantadas, então é como se estivéssemos construindo a cada dia um segundo andar dentro da fazenda em níveis de produção. Em termos de sustentabilidade também é um negócio fantástico!”, pontua o diretor. 

Hoje, existem cerca de 8 milhões de hectares irrigados no Brasil e com aproximadamente 28 mil pivôs instalados. O Diretor Comercial da Valley, Vinícius Melo, complementa ainda que o grande ponto é o potencial de crescimento.

Em relação às culturas, em 2022, é possível destacar os grãos e a pecuária. Os grãos seguem liderando em termos de crescimento, porém, a irrigação de pastagem ganhou um espaço até então novo.  Aproximadamente 5% das vendas de irrigação da Valley foram destinadas à pecuária, um número expressivo, pois anteriormente esse mercado não representava nem um  por cento (1%) de vendas. 

Conforme o MapBiomas, entre 1985 e 2021, houve um crescimento estrondoso das culturas irrigadas por pivôs, inundação e outros sistemas de irrigação. O mapeamento por imagens de satélite mostrou que essas áreas praticamente quadruplicaram, indo de 804 mil hectares em 1985 para 3,29 milhões de hectares em 2021.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pecuária brasileira tem prejuízos próximos a 70 bilhões

Esses problemas também podem chegar a 20% de diminuição no ganho de peso dos animais, com prejuízos de 20 a 60kg por animal.

Por que é importante comprar touros com avaliação genética?

Ao adquirir um reprodutor, o pecuarista busca um macho que seja fértil e capaz de transmitir genes que contribuam para melhorar os índices zootécnicos da fazenda. Mas como saber se um touro tem potencial melhorador?

A tendência da ordenha robotizada e os benefícios para a propriedade e para os animais

Aumento da produtividade, melhor qualidade do leite e dados registrados são algumas das vantagens do sistema inteligente

Agrobrasília tem forte presença da pecuária

Casale, referência no mercado de misturadores de ração para pecuária na América Latina, é uma das expositoras da primeira edição presencial da AgroBrasília desde o início da pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!