20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 3, 2024
- Publicidade -
InícioAnimaisÁrea irrigada cresce em 2022 e entre os destaques está a pecuária...

Área irrigada cresce em 2022 e entre os destaques está a pecuária de pastagem

Imagem arquivo Valley

Em 2022, o produtor rural passou a investir ainda mais em soluções de irrigação, com foco no aumento de produtividade. Desta forma, o segmento enfrentou um mercado aquecido e com muita demanda, não apenas pelo pivô central como também por tecnologias que o tornam ainda mais eficiente. Dentre as culturas que mais implementaram novas soluções de irrigação, vale destacar os grãos e também a pecuária.

De acordo com Sandro Rodrigues, Gerente Comercial Brasil da Valley Irrigation, empresa líder do setor, o crescimento da área irrigada no país foi expressivo. “A irrigação saiu do patamar em que crescia 150 a 200 mil hectares por ano e agora está crescendo na casa de 400 mil hectares/ano”, explicou. O Presidente da Valmont Brasil para Irrigação, Cristiano Del Nero, ainda destacou que o ano de 2022 foi incrível e que consolidou ainda mais a satisfação do agricultor em relação às soluções de irrigação e seus resultados evidentes.

“Quando citamos todo esse crescimento, estamos mirando em águas superficiais, os rios e lagos por exemplo, porém ainda existem as águas subterrâneas que tornam esse potencial maior. O Brasil normalmente vem crescendo em irrigação nas áreas que já são abertas e em áreas que já tem lavouras implantadas, então é como se estivéssemos construindo a cada dia um segundo andar dentro da fazenda em níveis de produção. Em termos de sustentabilidade também é um negócio fantástico!”, pontua o diretor. 

Hoje, existem cerca de 8 milhões de hectares irrigados no Brasil e com aproximadamente 28 mil pivôs instalados. O Diretor Comercial da Valley, Vinícius Melo, complementa ainda que o grande ponto é o potencial de crescimento.

Em relação às culturas, em 2022, é possível destacar os grãos e a pecuária. Os grãos seguem liderando em termos de crescimento, porém, a irrigação de pastagem ganhou um espaço até então novo.  Aproximadamente 5% das vendas de irrigação da Valley foram destinadas à pecuária, um número expressivo, pois anteriormente esse mercado não representava nem um  por cento (1%) de vendas. 

Conforme o MapBiomas, entre 1985 e 2021, houve um crescimento estrondoso das culturas irrigadas por pivôs, inundação e outros sistemas de irrigação. O mapeamento por imagens de satélite mostrou que essas áreas praticamente quadruplicaram, indo de 804 mil hectares em 1985 para 3,29 milhões de hectares em 2021.

ARTIGOS RELACIONADOS

Períodos úmidos são ideais para mastite ambiental 

Mais importante doença da pecuária leiteira, a mastite tem alto nível de contágio.

Híbridos de milho para silagem da Brevant® Sementes

A Brevant® Sementes, marca da Corteva Agriscience, investe continuamente em pesquisa e inovação para apoiar os agricultores, não só na lavoura, mas na produção de gado leiteiro e de corte.

Nutricorp lança produto para melhorar o desempenho reprodutivo de vacas

O evento leva informações nacionais e internacionais de alto nível para produtores, estudantes e profissionais da pecuária.

Produtor mineiro faz transição entre pecuária e grãos

Área irrigada de mais de 850 hectares e uso de ferramentas de inteligência artificial fazem parte do planejamento tecnológico do grupo agrícola para os próximos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!