20.8 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosTecnologias do PTI-BR apresentadas no Show rural 2023

Tecnologias do PTI-BR apresentadas no Show rural 2023

Soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Parque Tecnológico Itaipu Brasil podem apoiar na implementação de boas práticas ESG no Agronegócio atendendo as demandas globais de mercado.

Presente no Show Rural desde 2019, o Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) mantém sua participação na 35ª edição do evento, realizada entre os dias 06 e 10 de fevereiro, em Cascavel. Desta vez, a instituição apresentou algumas de suas competências na temática ESG que podem impulsionar a implementação de boas práticas ambientais (E), sociais (S) e de governança (G) nas cadeias produtivas do Agro. A programação do PTI contou, ainda, com uma série de palestras de alto nível nos Espaços Impulso e Smart Agro, apresentação de cases e agendas estratégicas com outras instituições e players do setor.

Segundo o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu-Brasil, “o Parque busca com essa participação apresentar aos agricultores e as cooperativas do Agro o que o PTI pode oferecer a eles em termos de ESG, de como tornar o negócio cada vez mais rentável e cada vez mais alinhado com as demandas que o mercado exige.” pontuou.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Anatalicio Risden Junior, esteve presente no estande e destacou a importância dessa abordagem “O PTI tem um papel para a Itaipu de extrema importância no desenvolvimento de pesquisas e soluções, e aqui no Show Rural o Parque traz a temática ESG e todas essas expertises que podem ser aplicadas para esse setor, buscando aproximar cada vez mais o Agro das boas práticas nessa temática” afirmou.

Na ocasião, o diretor-geral participou da aplicação de um diagnóstico rápido de maturidade corporativa ESG, uma pesquisa customizada sob demanda baseada em metodologias validadas com critérios e indicadores internacionais já reconhecidos no mercado. Essa pesquisa está disponível gratuitamente para empresas, gestores e interessados em conhecer seus índices ESG e acessar seus resultados de forma rápida, no estande do PTI no espaço do Show Rural Digital.

Para interação com o público geral, o quiz “Pegada Sustentável”, desenvolvido pelas equipes técnicas do PTI-BR, traz muitas informações sobre comportamentos sustentáveis, abordando a temática de forma leve e descontraída.

Soluções customizadas para desafios ESG no Agronegócio

Com um portfólio amplo de soluções que integram seu ecossistema, o Parque Tecnológico trouxe para o Show Rural 2023 algumas iniciativas em temáticas como: neutralização de carbono, educação socioambiental e sustentabilidade corporativa, edificações inteligentes e sustentáveis, tecnologias habilitadoras 4.0, gestão de resíduos sólidos, gestão ambiental e energias renováveis.

Todos esses temas estão relacionados às principais tendências dos setores empresariais e corporativos e podem gerar oportunidades para empresas, cooperativas, agroindústrias, produtores e outros players, posicionando seus negócios frente à agenda atual de mercado.

Destaque nas principais discussões globais relacionadas às mudanças climáticas, no contexto da neutralização de carbono, o PTI possui uma série de tecnologias que podem auxiliar no mapeamento e compensação de carbono nas operações do Agro. Ainda nesse cenário, o Parque possui mais de uma década de expertise no desenvolvimento de pesquisas e soluções tecnológicas de energia à base de hidrogênio, além de prospectar oportunidades para este mercado. Além de possuir em seu ecossistema, uma Planta Experimental de Hidrogênio Verde, para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à produção, armazenamento e conversão do hidrogênio, em parceria com a Itaipu Binacional e a Eletrobrás.

Também estão sendo apresentadas as competências voltadas para estruturação de arranjos produtivos mais sustentáveis e socialmente responsáveis na gestão de resíduos sólidos, especialmente na articulação e implementação de uma rede de reciclagem com foco na indústrias do Agronegócio no Oeste e entidades de logística reversa.

Altamente demandadas energeticamente, as cadeias produtivas do Agro encontram nas soluções do PTI baseadas em energias renováveis excelentes opções para os desafios de transição energética, geração distribuída, armazenamento de energia, automação e eficiência energética.

Já para apoiar na modernização e atualização do setor, estão sendo apresentadas um conjunto de soluções, as tecnologias habilitadoras 4.0, que podem ser baseadas em Inteligência Artificial, Data Analytics, Internet das Coisas (IoT) e Sistemas integrados. Já para a efetividade na transmissão de dados em aplicações de IoT estão as soluções de redes móveis (4G/5G) e wireless em geral. 

Para finalizar, as estratégias de educação socioambiental e sustentabilidade corporativa voltadas para sensibilização, capacitações e educação ESG, além dos projetos para construções eficientes e de baixo consumo integram o conjunto de iniciativas que o público pode conhecer no estande ou no endereço:  https://www.pti.org.br/showrural-2023. Quer saber mais sobre nossas soluções e seus benefícios para o Agronegócio? Venha conhecer nosso estande na 35° edição do Show Rural, que continua até sexta-feira, dia 10 de fevereiro, no Parque Tecnológico Coopavel, em Cascavel.

ARTIGOS RELACIONADOS

Biobrax – Soluções para biomassa

A Biobrax Soluções Integradas para Biomassa é um negócio familiar, sediada em Cascavel (PR), com conexões globais e inovações econômicas. “A inovadora engenharia de nossas máquinas, dimensionadas conforme a necessidade de cada cliente, simplifica o processo, minimizando os passos e maximizando a confiabilidade, tornando a Biobrax perfeita para a indústria madeireira, agronegócio, metalúrgica e reciclagem”, diz Jefferson Luiz Nogueira Coutinho, diretor comercial da empresa.

Tecnologia ajuda no controle do milho tiguera e da cigarrinha durante a safra de soja 2022/23

As plantas voluntárias de milho podem ser hospedeiras da cigarrinha, considerada uma das principais pragas do cereal nos últimos anos. Uma das formas de controle deste inseto é o manejo do milho tiguera durante a safra de soja.

Viabilidade do cultivo da banana-da-terra em São Paulo

Estudos da APTA visam identificar quais as melhores variedades para serem cultivadas no Estado e se o investimento na cultura é um bom negócio para os agricultoresFrita, cozida, em forma de farinha ou chips, a banana-da-terra, também conhecida como plátano, é consumida principalmente no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País, mas tem conquistado o paladar dos paulistas, que utilizam o produto, inclusive, na alta gastronomia.

Adesão à tecnologia no campo beneficia todos os elos da cadeia

Estudo da consultoria 360 Research & Reports aponta que o mercado global de agricultura digital deve crescer em média 15,9% ao ano até 2026, quando atingirá o valor de US$ 8,33 bilhões (ou R$ 46,6 bilhões).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!