20.6 C
Uberlândia
sábado, abril 27, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesTecnologia ajuda no controle do milho tiguera e da cigarrinha durante a...

Tecnologia ajuda no controle do milho tiguera e da cigarrinha durante a safra de soja 2022/23

Divulgação

O uso de tecnologia digital para o controle de milho tiguera encontrado nas lavouras de soja é uma realidade na safra 2022/23. As plantas voluntárias de milho podem ser hospedeiras da cigarrinha, considerada uma das principais pragas do cereal nos últimos anos. Uma das formas de controle deste inseto é o manejo do milho tiguera durante a safra de soja.

Conhecidas como tigueras, guaxas ou voluntárias, as plantas daninhas que persistem para o cultivo seguinte podem diminuir em até 70% a produtividade das lavouras segundo estudos da Embrapa e ainda contribuem para maior incidência de pragas.

A resistência de plantas daninhas a herbicidas, como o glifosato, torna este manejo ainda mais desafiador para o agricultor. Atualmente, para que o controle seja efetivo é indicado o uso de produtos adequados e a rotação de princípios ativos, planejamento e o uso de ferramentas digitais também são importantes.

Uso de dados e controle eficaz

Jader Bergamasco, agricultor de Primavera do Leste (MT), já teve problemas com milho tiguera, mas nesta safra as plantas guaxas de milho estão controladas. “Monitoramos a lavoura e tomamos todas as precauções. Com os mapas para o controle de plantas daninhas do xarvio® conseguimos manejar as invasoras e economizar insumos como o herbicida, água, uso de maquinário na área, e tempo. Em tempo de custos de produção altos, utilizamos dados reais da minha área para usar o produto certo somente onde é necessário”, comemora Bergamasco.

As soluções digitais contribuem para a tomada da decisão certa, no momento mais adequado para cada cultivo. “São serviços que vêm para facilitar e otimizar o trabalho do agricultor, podendo aumentar a rentabilidade por talhão e apoiar ainda mais nas práticas sustentáveis”, explica Lucas Marcolin, gerente Comercial do xarvio® Digital Farming Solutions.

Mais de 10 milhões de hectares já foram registrados na plataforma de agricultura digital da BASF no Brasil. O uso do mapa de plantas daninhas do xarvio® FIELD MANAGER tem gerado economia média de 62% do uso de insumos e contribui para um manejo mais sustentável.

“Somente na safra 21/22 foram economizados mais de 28 milhões de litros de água através do uso de dados de imagens coletadas por drones, que trazem apontamentos desde a sanidade do cultivo até a quantidade de uso de insumos como herbicidas, por exemplo”, explica Ricardo Arruda, gerente técnico do xarvio® Digital Farming Solutions, marca de agricultura digital da BASF.

Outro momento importante que pode ser realizado o controle com a ajuda da tecnologia digital é o manejo milho tiguera na pós-emergência da soja, sendo que o ideal é o manejo feito o quanto antes. “A eficiência do controle do milho tiguera está diretamente ligada ao estágio da planta voluntária. Por isso, o monitoramento precisa ser uma atividade constante”, pondera Ricardo.

Regulagem das máquinas

Além do controle químico e do uso de mapas digitais de monitoramento de plantas daninhas, como o oferecido pelo xarvio®, o agricultor precisa estar atento a regulagem das máquinas colheitadeiras. Já que a operação de forma errada pode deixar o milho cair no momento da colheita, prejudicando a safra seguinte e permitindo o aparecimento das plantas voluntárias.

Para ter acesso aos mapas baseados em imagens de satélite e mapas de aplicação feitos com imagens de drones, o agricultor deve se cadastrar na plataforma xarvio®FIELD MANAGER na versão mobile para Android e iOs, e também para desktop.

ARTIGOS RELACIONADOS

Controle de plantas alinhado à pecuária sustentável

A Tecnologia XT-S promove maior proteção ao pasto, refletindo na maior produção de carne e leite e, consequentemente, na redução de novas áreas

Produtividade de soja da safra 2020/21

Pelo décimo ano consecutivo a BASF estará presente no Desafio Nacional de Máxima ...

Cana-de-açúcar: Comportamento ambiental de agrotóxicos na tomada de decisão

Evento realizado na Embrapa Agropecuária Oeste reuniu técnicos do setor sucroalcooleiro para conhecer aspectos do comportamento ambiental de agrotóxicos, controle biológico de cigarrinha-da raiz,...

UPL é a principal fornecedora de inseticidas para soja

Portfólio de insumos da UPL representou 22% do valor de mercado na safra de soja 2022/2023 no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!