17.6 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosTecnologias do PTI-BR apresentadas no Show rural 2023

Tecnologias do PTI-BR apresentadas no Show rural 2023

Soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Parque Tecnológico Itaipu Brasil podem apoiar na implementação de boas práticas ESG no Agronegócio atendendo as demandas globais de mercado.

Presente no Show Rural desde 2019, o Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) mantém sua participação na 35ª edição do evento, realizada entre os dias 06 e 10 de fevereiro, em Cascavel. Desta vez, a instituição apresentou algumas de suas competências na temática ESG que podem impulsionar a implementação de boas práticas ambientais (E), sociais (S) e de governança (G) nas cadeias produtivas do Agro. A programação do PTI contou, ainda, com uma série de palestras de alto nível nos Espaços Impulso e Smart Agro, apresentação de cases e agendas estratégicas com outras instituições e players do setor.

Segundo o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu-Brasil, “o Parque busca com essa participação apresentar aos agricultores e as cooperativas do Agro o que o PTI pode oferecer a eles em termos de ESG, de como tornar o negócio cada vez mais rentável e cada vez mais alinhado com as demandas que o mercado exige.” pontuou.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Anatalicio Risden Junior, esteve presente no estande e destacou a importância dessa abordagem “O PTI tem um papel para a Itaipu de extrema importância no desenvolvimento de pesquisas e soluções, e aqui no Show Rural o Parque traz a temática ESG e todas essas expertises que podem ser aplicadas para esse setor, buscando aproximar cada vez mais o Agro das boas práticas nessa temática” afirmou.

Na ocasião, o diretor-geral participou da aplicação de um diagnóstico rápido de maturidade corporativa ESG, uma pesquisa customizada sob demanda baseada em metodologias validadas com critérios e indicadores internacionais já reconhecidos no mercado. Essa pesquisa está disponível gratuitamente para empresas, gestores e interessados em conhecer seus índices ESG e acessar seus resultados de forma rápida, no estande do PTI no espaço do Show Rural Digital.

Para interação com o público geral, o quiz “Pegada Sustentável”, desenvolvido pelas equipes técnicas do PTI-BR, traz muitas informações sobre comportamentos sustentáveis, abordando a temática de forma leve e descontraída.

Soluções customizadas para desafios ESG no Agronegócio

Com um portfólio amplo de soluções que integram seu ecossistema, o Parque Tecnológico trouxe para o Show Rural 2023 algumas iniciativas em temáticas como: neutralização de carbono, educação socioambiental e sustentabilidade corporativa, edificações inteligentes e sustentáveis, tecnologias habilitadoras 4.0, gestão de resíduos sólidos, gestão ambiental e energias renováveis.

Todos esses temas estão relacionados às principais tendências dos setores empresariais e corporativos e podem gerar oportunidades para empresas, cooperativas, agroindústrias, produtores e outros players, posicionando seus negócios frente à agenda atual de mercado.

Destaque nas principais discussões globais relacionadas às mudanças climáticas, no contexto da neutralização de carbono, o PTI possui uma série de tecnologias que podem auxiliar no mapeamento e compensação de carbono nas operações do Agro. Ainda nesse cenário, o Parque possui mais de uma década de expertise no desenvolvimento de pesquisas e soluções tecnológicas de energia à base de hidrogênio, além de prospectar oportunidades para este mercado. Além de possuir em seu ecossistema, uma Planta Experimental de Hidrogênio Verde, para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à produção, armazenamento e conversão do hidrogênio, em parceria com a Itaipu Binacional e a Eletrobrás.

Também estão sendo apresentadas as competências voltadas para estruturação de arranjos produtivos mais sustentáveis e socialmente responsáveis na gestão de resíduos sólidos, especialmente na articulação e implementação de uma rede de reciclagem com foco na indústrias do Agronegócio no Oeste e entidades de logística reversa.

Altamente demandadas energeticamente, as cadeias produtivas do Agro encontram nas soluções do PTI baseadas em energias renováveis excelentes opções para os desafios de transição energética, geração distribuída, armazenamento de energia, automação e eficiência energética.

Já para apoiar na modernização e atualização do setor, estão sendo apresentadas um conjunto de soluções, as tecnologias habilitadoras 4.0, que podem ser baseadas em Inteligência Artificial, Data Analytics, Internet das Coisas (IoT) e Sistemas integrados. Já para a efetividade na transmissão de dados em aplicações de IoT estão as soluções de redes móveis (4G/5G) e wireless em geral. 

Para finalizar, as estratégias de educação socioambiental e sustentabilidade corporativa voltadas para sensibilização, capacitações e educação ESG, além dos projetos para construções eficientes e de baixo consumo integram o conjunto de iniciativas que o público pode conhecer no estande ou no endereço:  https://www.pti.org.br/showrural-2023. Quer saber mais sobre nossas soluções e seus benefícios para o Agronegócio? Venha conhecer nosso estande na 35° edição do Show Rural, que continua até sexta-feira, dia 10 de fevereiro, no Parque Tecnológico Coopavel, em Cascavel.

ARTIGOS RELACIONADOS

LongPing High-Tech apresenta a TEVO, sua nova marca de híbridos, na Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR)

Com quatro híbridos de milho e um de sorgo, a nova marca traz ao mercado sementes de alta performance; Morgan e Forseed também estarão presentes na feira

Coopercitrus Expo 2022 ‘Uma Nova Experiência’, de 25 a 29 de julho

O principal evento do calendário da cooperativa irá proporcionar imersão completa nas principais tecnologias agrícolas, garantindo uma jornada agregadora aos produtores rurais.

‘Não temos partido. Nosso partido é o café’, afirma presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado

O presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, foi uma das grandes personalidades que participaram do primeiro dia da 26ª edição da Fenicafé.

Nova tecnologia para o trigo será apresentada no Show Rural 2020

Evento acontece de 3 a 7 de fevereiro em Cascavel (PR) com o lançamento da primeira cultivar de trigo com a tecnologia Clearfield, tolerante a um grupo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!