21.6 C
Uberlândia
quarta-feira, dezembro 4, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosEnsacamento controla pragas do tomate

Ensacamento controla pragas do tomate

Foto: Tntex

Paula Almeida Nascimento
Engenheira agrônoma e doutora em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
paula.alna@yahoo.com.br

O tomate, Solanum lycopersicum L., pertencente à família botânica Solanaceae, e é comum na mesa dos brasileiros, o que o torna um produto importante economicamente para o País.

É um fruto muito apreciado pelo seu sabor, seja in natura ou processado. Também é uma das hortaliças mais consumidas mundialmente. O Brasil é um grande consumidor e produtor desta hortaliça. Os Estados produtores do tomate são Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

A cultura de tomate é responsável pela geração de vários empregos. As plantações estão localizadas em áreas de agricultura familiar e também de grandes produtores.

Pragas e doenças

O ciclo da cultura é curto e com altos rendimentos, mas é influenciado pela ocorrência de pragas e doenças responsáveis por enormes prejuízos aos agricultores.

Entre as diversas pragas que afetam a cultura do tomate, destaca-se a espécie Neoleucinodes elegantalis (Guenée) (Lepidoptera: Crambidae), conhecida popularmente como broca-pequena.

O inseto é um dos maiores problemas para diversas solanáceas, principalmente para o tomateiro, pois causa danos diretos aos frutos, tornando-os impróprios para comercialização, seja para consumo in natura ou para a indústria.

Estima-se que a perda causada pela praga varie de 50 a 90%, quando não controlada eficientemente.

Outra praga de preocupação constante é a traça-do-tomateiro (Tuta absoluta), originária da América do Sul. Os danos são causados pelas larvas, que formam minas nas folhas. Assim, causam destruição das folhas do tomateiro e tornam imprestáveis os frutos, além de facilitar a contaminação por patógenos.

A traça-do-tomateiro é uma das principais pragas que afeta a cultura do tomate. A maior ocorrência é nos períodos mais secos e os estragos nas lavouras são bastante significativos.

O que fazer?

Os produtores de tomate contam com uma alternativa para o controle da broca- pequena e da traça-do-tomateiro – o uso de sacos de não-tecido (TNT), que protegem contra essas pragas que afetam os frutos do tomateiro durante seu crescimento.

O material utilizado na fabricação dos sacos de TNT é o polipropileno, que tem como característica essencial a baixa absorção e retenção de água. O ensacamento de frutos é uma técnica de manejo mais sustentável das árvores frutíferas e tem aplicação de sucesso nos tomateiros.

O diferencial é que os sacos possuem resistência a intempéries e proteção solar, sendo permeáveis ao oxigênio e à água. Há sacos que são fabricados com o elástico, para facilitar o fechamento e rapidez de instalação. Os sacos de TNT têm 100% de eficiência.

O ensacamento de frutos é uma técnica sustentável utilizada em pomares de frutíferas e está disponível para tomateiros. Os sacos de não-tecido foram desenvolvidos de acordo com as necessidades da planta, protegendo os tomates de ataques de insetos, como a broca-pequena e da traça-do-tomateiro, evitando, ainda, o uso de defensivos químicos, e melhorando a aparência e qualidade dos frutos.

Culturas beneficiadas

Foto: Tntex

Além do tomate, diversas frutíferas são beneficiadas pelo método do ensacamento, como banana, goiaba, pera, ameixa, uva, atemoia, e outras. Há maior proteção dos frutos ao ataque de moscas-das-frutas, gorgulho e besouros.

Também permite que, na colheita os frutos, estes estejam livres de resíduos na casca. Além disso, o ensacamento de frutos melhora o aspecto da fruta, por deixar uma atmosfera controlada, com alto teor de gases, que auxilia na coloração da fruta e na maturação uniforme.

É uma prática que pode ser adotada como alternativa para a redução da utilização de inseticidas sintéticos. O ensacamento pode ser realizado com sacolas de TNT com fundo fechado e deve ser adotado assim que os primeiros frutos atingirem 20 mm de diâmetro.

Se, na lavoura de tomate, for observado que alguns frutos já foram brocados pela praga, eles deve ser eliminados, evitando um possível aumento da infestação da praga no local. Evitar o cultivo de plantas hospedeiras da praga nos arredores do plantio de tomate.

Eficácia

Assim, o ensacamento de frutas é considerado uma prática fitossanitária eficiente. Esse método de controle mecânico é muito difundido e utilizado por produtores orgânicos e exportadores, que possuem consumidores exigentes.

Na produção de frutas in natura, tem sido aumentada a exigência por alimentos com níveis reduzidos, ou mesmo isentos de resíduos químicos. A utilização do saco TNT para proteger frutas não acelera o seu amadurecimento, pois o TNT possui microfuros que permitem a troca de oxigênio normalmente.

ARTIGOS RELACIONADOS

Efeito do silício no aumento de vagens da soja

  Carlos Alexandre Costa Crusciol crusciol@fca.unesp.br Rogério Peres Soratto Departamento de Produção e Melhoramento Vegetal, Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista/UNESP Gustavo Spadotti Amaral Castro Pesquisador da Embrapa...

Fosfitos como fonte de fósforo para a cultura da goiaba

Saullo Monteiro Gomes saullomgomes@gmail.com Mauro Henrique Poczynek mauropoczynek@gmail.com Graduandos em Agronomia - Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) Fabiano Pacentchuk Engenheiro agrônomo, mestre em Produção Vegetal e doutorando em Agronomia...

Nova espécie de maracujá tem potencial ornamental

  O pesquisador Nilton Junqueira, da Embrapa Cerrados, teve o nome eternizado em uma nova espécie de maracujá Passiflora junqueirae. A planta, nativa da flora...

Tomate x Qualidade: uma relação cada vez mais próxima

A crescente busca por mais qualidade, a qual atenda seus gostos, melhore a experiência de consumo e ainda traga uma alimentação mais segura e saudável é comum entre os consumidores da Enza Zaden

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!