19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiNova espécie de maracujá tem potencial ornamental

Nova espécie de maracujá tem potencial ornamental

 

Nova espécie de maracujá - Crédito Embrapa Cerrados
Nova espécie de maracujá. A beleza das flores, que se abrem pela manhã – Crédito Embrapa Cerrados

O pesquisador Nilton Junqueira, da Embrapa Cerrados, teve o nome eternizado em uma nova espécie de maracujá Passiflora junqueirae. A planta, nativa da flora brasileira, foi descrita por Daniela Cristina Imig, professora do Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade), de Curitiba (PR), e pelo seu orientador de mestrado Armando Carlos Cervi, pesquisador do Departamento de Botânica da Universidade Federal do Paraná, a partir de coletas no Parque Nacional do Caparaó, na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo.

“É uma forma de reconhecimento da comunidade científica. Quando sai uma espécie assim, o mundo inteiro fica sabendo, pois é preciso enviar material para diferentes herbários. Isso acaba levando junto o nome da instituição“ diz Junqueira, que é engenheiro agrônomo com mestrado e doutorado em fitopatologia pela Universidade de Viçosa.

A P. junqueirae é uma planta herbácea e trepadeira. As folhas são inteiras, mas trilobuladas. As flores são solitárias e vistosas, com sépalas e pétalas brancas e a corona de filamento em múltiplas séries, que vão da coloração vinho escuro a lilás claro no ápice, bandeados de branco ” a beleza das flores, que se abrem pela manhã, confere à espécie potencial ornamental. Os frutos são do tipo baga, de formato alongado com sementes revestidas por polpa de sabor levemente ácido, mas agradável ao paladar, segundo os pesquisadores.

Um fato que chama a atenção é o tamanho das aristas, que são projeções das sépalas. As aristas do Passiflorajunqueirae medem entre 2 cm a 3,5 cm.

Essa matéria você encontra na edição de março da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Aromaterapia: mercado em ascensão no Brasil

O tamanho do mercado global de óleos essenciais foi estimado em US$ 18,6 bilhões em 2020 e estima-se um crescimento anual de 7,5% de 2020 a 2027, atingindo US$ 33,3 bilhões em 2027.

Cebola híbrida garante oferta o ano todo

Maria Beatriz Pereira da Silva Graduanda em Agronomia pela UFLA e membro do Núcleo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas (GEN) mariabeatriz12@gmail.com Nathalia Campos...

O fósforo otimização do sistema radicular do feijoeiro

AutorMarco Túlio Gonçalves de Paula Engenheiro agrônomo e mestrando em Qualidade Ambiental – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) mtulio.agro@gmail.com Dentre os macronutrientes essenciais para...

Manejo do pepino orgânico

A produção de hortaliças orgânicas tem se destacado como uma das alternativas de renda ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!