20.6 C
Uberlândia
domingo, dezembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosExposoja 2023 mostra inovação dos vírus frente às lagartas

Exposoja 2023 mostra inovação dos vírus frente às lagartas

Maior evento do agronegócio do Piauí terá a presença da companhia líder do mercado de bioinseticidas para lagartas de alta complexidade da sojicultura: Spodoptera frugiperda, Helicoverpa spp, Chrysodeixis includens e a ‘nova’ Rachiplusia nu.

No período de 10 a 13 de maio o agronegócio piauiense realiza sua maior feira tecnológica, a Exposoja, focada no manejo da oleaginosa. O evento ocorre no distrito de Nova Santa Rosa, no município de Uruçuí, deve superar R$ 500 milhões em negócios e receber 20 mil visitantes, segundo informam os organizadores. Serão mais de 100 expositores. Entre as inovações mostradas no local, a companhia AgBiTech destacará uma linha de bioinseticidas específicos para controle de lagartas da soja.

Líder global e local desse segmento, a companhia também leva à Exposoja uma equipe técnica especializada. Anuncia ainda resultados, recentes, considerados altamente relevantes no controle das lagartas S. frugiperda, Helicoverpa spp e C. includens. A AgBiTech distribui no país os biolagarticidas Cartugen® e Armigen®, largamente empregados pelos sojicultores, isoladamente ou associados a inseticidas químicos.

“Os bioinseticidas a base de baculovírus da companhia, trouxeram uma revolução ao manejo integrado de lagartas. Além de eficácia comprovada, essa tecnologia transfere sustentabilidade e relação custo-benefício favorável, ante os investimentos deponta realizados pelo produtor na safra”, resume Pedro Marcellino, diretor de marketing da empresa, de origem australo-americana.

Fortemente voltada à área de pesquisa & desenvolvimento, a AgBiTech atua no País há seis safras. No período 2021-22 manteve-se líder do mercado de biolagarticidas nas culturas de soja, milho e algodão. Sua participação, que era de 42% no ciclo 2020-21, saltou para 49% (share médio). Os dados são do estudo FarmTrak, da consultoria Kynetec.

“Avançamos 30% nas vendas da última safra, dezessete pontos acima do crescimento do mercado de biolagarticidas, de 13%”, ressalta Marcellino. Conforme o executivo, produtores que visitarem a Exposoja conhecerão outras inovações desenvolvidas para o país, entre elas uma tecnologia de última geração com vistas ao controle da lagarta Rachiplusia nu. Para vários especialistas, esta praga tende a ser o mais novo problema dos agricultores em determinadas regiões produtoras de soja. Desde 2002, a AgBiTech fornece produtos consistentes, de alta tecnologia, que ajudam a tornar a agricultura mais rentável e sustentável. A empresa combina experiência a campo com inovação científica. Trabalha com agricultores, consultores e pesquisadores e desenvolve soluções altamente eficazes para manejo de pragas agrícolas. Controlada pelo fundo de Private Equity Paine Schwartz Partners (PSP), a AgBiTech fabrica toda a sua linha de produtos na mais moderna unidade produtora de baculovírus do mundo, em Dallas (Texas, EUA).  www.agbitech.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

BASF avança em soluções integradas para a agricultura

Expansão das inovações para um manejo mais eficiente das lavouras, reforçando a excelência em proteção de cultivos, biotecnologia e interpretação de dados.

Mais umidade para o solo e benefícios para a cana

Um dos maiores desafios do cultivo de cana-de-açúcar é aumentar a produtividade. A matéria orgânica é considerada um condicionador de solo, exercendo papel-chave em vários processos que ocorrem no solo, como formação da estrutura dos solos, atividade biológica e, ainda, tem uma relação direta com a qualidade do solo.

Tecnologias impulsionam práticas ESG no agronegócio brasileiro

Ganho de produtividade, redução do impacto ambiental e compliance estimulam empresas do setor e produtores rurais a investirem em soluções inovadoras atreladas a práticas sustentáveis

Ataques de lagartas se espalham, impulsionam inseticidas e expõem resistência de pragas

Em face da resistência de pragas a inseticidas químicos e às biotecnologias, especialistas recomendam inserir biológicos como os baculovírus no manejo, visando a obter melhor eficácia de controle e relação custo-benefício favorável

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!