22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioTecnologiaBASF avança em soluções integradas para a agricultura

BASF avança em soluções integradas para a agricultura

Expansão das inovações para um manejo mais eficiente das lavouras, reforçando a excelência em proteção de cultivos, biotecnologia e interpretação de dados.

Divulgação

A BASF apresenta seus últimos avanços em seu pipeline de inovação de proteção de cultivos, sementes, eventos biotecnológicos e ferramentas digitais. O foco da BASF é oferecer soluções que atendam às necessidades dos agricultores para ajudá-los a gerenciar as pressões de pragas, doenças e plantas daninhas nos sistemas de cultivos específicos de cada região, além dos desafios climáticos e as demandas dos consumidores.

Alinhada à estratégia de negócio anunciada em 2019, a empresa tem direcionado as suas inovações para melhorar a produtividade e qualidade dos principais cultivos no mundo, como soja nas Américas, frutas e vegetais na Europa e arroz na Ásia-Pacífico. O valor do pipeline de inovação da BASF permanece forte, com um pico potencial de vendas estimado em mais de € 7,5 bilhões com soluções que serão apresentadas ao mercado nos próximos dez anos.

“O nosso objetivo é sermos cada vez mais uma empresa de soluções integradas e expandirmos as opções que podemos oferecer aos agricultores. É por isso que continuamos a investir fortemente em pesquisa e desenvolvimento com € 944 milhões investidos em 2022. Os agricultores podem continuar confiando na BASF no desenvolvimento e co-criação de novos ingredientes ativos, formulações inovadoras, eventos biotecnológicos para agregar mais valor na produção agrícola, tanto econômica quanto ambientalmente”, afirma Livio Tedeschi, presidente global da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.

“Nosso pipeline demonstra que não só estamos fortalecendo a nossa experiência em química e ciências ambientais, mas também combinando-a com o conhecimento em biotecnologia e dados para futuras inovações”, diz Peter Eckes, presidente global de P&D e Regulatório da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF. “O pipeline da BASF para o controle de plantas daninhas é um excelente exemplo de como nossa abordagem multidisciplinar desenvolve soluções que equilibram as necessidades dos agricultores, da sociedade e do meio ambiente, afirma Eckes.”

Inovação na América Latina

A BASF está desenvolvendo e integrando inovações em sementes, proteção de cultivos e soluções digitais, adaptadas às necessidades dos agricultores na América Latina.

Um dos grandes lançamentos recentes é o fungicida Belyan® no Brasil. A solução conta com o ingrediente ativo Revysol®, que é um produto do grupo químico do triazóis, com modo de ação totalmente novo e exclusivo. O fungicida é uma importante ferramenta para o manejo da resistência em culturas estratégicas, como soja e algodão, e está disponível para os cotonicultores brasileiros desde a safra passada e para os sojicultores a partir da próxima safra.

As soluções à base do ingrediente ativo Revysol® também estão presentes em outros importantes países da América Latina e tem auxiliado agricultores a terem um manejo mais eficiente e com maior produtividade. Nos próximos anos, novas soluções à base de Revysol devem complementar o manejo de doenças em cultivos na região. 

Para enriquecer um dos portfólios de herbicidas mais amplos do setor, a BASF fará o lançamento ao mercado argentino ainda em 2023 do Tirexor®,herbicida de uma nova classe de inibidores de PPO (protoporfirinogênio oxidase) específico para controlar plantas daninhas de folhas largas, bem como uma ampla variedade de gramíneas. A solução já está disponível no Canadá e Austrália, e nos próximos anos também será lançada em diversos países da América Latina. 

A BASF trabalha no desenvolvimento de eventos biotecnológicos para culturas-chave, como soja e algodão, que vão contribuir para o legado dos agricultores. No pipeline em desenvolvimento para a soja destaque para os eventos biotecnológicos que oferecem resistência a nematoides – praga que gera até 30% de perda na colheita –, resistência a ferrugem asiática e lagartas, além de tolerância a herbicidas de diferentes modos de ação. A novidade deve chegar aos mercados do Brasil e Paraguai no início da década de 2030.

Já na cultura do algodão, os esforços da companhia estarão concentrados na plataforma GLITP – que inclui variedades com tolerância aos herbicidas Isoxaflutole, Glufosinato e Glifosato – em associação às proteínas de BT, que controlarão as pragas mais relevantes do cultivo. A previsão do pré-lançamento comercial da plataforma no Brasil é em 2024.

Na área de soluções digitais, a BASF mantém o foco de investimentos em soluções que auxiliam os agricultores da América Latina no uso mais eficiente de recursos e na melhor tomada de decisão.

Para controlar plantas daninhas com precisão, a Bosch BASF Smart Farming – Joint Venture criada entre BASF e Bosch – desenvolveu a Solução de Pulverização Inteligente, que combina a plataforma digital de inteligência agronômica do xarvio® e a tecnologia de hardware e conectividade da Bosch. A solução permite a identificação de plantas daninhas e a pulverização seletiva em tempo real, em pré e pós-emergência das culturas.

A primeira parceria firmada na América Latina para comercializar a Solução de Pulverização Inteligente foi com a fabricante de máquinas agrícola Stara. Na safra 2022/2023, a solução foi testada em mais de 1800 hectares de diferentes regiões do Brasil, nas culturas de soja, milho e algodão. Com um manejo mais inteligente feito através de aplicação localizada, é possível reduzir o uso de herbicida em até 70%, dependendo das condições de campo e da pressão de infestação das plantas daninhas – permitindo estratégias mais robustas para reduzir o risco de resistência a herbicidas, pulverizando apenas onde necessário.  Novas parcerias comerciais estão sendo firmadas e testes de campo sendo desenvolvidos, no Brasil, na América do Norte e na Europa, com o objetivo de lançamentos comerciais dentro da safra 2023/2024.

Além disso, a plataforma xarvio® FIELD MANAGER lançará para o mercado brasileiro uma solução para recomendação do momento correto para aplicação de fungicidas. A ferramenta usa uma lógica agronômica que analisa clima, data de plantio, variedade semeada na área, estádio fenológico que a cultura está e suscetibilidade/tolerância dos híbridos a doenças. Com todas estas variáveis, através de um modelo matemático próprio, é possível recomendar uma aplicação de fungicida no melhor momento, favorecendo uma maior eficiência do produto aplicado, trazendo maior retorno financeiro e sustentabilidade do produto e do ambiente. Além disso, possibilita que os agricultores monitorem, em tempo real, diversos fatores que contribuem para a tomada de decisão no momento correto, de forma simples. O lançamento ocorrerá ainda no primeiro semestre de 2023 para a cultura do milho.

Inovação é fundamental para a longevidade da agricultura

Para Eduardo Burck de Sousa Costa, produtor de soja e vencedor da categoria ‘Nacional Irrigado’ no Desafio de Produtividade de Soja do CESB Safra 21/22 as empresas como a BASF têm um papel fundamental no desenvolvimento de Soluções para Agricultura. “Temos que inovar e melhorar nossa produção e nossos cultivos. Por isso, os agricultores estão sempre em busca dessas novas tecnologias para auxiliar no dia a dia da lavoura. Eu não tenho dúvidas que sem soluções de manejo, não estaríamos no patamar de produtividade que estamos hoje no Brasil”, afirma.

Para o vice-presidente sênior da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina, Sergi Vizoso-Sansano, inovação é a base da indústria e parte fundamental da oferta de valor da BASF. Ele destaca que até 2030, na América Latina, a BASF terá cerca de 150 lançamentos de soluções para proteção de cultivos, eventos biotecnológicos e ferramentas digitais, além das variedades de sementes de soja, algodão, arroz e frutas e vegetais. “A BASF visa proporcionar uma experiência cada vez melhor aos clientes, com uma visão completa dos cultivos, unindo eficiência e sustentabilidade. Nosso trabalho tem foco em oferecer aos agricultores de todo o mundo maior produtividade, reduzindo os impactos sobre os recursos naturais”, conclui.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tecnologia e inovação para nutrir o mundo

O acesso ao alimento é um direito fundamental do ser humano. Infelizmente, os números da fome ..

American Vanguard adquire a Agrinos

A American Vanguard Corporation (NYSE: AVD), anunciou hoje que sua principal subsidiária AMVAC Chemical A Corporation adquiriu o grupo de empresas Agrinos, uma empresa privada líder em tecnologia de insumos biológicos para lavouras.

BASF apresenta novidades para as culturas de soja e algodão na Tecnoshow COMIGO

Fungicida multicultura para os cultivos de soja e algodão é lançamento da empresa na feira.

Tecnologias contribuem para mais 620 SC/HA de milho em campeonato americano

Ultrapassando a marca dos 600 bushels/acre (627,6 sc/ha), David Hula, o recordista ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!