20.6 C
Uberlândia
sábado, maio 18, 2024
- Publicidade -
InícioMercadoÍndice de Compra de Fertilizante continua favorável ao agricultor

Índice de Compra de Fertilizante continua favorável ao agricultor

O cenário é o mais favorável dos últimos 22 meses para o produtor rural, já que quanto menor o indicador, melhor é a relação de troca – e revela boa rentabilidade para o produtor rural.

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de abril fechou em 0,96, ante 0,97 de março. O cenário é o mais favorável dos últimos 22 meses para o produtor rural, já que quanto menor o indicador, melhor é a relação de troca – e revela boa rentabilidade para o produtor rural.

Seguindo os meses anteriores, o fertilizante foi o fator que mais impactou na composição do índice, com queda média de aproximadamente 7%, liderada pelo superfosfato simples e seguida pelo fosfato monoamônico, cloreto de potássio e ureia. A correção no preço dos fertilizantes resume-se em função de uma postergação da safra nos hemisférios Norte e Sul.

As commodities, por sua vez, registraram aumento médio de 1,7% em relação a março, refletindo a apreensão do mercado sobre a produção de açúcar no cenário mundial. Países como China, Tailândia, Índia e Europa enfrentaram problemas de produção desta commoditie, enquanto o Brasil aguarda a evolução da safra.

Por outro lado, com o reflexo da entrada da safra recorde de soja brasileira, as boas perspectivas da safrinha brasileira e o início do plantio de soja e milho nos Estados Unidos, provocou o crescimento da oferta de muitos produtos no mercado.

A atenção do agronegócio segue voltada para a safra brasileira de grãos. Com a proximidade do período de plantio no mercado nacional, a preocupação se volta para a concentração logística no abastecimento, desde portos, plantas fabris até o usuário final.

Entendendo o IPCF

O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. A metodologia consiste na comparação em relação à base de 2017, indicando que quanto menor a relação mais favorável o índice e melhor relação de troca. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

Metodologia

* A fonte para o cálculo dos preços dos fertilizantes no porto brasileiro é a CRU, empresa de consultoria internacional. Já os preços das commodities são apurados pela média do mercado brasileiro, em dólar, calculados com base nas publicações feitas pela Agência Estado e CEPEA.

**O índice de preços de fertilizantes inclui os valores de MAP, SSP, Urea e KCL ponderados pelas participações respectivas de seu uso no país. Já o das commodities inclui soja, milho, açúcar, etanol e algodão, ponderado pelo consumo de fertilizantes.

***O índice é também ponderado pelo câmbio, considerado 70% dos fertilizantes (custo) e 85% das commodities (receita).

****Culturas analisadas: soja, milho, açúcar, etanol (cana-de-açúcar) e algodão.

*****Dados referentes a abril/2023.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fertilizantes especiais proporciona melhor desempenho no milho

Os fertilizantes especiais são adubos com formulações diferenciadas, desenvolvidos para atender às necessidades específicas da produção de uma determinada cultura, e têm demonstrado ótimos desempenhos no milho.

Pó de rocha: Controle cultural de pragas e doenças nas lavouras

Também conhecido como pó de rocha por agricultores e agrônomos, o remineralizador FMX (Fino de Micaxisto) é utilizado como fonte de potássio, mas por ser uma rocha silicática e ter altos teores de silício, também é usada como ferramenta no controle cultural de pragas e doenças na lavoura.

Nova tecnologia facilita comércio de fertilizantes e químicos

A crise de energia que atingiu os principais países produtores e exportadores de fertilizantes ...

Trigo se torna uma opção vantajosa nas propriedades pecuárias

Cada vez mais o trigo se consolida nas propriedades pecuárias pelo seu leque de vantagens para a ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!