19.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasEnergia solar fotovoltaica ultrapassa 30 GW de potência instalada no Brasil

Energia solar fotovoltaica ultrapassa 30 GW de potência instalada no Brasil

Incentivos, economia e retorno como investimento são fatores que têm tornado a fonte cada vez mais atrativa segundo empresário do setor.

Divulgação

O Brasil alcançou, no final de maio, a marca de 30,4 gigawatts (GW) de capacidade instalada de energia solar fotovoltaica. São mais de 1,9 milhões de sistemas conectados à rede e as perspectivas são de mais crescimento, já que este é um dos países mais privilegiados do mundo quando o assunto é incidência de luz solar. Desde o ano passado, essa fonte de energia tem acumulado números significativos. 

A atualização dos dados é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). De acordo com o mapeamento da associação, a tecnologia que transforma a luz solar em energia elétrica está presente em 5.527 municípios brasileiros, sendo que São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná lideram a lista de estados com mais capacidade de geração solar. 

A geração distribuída continua sendo a modalidade mais consumida e representa 21 GW do total da solar fotovoltaica – tendo crescido 110% em um ano. O que significa que só as pequenas instalações em residências, comércios e propriedades rurais, por exemplo, já produzem, juntas, mais energia do que a famosa usina de Itaipu, que conta com capacidade de 14 GW, atualmente. 

Thomas Knoch, CEO da Solar Vale – companhia catarinense que apostou na oferta de soluções fotovoltaicas há cerca de seis anos e hoje forma o Grupo SV, agregando outras empresas do ramo – acompanhou de perto o boom da energia solar nos últimos anos. Para ele, é uma tendência que já vinha se desenhando há algum tempo, dada a iminência do maior incentivo às fontes limpas e renováveis, e que deve permanecer em expansão. 

“A energia solar é a que mais cresce no mundo, impulsionada pela urgência pela transição energética para as fontes renováveis e pelo seu potencial social que vai ser cada vez mais explorado pelos governos. Além, é claro, do  impacto positivo que gera na economia de várias maneiras, seja na geração de empregos, na própria economia na conta de luz, e cada vez mais como um modelo de investimento um diferencial de mercado”, comenta o empresário. 

Desde o início do ano, a energia solar fotovoltaica cresceu cerca de 20%, conforme os dados da associação que mapeia o setor no Brasil. Também em 2023, ultrapassou a fonte eólica e se tornou a segunda mais representativa da matriz elétrica brasileira. O governo brasileiro, a exemplo de outros países, têm investido cada vez mais nas fontes renováveis e na diversificação das fontes. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Sistema de secagem deve manter a qualidade do café colhido

Juarez de Sousa e Silva Professor voluntário da UFV e bolsista da Embrapa Café juarez@ufv.br Douglas Gonzaga Vitor Engenheiro agrônomo e bolsista da Epamig/Embrapa Café douglas.vitor@ufv.br Para a manutenção de...

Rastreabilidade diferencia do abacaxi

De acordo com os dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e ...

Mercado das hortaliças

O Agro em Debate, iniciativa idealizada e realizada pela Agrivalle, reunirá ao longo dos próximos ...

Superadensamento no cafeeiro: Justifica?

Durante muito tempo foi discutido entre os cafeicultores qual era o manejo mais vantajoso - com espaçamentos maiores entre plantas e entrelinhas (plantios menos densos) ou os espaçamentos menores (plantios adensados ou superadensados).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!