20.6 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 21, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesCrescimento do turismo rural impulsiona economias locais

Crescimento do turismo rural impulsiona economias locais

O crescimento do turismo rural está impulsionando as economias locais e promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.

Estimulado pela pandemia de Covid-19, o turismo interno está em alta no Brasil. Entre os diversos destinos que um país continental como o nosso apresenta, lugares onde as pessoas possam entrar em contato com a natureza e vivenciar experiências como colheita de frutas e verduras, ordenha de animais e passeios por trilhas, têm atraído um público cada vez maior. É o chamado turismo rural.
 

Importante atividade econômica e cultural, a prática tem impulsionado a economia das regiões rurais de Norte a Sul do país, gerando emprego e renda para as comunidades locais. E, de acordo com projeção da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), essa prática deve registrar um crescimento de aproximadamente 50% em 2023.


Em São Paulo, a cidade de Jundiaí (15ª maior economia do país, de acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) tem se destacado cada vez mais como principal destino para o turismo rural – recentemente, por voto popular, venceu pela terceira vez nessa categoria o Prêmio Top Destinos Turísticos, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e SKAL Internacional São Paulo, e apoiado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado.


“O turismo rural de Jundiaí representa 70% do nosso fluxo turístico, sendo um importante impulsionador de renda e empregos para nossa cidade”, diz o prefeito Luiz Fernando Machado. De acordo com o chefe do executivo, o crescimento desta atividade nos últimos 10 anos foi de 166%. “Assim como o número de visitantes, o de novos estabelecimentos subiu na mesma velocidade. Dos 30 espaços dedicados ao turismo rural em 2013, a cidade conta com mais de 80 neste ano”, informa.


Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, em 2022, aponta que as principais motivações para quem faz turismo rural são o contato com a natureza (72%); apreciar o ambiente rural (42%) e conexão com a família (36%). Já entre as atividades mais buscadas, o interesse é maior por comida caseira (76%), contemplação da natureza (75%); atividades em família (68%); trilhas (64%); espaços de relaxamento (57%); aprender algo novo (56%) e contato com os animais (51%).

ARTIGOS RELACIONADOS

Cresce produção brasileira de alho

A produção brasileira de alho registra crescimento significativo nos últimos anos.

Incidência de percevejos cresce 20%

Área tratada com defensivos aumentou 13% no mesmo período

Crescimento da aviação em Goiás

Goiás já é o 3º polo do país em manutenção de aeronaves e esse crescimento pode pode fazer a economia goiana voar mais alto.

Agronegócio impulsiona crescimento do PIB brasileiro

Compreenda como a relação entre o setor e o Produto Interno Bruto dita grande parte do crescimento econômico do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!