28.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesEngenheiros Florestais celebram o seu dia com desafios diários

Engenheiros Florestais celebram o seu dia com desafios diários

Profissão tornou-se imprescindível nos esforços para preservação do meio-ambiente e sustentabilidade

Responsáveis não somente pelo manejo sustentável das florestas, mas também pelo planejamento ambiental e pela recuperação de áreas degradadas, os engenheiros florestais têm como foco estudar, gerenciar e conservar os recursos naturais que temos. A profissão é comemorada no dia 12 de julho, em homenagem a São João Gualberto, considerado o santo protetor das florestas.

Com constantes desafios, essa área vem ganhando força e importância e as empresas vêm adotando a prática ESG – que abrange a governança ambiental, social e corporativa – como parâmetro de sustentabilidade, tendo a engenharia florestal um importante papel para esta nova realidade.

Créditos: Divulgação

A função do engenheiro florestal é essencial na preservação dos recursos naturais, pois ele garante, por meio do manejo sustentável das florestas, a conservação da biodiversidade, a recuperação de áreas degradadas, além do planejamento e da gestão ambiental. Também promove o equilíbrio entre a exploração dos recursos naturais e a conservação dos ecossistemas.

Isso inclui a conservação da biodiversidade, a inclusão das comunidades locais e o cumprimento de normas e regulamentações. As métricas ESG são fundamentais para avaliar a sustentabilidade dessas práticas, considerando o equilíbrio entre o ser humano e a natureza, garantindo um futuro sustentável para as florestas e a sociedade como um todo.

Segundo o Dr. Caio Augusto Magalhães, coordenador do curso de pós-graduação em engenharia florestal da Unyleya, os especialistas da área têm diversas oportunidades de carreira, como trabalhar em órgãos governamentais, institutos de pesquisa, ONGs, indústria de papel e celulose, consultorias, entre outros setores relacionados ao manejo e à conservação de recursos florestais.

O curso proporciona uma formação direcionada e aprofundada, permitindo que os profissionais se destaquem no mercado de trabalho. Além disso, possibilita conhecimentos avançados em disciplinas específicas como silvicultura, gestão ambiental e legislação, preparando o aluno para enfrentar os complexos desafios da área.

Durante a especialização em engenharia florestal da Unyleya, os estudantes desenvolvem competências técnicas em análise de ecossistemas florestais, planejamento e execução de projetos de manejo sustentável, conhecimentos em geotecnologias, gestão de projetos florestais e domínio da legislação e licenciamento ambiental.

Com disciplinas variadas e abrangentes – que vão desde desenvolvimento profissional, supressão de vegetação nativa, até produção florestal madeireiro e não-madeireiro, a especialização é 100% EAD e tem carga horária de 360 horas.

Saiba mais sobre os cursos de pós-graduação da Unyleya em: https://unyleya.edu.br/

ARTIGOS RELACIONADOS

Sustentabilidade e eficiência é tendência

Enquanto práticas sustentáveis são cada vez mais necessárias, os lubrificantes Mobil™ oferecem opções para otimizar as operações.

Grupo Rovensa lança a Rovensa Next

• Dez empresas do Grupo Rovensa, especializadas em uma gama holística de biosoluções, formarão a nova unidade de negócios global: Agrichembio, Agrotecnología, Idai Nature, Microquimica, MIP Agro, OGT, Oro Agri, Rodel, SDP e Tradecorp, com 16 plantas de produção em todo o mundo e vendas em mais de 80 países.

FGV promoveu debate sobre a COP28

O webinar discutia avanços e desafios e recebeu o nome: “Desafios e Avanços da COP28 - As discussões dos bastidores em Dubai”.

Desafios para alcançar uniformidade nos cortes no inverno

Cássio Oura, consultor, fala um pouco sobre os Desafios e as soluções para alcançar uniformidade nos cortes no inverno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!