24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasTMG lança cultivares de algodão para região Centro-Oeste e Bahia

TMG lança cultivares de algodão para região Centro-Oeste e Bahia

Lançamentos ocorreram durante eventos realizados em Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste e Luís Eduardo Magalhães; em 2023, a empresa já realizou 76 horas de treinamento a 258 cotonicultores responsáveis por uma área de 374.242 hectares de algodão

A TMG – Tropical Melhoramento & Genética – empresa brasileira de soluções genéticas para algodão, soja e milho, que busca trazer inovação ao campo, anunciou entre meados de junho e o início de julho o lançamento de cultivares de algodão para atender as demandas de produtores do Centro-Oeste do país e do estado da Bahia por variedades com características como alto teto produtivo e qualidade de fibra superior.

Créditos: Divulgação

Os lançamentos ocorreram em três eventos do programa “Mais Performance” – criado pela companhia em 2018 para reforçar o relacionamento com toda a cadeia produtiva de algodão –, entre os dias 13 e 14 de junho, nas cidades de Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste (MT), e no dia 4 de julho, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Durante os encontros, que reuniram licenciados, consultores, parceiros e cotonicultores, a empresa realizou apresentações sobre seu catálogo de cultivares para a safra 2023/24, permitindo que os participantes conhecessem as novidades e tecnologias desenvolvidas para aprimorar a qualidade da fibra de algodão.
 

De acordo com Vagner Grade, consultor de desenvolvimento de produto na TMG, a empresa está em constante contato com o produtor para entender suas demandas e desenvolver as soluções genéticas. Para a região Centro-Oeste, a companhia apresentou cinco novas variedades, todas com alta qualidade de fibra e desenvolvidas com as tecnologias mais modernas do mercado. “Com isso, completamos o portfólio para atender a todas as necessidades dos cotonicultores da região”, conta o especialista, que reforça que “havia uma demanda por cultivares com tolerância a ramulária e resistência ao nematoide de galha”.
 

Na Bahia, foram lançadas cultivares com alto potencial produtivo, ótimo rendimento de​ fibra e facilidade no controle da soqueira, além de variedades que podem ser utilizadas como opção para refúgio, tolerância a ramulária, resistência ao nematoide de galha e bom arranque inicial.
 

Grade destaca ainda que a TMG é uma empresa multiplataforma, sendo a única do país a contar com um banco de germoplasma premium, e que oferece cultivares com todas as biotecnologias do mercado. “A TMG trabalha com foco nas necessidades dos produtores, desenvolvendo soluções que atendam as demandas por tecnologia e atributos genético das cultivares, que contribuem para aumentar cada vez mais o potencial produtivo de forma sustentável, oferecendo inovação a serviço do campo”, reforça.
 

Programa Mais Performance Algodão orienta produtores sobre manejo
 

O programa Mais Performance Algodão teve início no começo de 2018, quando a empresa começou a convidar especialistas em manejo e outros temas ligados à lavoura para capacitar produtores e parceiros comerciais, com o intuito de aprimorar o trabalho e estimular resultados robustos, sustentabilidade e viabilidade econômica das lavouras de algodão. Durante o ano de 2023, foram realizadas 76 horas de treinamento a 258 cotonicultores dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia, responsáveis por uma área de 374.242 hectares de algodão.

ARTIGOS RELACIONADOS

Altas temperaturas preocupam safra e encurtam janela

Agromove avalia impactos do El Niño nas principais áreas produtoras do Brasil.

Cultivo bem-sucedido de batata-doce

O cultivo de batata-doce é sempre positivo, tanto para crescimento de área, produção quanto rentabilidade, pois cada dia mais a busca desse alimento só aumenta.

Minas chega a agosto com 74% do algodão colhido

De acordo com os dados do setor Amipa Georreferenciamento e Dados da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa), Minas Gerais chega ao final de agosto com 74% do algodão colhido em área total de plantio de 36.577 hectares na safra 2019/20.

Extensão de produtos no agronegócio faz bem para o meio ambiente e para o bolso do agricultor

  A extensão de uso de defensivos na agricultura nacional não é um processo simples. Estabelecer diretrizes e exigências para o registro de aplicação dos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!