25.6 C
Uberlândia
quarta-feira, dezembro 11, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisTCP registra 52% de aumento na exportação de carne bovina

TCP registra 52% de aumento na exportação de carne bovina

Suspensão do embargo chinês e a conquista de novas habilitações de exportação pelos frigoríficos brasileiros devem impulsionar o mercado no segundo semestre.

Nos primeiros cinco meses de 2023, o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) movimentou 6.915 contêineres de carne bovina congelada. O número corresponde a um aumento de 52% na exportação deste tipo de proteína pelo terminal, em comparação ao período homólogo.

Dados do sistema de estatísticas Comex Stat apontam que 50% da carne bovina exportada pela TCP tem como destino a China, o que representa 93.655 toneladas do produto. A previsão é de crescimento no volume de exportações, graças a suspensão do embargo chinês à carne bovina brasileira, além da conquista de novas habilitações de diversos frigoríficos brasileiros para exportarem para a China. Para receber a certificação, o frigorífico deve seguir rigorosos quesitos de segurança e qualidade, que devem ser assegurados em toda a cadeia de produção.

Além do número maior de plantas aprovadas, o crescimento na exportação de carne permanece constante no terminal. Para suprir esta demanda de mercado, a TCP investiu na ampliação da área refeer, local onde são energizados os contêineres com controle de temperatura. O gerente comercial, de logística e de atendimento ao cliente da TCP, Giovanni Guidolim, explica que “até o final de 2023, o número de tomadas do pátio passará de 3.572 para 5.126, um aumento de 43% na capacidade de armazenamento. Também construímos uma subestação de energia para sustentar a expansão”, explica Guidolim.

Outra vantagem do terminal é a flexibilidade para receber antecipadamente o embarque de volumes reefer para exportação. O gerente comercial exemplifica que “o estado mais beneficiado com a medida foi o Mato Grosso, maior produtor de carne bovina para exportação pela TCP, representando 35% do total”.

Excelência na exportação de proteína animal

A carne congelada, principal commodity de exportação do Terminal de Contêineres de Paranaguá, movimentou mais de US$ 2,23 bilhões no primeiro quadrimestre de 2023. Os dados do Comex Stat revelam um crescimento de 44% em comparação ao mesmo período do ano passado.

No mesmo intervalo comparativo, o terminal movimentou 38.235 contêineres carregados com proteína animal, número 28% maior que o registrado em 2022. Deste total, a carne de frango corresponde a 80% da carga movimentada, sendo a TCP o maior corredor de exportação desse tipo de proteína no mundo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Brasil detém 35% do mercado mundial de carne de frango

Expomeat 2023 apresenta novidades e tendências para cuidados sanitários e sustentáveis do estado de conservação ideal da carne.

Mosca-branca deve aumentar nessa safra

A expectativa é desafiadora: a população de mosca-branca deve aumentar nesta safra, exigindo estratégias inovadoras para proteger as lavouras.

Brasil tem selo de carbono neutro para carne

O Brasil é o primeiro país a ter um selo de Carne Carbono Neutro (CCN).

Média de exportações de carne de frango indica resultado positivo para 2024

Volume médio embarcado neste ano segue em patamares acima dos registrados em 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!