27.6 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 22, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasTMG lança cultivares de algodão para região Centro-Oeste e Bahia

TMG lança cultivares de algodão para região Centro-Oeste e Bahia

Lançamentos ocorreram durante eventos realizados em Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste e Luís Eduardo Magalhães; em 2023, a empresa já realizou 76 horas de treinamento a 258 cotonicultores responsáveis por uma área de 374.242 hectares de algodão

A TMG – Tropical Melhoramento & Genética – empresa brasileira de soluções genéticas para algodão, soja e milho, que busca trazer inovação ao campo, anunciou entre meados de junho e o início de julho o lançamento de cultivares de algodão para atender as demandas de produtores do Centro-Oeste do país e do estado da Bahia por variedades com características como alto teto produtivo e qualidade de fibra superior.

Créditos: Divulgação

Os lançamentos ocorreram em três eventos do programa “Mais Performance” – criado pela companhia em 2018 para reforçar o relacionamento com toda a cadeia produtiva de algodão –, entre os dias 13 e 14 de junho, nas cidades de Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste (MT), e no dia 4 de julho, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Durante os encontros, que reuniram licenciados, consultores, parceiros e cotonicultores, a empresa realizou apresentações sobre seu catálogo de cultivares para a safra 2023/24, permitindo que os participantes conhecessem as novidades e tecnologias desenvolvidas para aprimorar a qualidade da fibra de algodão.
 

De acordo com Vagner Grade, consultor de desenvolvimento de produto na TMG, a empresa está em constante contato com o produtor para entender suas demandas e desenvolver as soluções genéticas. Para a região Centro-Oeste, a companhia apresentou cinco novas variedades, todas com alta qualidade de fibra e desenvolvidas com as tecnologias mais modernas do mercado. “Com isso, completamos o portfólio para atender a todas as necessidades dos cotonicultores da região”, conta o especialista, que reforça que “havia uma demanda por cultivares com tolerância a ramulária e resistência ao nematoide de galha”.
 

Na Bahia, foram lançadas cultivares com alto potencial produtivo, ótimo rendimento de​ fibra e facilidade no controle da soqueira, além de variedades que podem ser utilizadas como opção para refúgio, tolerância a ramulária, resistência ao nematoide de galha e bom arranque inicial.
 

Grade destaca ainda que a TMG é uma empresa multiplataforma, sendo a única do país a contar com um banco de germoplasma premium, e que oferece cultivares com todas as biotecnologias do mercado. “A TMG trabalha com foco nas necessidades dos produtores, desenvolvendo soluções que atendam as demandas por tecnologia e atributos genético das cultivares, que contribuem para aumentar cada vez mais o potencial produtivo de forma sustentável, oferecendo inovação a serviço do campo”, reforça.
 

Programa Mais Performance Algodão orienta produtores sobre manejo
 

O programa Mais Performance Algodão teve início no começo de 2018, quando a empresa começou a convidar especialistas em manejo e outros temas ligados à lavoura para capacitar produtores e parceiros comerciais, com o intuito de aprimorar o trabalho e estimular resultados robustos, sustentabilidade e viabilidade econômica das lavouras de algodão. Durante o ano de 2023, foram realizadas 76 horas de treinamento a 258 cotonicultores dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia, responsáveis por uma área de 374.242 hectares de algodão.

ARTIGOS RELACIONADOS

Biológicos: Evolução no controle de doenças e pragas

Um método de controle que tem expandido na agricultura é o biológico com uso de macrorganismos (MAcs). A biofábrica da Amipa trabalha com predadores e parasitoides e atende as culturas do algodão, soja, milho, feijão, ervilha, tomate e café

Cotton Wrap: nova opção no mercado

Neste momento de colheita, aparece a mais recente opção no mercado que é o Cotton Wrap.

Alerta geral para a mosca-branca

Edison Ryoiti Sujii Engenheiro agrônomo, doutor em Ecologia, PhD e pesquisador na área de Controle Biológico da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen) edison.sujii@embrapa.br Pedro H. B....

Manejo de requeima e míldio nos cultivos do Brasil

José Otavio Menten Engenheiro agrônomo, presidente do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), mestre e doutor em Agronomia, pós-doutor em Manejo de Pragas e Biotecnologia e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!