28.6 C
Uberlândia
sábado, abril 27, 2024
- Publicidade -
InícioMercadoFundação Pró-Sementes divulga resultados dos Ensaios de Cultivares em Rede (ECR) de...

Fundação Pró-Sementes divulga resultados dos Ensaios de Cultivares em Rede (ECR) de soja da safra 2014/2015

Crédito Miriam Lins
Crédito Miriam Lins

Informações auxiliam na escolha correta da cultivar

Os resultados de trabalhos de pesquisa conduzidos pela Fundação Pró-Sementes em cinco estados brasileiros ao longo da safra de verão 2014/2015 serão apresentados ao público no dia 20 de agosto de 2015. Trata-se dos Ensaios de Cultivares em Rede (ECR) de soja, que, no último ciclo, testaram a campo 76 cultivares de 10 obtentores em 21 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, em 30 ambientes distintos. Foram selecionados os materiais com maior expressão no mercado de cada região, sempre respeitando a indicação do Zoneamento Agrícola de risco climático.

O objetivo dos Ensaios de Cultivares em Rede é fornecer informações para nortear a tomada de decisão sobre a cultivar a ser semeada na safra seguinte, considerando as diferentes regiões produtoras. Os experimentos são implantados e conduzidos de maneira uniforme em todos os locais selecionados, oferecendo ao produtor rural e à assistência técnica informações idôneas das principais cultivares indicadas para cada região. São apresentados dados como rendimento em kg/ha e em sacos/ha, ciclo para floração e maturação, além da altura de planta de cada cultivar em cada local.

No Rio Grande do Sul, a rede experimental compreende Bagé, Cachoeira do Sul, Dom Pedrito, São Gabriel, Cruz Alta, Não-Me-Toque, Passo Fundo, Santo Augusto, São Luiz Gonzaga e Vacaria. Na metade sul foram realizados ensaios em várzea e em coxilha. Além disso, em alguns locais do RS foram conduzidos ensaios em duas épocas de semenadura. Embora seja uma prática ainda pouco adotada pelos agricultores gaúchos, a safrinha de soja também foi contemplada no ECR da safra 2014/2015, em experimento realizado em Santo Augusto. No estado, o trabalho conta com o apoio financeiro do Sistema Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul).

Em Santa Catarina, o local escolhido foi Campos Novos. No Paraná, os experimentos foram conduzidos em Pato Branco, Guarapuava, Campo Mourão (duas épocas), Cascavel, Palotina e Cianorte. No estado de São Paulo, a pesquisa foi realizada em Itapeva, Cruzália e Paranapanema. Já no Mato Grosso do Sul, Maracaju e Sidrolância foram os pontos selecionados.

Sobre os Ensaios de Cultivares em Rede (ECR)
Desde 2008, a Fundação Pró-Sementes realiza ensaios com as cultivares de trigo e soja registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e indicadas pelo Zoneamento Agrícola de risco climático. Os experimentos são realizados em locais definidos, respeitando diferenças climáticas e de altitude, de acordo com o proposto no zoneamento. Todos os resultados dos Ensaios de Cultivares em Rede estão disponíveis para consulta no site www.cultivares.com.br.

A safra de soja 2014/2015 marca o último ciclo de condução dos ECRs nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Esta decisão foi tomada pela direção da Fundação Pró-Sementes diante da ausência de suporte financeiro para a pesquisa nestes estados. O trabalho continuará sendo realizado no Rio Grande do Sul, onde o projeto conta com o apoio do Sistema Farsul.

ARTIGOS RELACIONADOS

Isla Sementes participa da 18ª edição da Expoagro Afubra e apresenta novidades

Mini pimentões adocicados para consumo como aperitivos serão lançados durante a feira   Entre os dias 20 a 23 de março acontece a Expoagro Afubra, maior...

Enxofre bentonita, mais um produto incluído no portfólio da Química Anastacio

A partir do mês de maio, a Química Anastacio terá disponibilidade do produto Enxofre Bentonita 90%. Com isso, haverá aumento do portfólio de produtos,...

40% da soja comercializada recebe o tratamento industrial de sementes

Autores Thaís Vitória dos Santos thaisvitoria104@gmail.com Denilze Santos Soares denilzesoares@gmail.com Luana Keslley Nascimento Casais luana.casais@gmail.com  Fabiana das Chagas Gomes Silva fabianachagasfa@gmail.com Graduandas em...

Aumentam os focos de Oídio nas lavouras do Sul

Ataque do fungo foi causado pelo tempo seco nas primeiras semanas de julho. Monitoramento constante é fundamental para proteger as lavouras de trigo   O clima ameno...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!