18.6 C
Uberlândia
sábado, maio 18, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesSoluções da AgroFresh renovam sustentabilidade

Soluções da AgroFresh renovam sustentabilidade

SmartCitrus, o portifólio de soluções integradas da AgroFresh voltado para aprimorar a qualidade do Citros, tem resultados comprovados e que impactam positivamente a sustentabilidade.

A produção de citros de mesa no Brasil enfrenta  desafios cruciais na pós-colheita, incluindo a  gestão e manutenção da qualidade, bem como o  controle de doenças. Tornar os processos mais eficientes e sustentáveis é a transformação que a AgroFresh está realizando.

Créditos: Divulgação

Consolidando sua presença no mercado de citros do Brasil, a AgroFresh, empresa líder em soluções para manter a qualidade dos produtos frescos, tem trabalhado nos últimos anos para validar as tecnologias e soluções para citros, e os resultados obtidos foram apresentados no último 3 de agosto aos produtores, em Limeira, SP. Começando pela sustentabilidade dos processos, especificamente no uso racional da água, os equipamentos Control-Tec estão mudando o segmento de pós-colheita dos citros. Juntos, Control-Tec™ Eco, Eco Washer, Applicator e Dosifier otimizam processos das casas de embalagem de citros desde a recepção da fruta até a aplicação de insumos como recobrimentos, detergentes e fungicidas.

O Control-Tec™ Eco é um equipamento que recicla a água em recirculação contínua, viabilizando  seu reuso e, consequentemente,  o prolongamento de sua vida útil.  “Em casos práticos, com o Control-Tec™Eco em pontos como a recepção ou tanques de lavagens, temos ajudado nossos clientes  a diminuir a frequência de troca da água de processo. Agora, eles podem realizar as trocas em intervalos de até 7 dias, o que resulta em uma notável economia  de água, podendo chegar a  até 60%, explica Fabiano Coldebella, gerente comercial do Brasil.

Outro equipamento de destaque é o Control-Tec™ Eco Washer, uma ducha “inteligente” de lavagem, sanitização e enxágue, especialmente projetado para aplicações em linhas de processo. Através de seus bicos de pressão controlada fornecem o equilíbrio correto da água  em combinação com os insumos  necessários  de acordo com a velocidade de passagem da fruta pela linha de embalagem, garantindo uma limpeza e sanitização eficaz da mesma. Esta lógica de funcionamento gera economia significativa de água e produtos utilizados. “Ao unirmos os dois sistemas Control-Tec Eco e Eco Washer, conseguimos redução no consumo de insumos como também, menor uso de água” – continua Fabiano.

Além disso, o Control-Tecpermite a integração de detergentes, desinfetantes, ceras e fungicidas nas linhas de embalagem, oferecendo maior controle e precisão nos seus tratamentos.

Um desafio importante é o controle do desenvolvimento de patógenos em pós-colheita. O Penicillium, por exemplo, é um dos maiores problemas de doenças pós-colheita dos citros. Para isso, a AgroFresh em parceria com a Syngenta, lançou o Graduate A+, um fungicida específico para o uso em pós-colheita e que oferece uma ótima eficácia no controle desse fungo.

No controle do avanço do amadurecimento, SmartFresh™ SmartTabs em pastilhas, produto estrela da AgroFresh, com ingrediente ativo 1-metilciclopropeno (1-MCP), pode ajudar a gerenciar o processo de amadurecimento – colocando “em pausa” – para que ocorra mais lentamente, resultando em mais tempo para os exportadores de limas ácidas Tahiti comercializar a fruta, abrir novos mercados, como também manter a qualidade nas prateleiras dos supermercados.

“Na gestão dos processos das casas de embalagem, temos clientes que reduziram reclamações e até mesmo devoluções, com a digitalização dos processos de controle de qualidade, o FreshCloud Inspection”. Este software ajuda a otimizar as inspeções de qualidade, com visibilidade dos dados do princípio ao fim, simplificando a tomada de decisões em tempo real e o armazenamento dos dados em nuvem. Os relatórios automatizados permitem o compartilhamento, incluindo fotos e informações de sua operação, gerandosegurança dos dados em toda a cadeia de valor.

Como parte do portifólio, dispomos também de desinfetantes e detergentes biodegradáveis, com perfil amigável para o meio ambiente, saúde humana e autorizados para contato com alimentos.

Hortoxy® 150 e o Sanifood Super®, desinfetantes biodegradáveis a base de ácido peracético que são livres de cloratos e percloratos, degradam-se sem deixar resíduos, e ajudam a diminuir os contaminantes no tratamento da água e na limpeza de utensílios. Com selo do IBD e devidamente registrados na ANVISA, são aprovados para utilização na produção orgânica de frutas.

FreshStart™ é a linha de detergentes biodegradáveis da AgroFresh, indicadospara a limpeza de produtos e linhas de embalagem. O uso de detergentes é indispensável para a conformidade da segurança das frutas durante o processo de pós-colheita. Projetados para as necessidades das operações de produção, essas formulações de ingredientes aniônicos e não iônicos combinam poder de limpeza eficaz e biodegradabilidade para a limpeza de frutas.

SmartCitrus é a integração dessas soluções e serviços da AgroFresh, para cada etapa do processo da casa de embalagem, desde a lavagem até o consumidor.

ARTIGOS RELACIONADOS

Viabilidade da inoculação com azospirillum no milho

André Luiz Martinez de Oliveira Doutor em Agronomia, pesquisador e professor da Universidade Estadual de Londrina almoliva@uel.br Apesar da importância da FBN no suprimento de N para...

Os cafés gourmets mais caros do mundo

O Brasil, maior produtor e exportador de café, é também cada vez mais protagonista no nicho dos especiais, segmento que esteve em evidência durante a etapa internacional do Cup of Excellence – Brazil 2018, realizado em Guaxupé (MG). O café campeão da categoria ‘Pulped Naturals’, produzido na Fazenda Primavera, em Angelândia, região da Chapada de Minas Gerais, foi leiloado por valor equivalente a R$ 73 mil por saca

Cooxupé já prepara FEMAGRI 2015

  Feira realizada pela Cooxupé terá 10 mil m² a mais em área coberta. Serão 144 estandes, a maioria já comercializada   A Cooperativa Regional de Cafeicultores...

Eficácia em lavouras destaca herbicidas da Nufarm em congresso sobre ciência de plantas daninhas

A Sociedade Brasileira da Ciência de Plantas Daninhas (SBCPD) realiza na capital fluminense a edição 2018 de seu concorrido congresso. O encontro centrado em pesquisas, fitossanidade, sustentabilidade e proteção de cultivos contará com a participação da empresa de origem australiana Nufarm, uma das lí­deres do mercado global de herbicidas. O estande da companhia abrigará um portfólio de produto com foco no controle agroquímico de plantas daninhas nas lavouras do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!