21 C
Uberlândia
domingo, março 23, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasAçaí é fonte de energia e riqueza da região amazônica

Açaí é fonte de energia e riqueza da região amazônica

Fruto faz parte dos 15 superalimentos que compõe o Nutrição Regenerativa da Floresta (NRF), produto da foodtech de alimentos Mahta.

Crédito Mahta

O açaí é um fruto típico de uma palmeira amazônica, que pode atingir 20 metros de altura. Esse produto tipicamente brasileiro é um combo de nutrição e sabor, fonte de fibras, gorduras boas, vitaminas, minerais e antioxidantes.  É também a principal fonte de renda familiar para populações de toda a região.

A cor escura, que pode variar entre o roxo e o preto, é marca desse fruto arredondado, que nasce em cachos. Cada palmeira produz, em média, quatro cachos por ano e cada um deles produz uma quantidade aproximada de três a seis quilos do fruto. A produção é feita em locais com solos mais úmidos ou alagados.

A safra do fruto muda de acordo com a região na qual o açaí é produzido. No estado do Pará, que é o principal produtor, a produção acontece de agosto a novembro. Na região do estuário amazônico o pico da safra ocorre no período de julho e agosto. No Amazonas, a produção é maior entre os meses de novembro a maio. No Acre, a produção do açaí acontece ao longo de todo ano. No Amapá e Maranhão, a safra é produzida durante o primeiro semestre durante o período das chuvas. 

A Mahta, empresa foodtech, criada pelos sócios Max Petrucci e Edgard Calfat, criou o Sistema Regenerativo da Floresta (SRF) que agrega 15 superalimentos do bioma amazônico, entre eles o açaí. 

“Esse fruto tem, entre suas propriedades, antioxidantes e vitamina E, que são capazes de proteger as células do corpo do dano causado pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce”, aponta o empresário e sócio da Mahta, Edgard Calfat. Ele também destaca outras benesses provenientes do fruto, como fortalecimento do sistema imune e prevenção de algumas doenças. 

“O açaí também tem a capacidade de fortalecer o nosso sistema imune, por ser rico em vitamina C, vitamina E, ômega-9 e anticitocinas. Ele também consegue melhorar o sistema imunológico, aumentando as células de defesa do corpo e melhorando o processo de cicatrização. Outro benefício importante é que essa fruta tem efeito antioxidante e anti-inflamatório, além de evitar a formação de coágulos e promover o relaxamento dos vasos, melhorando a circulação e a pressão arterial”.

O açaí também melhora o funcionamento do intestino, por ser um fruto rico em fibras. O consumo do açaí promove um aumento do volume das fezes e estimula o intestino, sendo excelente para pessoas que sofrem de constipação, conhecida como prisão de ventre.

Para proteger todas as propriedades do açaí que é utilizado no Sistema Regenerativo da Floresta (SRF), a Mahta possui uma técnica conhecida como liofilização, que desidrata o alimento retirando a água por meio de passagem direta do estado sólido para o gasoso (sublimação) técnica consagrada pela NASA para maximizar a densidade nutricional dos alimentos dos astronautas. Esse processo permite que todos os benefícios do açaí sejam preservados e atuem de forma correta no corpo. 

“A Mahta nasceu com o propósito de oferecer uma nutrição que potencializa nossa biologia, melhora as condições de vida das comunidades locais e promove a regeneração da floresta, garantindo vida em todo seu ciclo, desde a preservação total do solo da floresta até a regeneração efetiva das nossas células. São nesses princípios que o nosso produto é feito”, destaca Edgard Calfat.

A Mahta tem como conceito gerar valor, reduzir impactos ambientais negativos e levar a inovação até o consumidor final, incluindo cadeias produtivas que englobam a população da região amazônica. A produção de cacau, cupuaçu, açaí, cumarú, bacuri e castanha-do-pará são algumas das culturas que são impulsionadas pela Mahta.

Sobre a Mahta: A Mahta é uma empresa foodtech que utiliza como base de seus produtos ingredientes provenientes de comunidades tradicionais da Amazônia e de pequenos agricultores que operam no modelo de sistemas agroflorestais. A Mahta tem como conceito gerar valor, reduzir impactos ambientais negativos e levar a inovação até o consumidor final, incluindo cadeias produtivas que englobam a população da região amazônica. A Mahta tem o objetivo e a missão de não ser apenas sustentável, mas ser uma empresa engajada na reconstrução e regeneração da floresta Amazônica. A proposta da Mahta sempre foi constituir alimentos que estivessem focados no microbioma humano, no que ingerimos diariamente e no macrobioma, que é todo espaço socioambiental da Amazônia.

ARTIGOS RELACIONADOS

Safra mineira de café alcança volume recorde em 2016

Produção de 30,7 milhões de sacas é quase 60% da produção nacional A safra mineira de café em 2016 registrou volume recorde de 30,7...

Itaueira lança Mini Melancia da Magali em homenagem aos 50 anos da personagem

A Mini Melancia da Magali é produzida nas fazendas da Itaueira, localizadas na região nordeste do país, sob os mais rígidos padrões de qualidade,...

Bahia Farm Show 2015 começa amanhã

  A aposta desta edição é na força da última fronteira agrícola do País, o Matopiba A maior feira de tecnologia agrícola...

Nova armadilha de feromônios para monitoramento de percevejo marrom

Miguel Borges Doutor em Entomologia e pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Raul Laumann Doutor em Entomologia e pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Maria...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!