19.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesEPAMIG promove dia de campo sobre flores comestíveis

EPAMIG promove dia de campo sobre flores comestíveis

Evento acontece em São João del Rei no dia 6 de setembro

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realiza, dia 6 de setembro, um dia de campo sobre flores comestíveis. O evento gratuito acontece no Campo Experimental Risoleta Neves, em São João del Rei, a partir das 8h30.

A programação inclui estações sobre Manejo Agroecológico de Pragas, Adubação Verde, Flores de Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC), Rosas Comestíveis e Diversidade de espécies. “Não existe uma característica que nos indique se uma flor é comestível ou não.  Existe a tradição de uso ao redor do mundo e as informações científicas que reforçam que a ingestão é segura. Se estiver em dúvida se uma flor é comestível ou não, ou se é realmente a espécie comestível, melhor não comer”, indica a pesquisadora Simone Reis.

Créditos: Divulgação

As flores podem dar cor e sabor a vários pratos com diferentes tipos de preparo. Algumas hortaliças PANC produzem flores comestíveis, como o ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata e Pereskia grandifolia); a bertalha verdadeira (Basella alba) e o lírio-do-brejo (Hedychium coronarium). “No dia de campo vamos mostrar as flores da capuchinha (Tropaeolum majus), do jambú (Acmella oleracea) e do feijão-borboleta (Clitoria ternatea) e os participantes vão se surpreender com as cores e sabores”, adianta a pesquisador Izabel Santos, que descreve:

“As flores da capuchinha têm cores vibrantes que vão do amarelo ao vermelho. O sabor é picante e refrescante; combinam bem com saladas e drinks. As flores do jambú estimulam a salivação e causam leve sensação de dormência na mucosa da boca. Com certeza uma surpresa para o paladar, quando usadas em saladas. E as flores do feijão-borboleta têm uma cor azul incrível, que é usada como corante natural para alimentos e bebidas. Uma verdadeira festa para os sentidos!”, comenta.

Simone Reis falará sobre rosas comestíveis e explica que a forma de produção é o diferencial para o consumo. “Toda rosa é comestível, mas para ser utilizada na alimentação deve ser produzida de forma orgânica ou agroecológica”. Sobre a forma de utilização, a pesquisadora detalha: “As pétalas de rosas podem ser consumidas in natura, usadas em canapés, saladas; cristalizadas – como decoração comestível, no preparo de geleia, licores. Existe também a água de rosas, muito utilizada para saborizar pratos doces”.

Os pesquisadores Lívia Carvalho, Cláudio Egon Facion e Ângela Nascimento conduzirão, respectivamente, as estações “Manejo Agroecológico de Pragas”, “Adubação Verde” e “Jardim Comestível: diversidade, cores e sabores”. A EPAMIG possui uma cartilha sobre uso de plantas comestíveis na alimentação, disponível para download gratuito aqui.

Dia de Campo Flores Comestíveis

Data: 6 de setembro de 2023 – quarta-feira

Horário: 8h30 às 12h

Local: Campo Experimental Risoleta Neves/ EPAMIG – Campus CTAN da UFSJ – Avenida Visconde do Rio Preto, s/n, São João del Rei.

Informações: cern@epamig.br

ARTIGOS RELACIONADOS

EPAMIG realiza 6º Shopping Gir Leiteiro com mais de 100 lotes para leilão

Empresa vai leiloar matrizes, novilhas, touros, doses de sêmen, embriões sexados de fêmeas e oócitos para produção de embriões.

PMA Brasil promove café-da-manhã

A PMA Brasil, entidade que representa a indústria de Flores, Frutas, Legumes ...

Dia de Campo une Promip, Grupo MNS e empresas focadas na produção de alimentos livres de resíduos

Encontro reuniu companhias que investem no manejo integrado de pragas

Projeto que avalia o desempenho de novas cultivares de café para MG tem primeiros resultados

Unidades demonstrativas foram implantadas em todas as regiões cafeeiras do Estado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!