26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioPecuáriaBovinosGotejamento subterrâneo revoluciona produção de pastagem

Gotejamento subterrâneo revoluciona produção de pastagem

A tecnologia tem sido uma grande aliada na busca por maior eficiência e produtividade na produção de alimentos para o gado. Em meio aos desafios enfrentados pelos pecuaristas, como a instabilidade climática e baixa eficiência produtiva, o gotejamento subterrâneo surge como uma solução inovadora, capaz de trazer benefícios significativos para a agricultura.

Créditos: Divulgação

O sistema de irrigação subterrânea, desenvolvido pela Netafim, empresa líder e pioneira na categoria, permite que a água, os nutrientes, produtos químicos e biológicos sejam aplicados diretamente na raiz de cada planta, na quantidade exata e no momento certo. Com isso, é possível garantir uma distribuição uniforme ao longo do campo, otimizando o uso dos recursos e aumentando a produtividade.

Esse assunto foi tema de uma série de três vídeos do renomado engenheiro agrônomo e especialista na produção de feno e pastagem, Rodolfo Cyrineu. Ele compartilhou seu conhecimento sobre os benefícios do gotejamento subterrâneo e demonstrou como a prática permite a implantação de um sistema de irrigação altamente eficiente para cultivos de pastagem e rotação de cultivos em grãos.

Uma das grandes vantagens desse sistema é a possibilidade de realizar a rotação de culturas e produzir até 5 safras em apenas 2 anos, aumentando significativamente a produtividade. Além disso, o gotejamento subterrâneo facilita a operação das fazendas, desde o plantio até a colheita, podendo ser harmonizado com outros sistemas de irrigação, como os pivôs centrais.

Aumentar a quantidade de animais por hectare, permitindo o pasto intensivo com alta rotação animal, é outra vantagem proporcionada pelo gotejamento subterrâneo. Isso resulta em maior produção durante todo o ano, garantindo eficiência em todo o processo.

A implementação desse sistema é realizada através de um equipamento fornecido pela Netafim, que faz um pequeno sulco no solo e insere o tubo gotejador na profundidade determinada pelo departamento agronômico da empresa. Essa operação é feita de forma georreferenciada, utilizando o sistema RTK para garantir a qualidade do enterramento e facilitar as operações de plantio e manejo do solo.

Com o gotejamento subterrâneo, é possível realizar tanto a colheita de uma safra quanto o plantio da safra seguinte no mesmo dia, sem interferências na área e com trânsito facilitado para os maquinários. Além disso, a produtividade do feno aumenta a cada corte, e é possível obter maior produção durante a época seca do ano.

O gotejamento subterrâneo é, sem dúvida, uma revolução na produção de pastagem e rotação de cultivos. Com seus benefícios significativos, permite otimizar recursos, aumentar a produtividade e garantir uma produção mais eficiente para os pecuaristas. A implementação desse sistema, aliado ao conhecimento compartilhado pelo engenheiro agrônomo Rodolfo Cyrineu, tornam possível a obtenção de resultados cada vez melhores na agricultura.

ARTIGOS RELACIONADOS

Rally da Safra aponta para produção de 72,9 milhões de toneladas de milho

Apesar do potencial de alcançar novo recorde, a 2ª safra de milho acabou limitada pela irregularidade do clima; foi um período de transformações, no qual o milho consolidou uma posição de protagonismo no agronegócio e em que o Rally inovou ao avaliar lavouras de modo digital e remoto

Batata: Extremos marcam a produção

A produção brasileira de batata seguiu com resultados variando entre regiões produtoras, ...

Cresce o mercado de mini alfaces hidropônicas

O mercado de vegetais em miniatura vem crescendo no País a taxas médias anuais entre 15 e 20%, sendo a alface uma das hortaliças mais consumidas.

Drones: Resultados na produção

Conhecidos popularmente como drones, os Veículos Aéreos Não Tripulados (Vant’s) ....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!