28.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioAnimaisPecuarista precisa ser eficiente

Pecuarista precisa ser eficiente

Com o intuito de munir o produtor com informações que o ajudem no cenário atual, a Fundação MT realiza no próximo dia 23 de setembro o 2º Encontro Técnico Pecuária de Corte. As inscrições são gratuitas e estão abertas

O cenário atual da pecuária brasileira tem se tornado um verdadeiro desafio. O preço da arroba caiu significativamente em 2023, muito em função do ciclo do período (conhecido como ciclo pecuário), e os valores estão próximos aos patamares de 2019 e 2020, comercializada atualmente com média Brasil de R$ 200,00@ e a de Mato Grosso, R$ 173,00@. Por outro lado, os custos já não diminuíram no mesmo patamar. Com isso, o pecuarista precisa ser mais eficiente em seu sistema de produção para não ficar no vermelho e amargar prejuízos. Para auxiliar nessa tomada de decisão e planejamento, a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) realiza no próximo dia 23 de setembro, em Rondonópolis-MT, no Parque de Exposições da cidade, o 2º Encontro Técnico Pecuária de Corte.

Créditos: Divulgação

Segundo o doutor em zootecnia, Thiago Trento, pesquisador de Pecuária de Corte da instituição, o produtor precisa ter conhecimento de como melhor fazer a gestão do pasto, fazer contas e planejamento, saber quando é melhor comprar e vender bezerro, e outras operações fundamentais para a atividade. “Este evento é exatamente para muni-lo do máximo de informações sobre o mercado, manejo, suplementação, sustentabilidade e outros assuntos, que são peças-chave para alcançar a eficiência que ele precisa ter para lucrar mesmo em momento de baixa no valor da arroba”, diz.

Programação

O encontro começa cedo, às 07h com credenciamento e às 07h30 com o primeiro painel, “Mercado bovino em Mato Grosso: desafios e oportunidades”, apresentado por Cleiton Gauer, do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), e terá como debatedores os pecuaristas Marco Tulio Soares e Arlindo Vilela. O segundo painel, “As pastagens degradadas serão ocupadas pela agricultura ou a pecuária pode intensificar de maneira eficiente?”, será com o doutor e diretor executivo da Gesta’Up, Welton Cabral, e o debate conduzido pelos pecuaristas Thiago Fabris e Marcos Jacinto.

Já o terceiro painel abordará “Fatores nutricionais e não nutricionais que podem impactar o custo da arroba produzida na recria e engorda”, com Rafael Cervieri da Nutribeef e será moderado pelo pecuarista Amarildo Merotti e a Dra. Carla Heloisa Cabral, da Universidade Federal de Rondonópolis. O quarto painel, “O papel da pesquisa na sustentabilidade do agronegócio brasileiro”, será com o Head de Pesquisa da Fundação MT, Bruno De Conti.

O quinto e último painel, “Como intensificar a produção animal a pasto de maneira eficiente, econômica e sustentável”, será com Bruno Andrade do IMAC – Instituto Mato-Grossense da Carne; Nilton Mesquita, da Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso e o pesquisador e doutor da Fundação MT, Thiago Trento. Para finalizar o evento, os pecuaristas Amarildo Merotti, Ricardo Carvalho e Thiago Fabris farão relatos de suas atividades e como o projeto “Pasto Forte” contribuiu para alcançar uma maior lucratividade e rentabilidade na mesma área e com sustentabilidade. Em seguida, haverá almoço no local.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em  www.fundacaomt.com.br. O encontro conta com o apoio da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e patrocínio da Agroceres, Ihara, Imac, Milagro Sementes Forrageiras, Sicredi e Toyobo do Brasil.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pecuaristas buscam soluções para driblar escassez de insumos

O ano de 2021 tem sido desafiador para todos os setores da economia devido à pandemia ...

Pecuarista comprova a viabilidade da Nutrição da Coopercitrus

Com o suporte técnico da Coopercitrus e o investimento na qualidade da nutrição animal, o pecuarista Laércio Antonio Arantes, de Jacuí, MG, alcançou uma produção de 32 litros de leite por vaca/dia, bem acima da média nacional de 8 litros.

Rastreabilidade atende mercado europeu e gera maior rentabilidade aos pecuaristas

O mercado internacional de carne bovina está em crescimento. Segundo o USDA, serão comercializadas 11 milhões de toneladas em 2020. O Brasil é o líder em exportações.

Como o trigo aumenta a produtividade e gera mais lucro na propriedade pecuária

1º Dia de Cocho Digital discute utilização do trigo para otimizar áreas no inverno, reduzir custos da dieta e produzir alimento de qualidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!