22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesEmbrapa apresenta 15 tecnologias no IFC

Embrapa apresenta 15 tecnologias no IFC

Pesquisadores do centro de pesquisa de Pesca e Aquicultura participarão do congresso

Créditos: Divulgação

Sete centros de pesquisa da Embrapa estarão demonstrando suas tecnologias entre os dias 19 e 21 de setembro na quinta edição do International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC) 2023, em Foz do Iguaçu (PR). Durante a programação do congresso, três pesquisadores da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) ministrarão palestras. No dia 19, Manoel Pedroza apresentará o tema “Evolução das exportações brasileiras de pescado e os desafios no mercado internacional”. No dia 20, Lícia Lundstedt, juntamente com a a coordenadora técnica da Büchi, Mariana Dias, abordarão o tema “Avanços na análise da qualidade de rações para uma nutrição de precisão, mais econômica e sustentável”. Neste dia, o pesquisador Anderson Alves, da Embrapa Agricultura Digital, abordará o tema “Rastreabilidade e certificação do pescado”. Fechando o evento, será a vez do pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, Eduardo Varela, participar da mesa-redonda “Melhoramento genético e tecnologias genômicas para a aquicultura brasileira: status, desafios e oportunidades”, no dia 21.  O IFC tem como objetivo reunir todos os elos da cadeia produtiva.

Entre as novidades, o destaque é o lançamento, no próximo dia 20, da tecnologia de análise da qualidade de rações para peixes com baixo custo e sustentável, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP). Trata-se da adaptação dos Modelos de Calibração desenvolvidos pelo centro de pesquisa a um equipamento usado por fábricas e laboratórios para análise de parâmetros da qualidade nutricional de rações para peixe. A nova tecnologia reduz até 10 vezes o custo do processo, comparando-se aos métodos clássicos. O resultado leva menos de um minuto. Nos processos convencionais, pode demorar até 10 dias. A análise é considerada sustentável, já que não utiliza reagentes químicos, não produzindo resíduos.

A Embrapa Pesca e Aquicultura apresentará no IFC o Centro de Inteligência e Mercado em Aquicultura (CIAqui) – espaço digital organizado pela Embrapa e voltado a essa cadeia produtiva. O site visa gerar e compartilhar dados e informações técnicas, econômicas e sociais de interesse para a cadeia produtiva da aquicultura, visando apoiar a tomada de decisão dos setores público e privado.

Outra tecnologia que será apresentada no evento pela Unidade é o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica, (SITE) da Aquicultura, com acesso online e gratuito. A plataforma foi construída a partir de um sistema de informações geográficas que permite visualizar, no mapa do Brasil, centenas de dados sobre o segmento: associações de aquicultores, laboratórios de formas jovens, fábricas de ração e de gelo, empresas de consultoria na área, de produtos para sanidade, de equipamentos, unidades de beneficiamento e até instituições de ensino com cursos na área, entre outros.

Por fim, a Embrapa de Palmas vai apresentar o serviço de sexagem para identificação sexual de tambaqui e pirarucu. Com o teste de sexagem molecular, é possível identificar o sexo desses peixes em qualquer fase de desenvolvimento, especialmente aqueles sem caracteres sexuais aparentes. A sua principal aplicação é para o manejo de animais pré-púberes, melhorando a gestão de empreendimentos de piscicultura em relação à formação de plantéis. Tal conhecimento melhora a gestão desses plantéis e, consequentemente, sua produtividade. Além disso, o uso do teste de sexagem tem o grande potencial de agregar valor aos alevinos, se forem comercializados já com o sexo identificado.

Também participarão do evento os centros de pesquisa da Embrapa: Recursos Genéticos e Biotecnologia, Agricultura Digital, Meio Ambiente, Agropecuária Oeste e Agroindústria de Alimentos. No total, 15 tecnologias serão demonstradas no estande da Embrapa.

Serviço

O que: International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC) 2023,

Quando: 19, 20 e 21 de setembro de 2023

Local: Recanto Cataratas Thermas & Resort – Foz do Iguaçu – PR

ARTIGOS RELACIONADOS

Com produção em queda, caju exige incorporação de tecnologia e manejo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a Embrapa Agroindústria ...

Tecnologia e manejo para elevar rendimento do caju

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a Embrapa Agroindústria ...

Abelhas escolhem flores de melão

Os produtores já haviam observado que as flores do melão são pouco atrativas para as abelhas ...

Pivôs podem proporcionar aos rizicultores novas fontes de rendas

Acontece no dia 16 de fevereiro a 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos, na Estação Terras ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!