A Cimisa, indústria de máquinas agrícolas, voltada para a produção de equipamentos para processamento de grãos e sementes, conta com pré-limpeza, classificadores e padronizadores, mesas densimétricas, tratadoras, misturadores e sistemas de pesagem e empacotamento dos cereais.
Fábio André Rubenich, gerente comercial da Cimisa, alerta sobre a importância da escolha correta da semente para alcançar uma plantabilidade bem-sucedida. Ele enfatiza que o processo de transformação do grão em semente, por meio do beneficiamento, é um fator crucial para o sucesso da lavoura. Sementes selecionadas têm maior probabilidade de germinar, estabelecer-se e se adaptar ao ambiente de cultivo.
Sementes limpas e selecionadas
O processo de beneficiamento garante que impurezas, grãos quebrados, desbitolados, murchos ou contaminadas com alguma praga, sejam eliminados no processo de classificação e padronização. Ao final deste processo, obtêm sementes limpas, separadas por tamanho e peso, com isso, garante um melhor padrão de sua lavoura, evitando plantas com padrões abaixo do esperado, ocupando o espaço e nutrientes de uma planta com maior potencial na entrega de resultados.
O beneficiamento, ainda, inclui a aplicação de tratamentos específicos, como o revestimento das sementes, visando protegê-las contra doenças e pragas, aumentando sua resistência e melhorando sua capacidade de germinação.
A escolha adequada dos equipamentos também é crucial para evitar danos mecânicos às sementes durante o processo beneficiamento.
Diferenciais dos Equipamentos
Todas as máquinas da Cimisa foram projetadas para garantir o menor dano mecânico possível às sementes.Fábio Rubenich apresenta as características e diferenciais dos equipamentos da empresa em uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS). Destaca-se o design das máquinas para minimizar danos mecânicos às sementes.
As linhas CS e CD realizam pré-limpeza, classificação e padronização em uma única passada, entregando sementes limpas e selecionadas por tamanho. Fábio Rubenich explica que as mesas densimétricas da linha MD realizam a padronização do grão por tamanho, fazendo o ajuste fino na padronização na semente já classificada.
“Para o processo de tratamento da semente, oferecemos a linha de tratadoras Tecnotrat, projetada com certas de nylon para evitar danos mecânicos à semente. E a linha de misturadores MT1000, com capacidade de mistura de 1T, projetados com duplo helicoide vazado, para garantir menor dano mecânico a semente”, diz Rubenich.
A UBS da Cimisa é altamente adaptável, sendo projetada exclusivamente para cada cliente, considerando suas necessidades de produção e espaço disponível. Rubenich destaca a inclusão de uma variedade de acessórios, como elevadores, tulhas e seladoras, para atender às demandas específicas de cada projeto. A linha BC, com balanças para sacas de diversos tamanhos ou bag, é mencionada como um complemento valioso.
Dicas para alta produtividade
Para alcançar uma boa produtividade é necessário pensar no processo desde a escolha da semente. Investir em uma Unidade de Beneficiamento de Sementes vai ajudar o produtor a cultivar sementes com maior potencial de germinação e manter a uniformidade da lavoura com custo reduzido, permitindo o aumento da rentabilidade do seu cultivo.
Ele também destaca a legislação brasileira que permite aos produtores reservarem parte da produção como semente para uso próprio, ressaltando que a Cimisa oferece equipamentos específicos para viabilizar essa prática. “Nossos equipamentos proporcionam um rápido retorno do investimento, visto que representa qualidade, economia e controle da sua produção”, esclarece.
O produtor rural pode tirar mais dúvidas sobre salvar sementes junto com um de nossos representantes ou em uma de nossas revendas. Ele pode consultar o representante da sua região no nosso site www.cimisa.com.br na aba “Representante”.