25.6 C
Uberlândia
quinta-feira, dezembro 26, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosSoluções da Mosaic Fertilizantes tornam cafezais mais vigorosos

Soluções da Mosaic Fertilizantes tornam cafezais mais vigorosos

Agricultores buscam adubação equilibrada para aumentar a qualidade dos grãos e ampliar resistência a estresses climáticos.

Divulgação

Altas temperaturas e chuvas escassas são os principais desafios climáticos que as plantações de café têm enfrentado nos últimos anos. Os estresses climatológicos provocam desequilíbrios nos vegetais, afetando o desenvolvimento das lavouras e a capacidade adaptativa das plantas, impactando diretamente nos resultados de produtividade. É nesse momento que o agricultor que utiliza fertilização mineral com o emprego de tecnologias inovadoras reconhece que os impactos procedentes das condições climáticas são atenuados.

“O café é uma cultura perene e o uso de técnicas adequadas para o bom manejo do solo é fundamental, proporcionando assim, plantas bem nutridas, resistentes e que alcançam altos tetos produtivos com sustentabilidade. Os eventos climáticos adversos podem comprometer resultados de produtividade e qualidade não somente de uma safra de café como também das subsequentes”, afirma Mariana Moreau, agrônoma sênior da Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados.

A adubação equilibrada fornece os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento vegetativo do cafezal. De olho nas necessidades dos cafeicultores brasileiros, especialmente de São Paulo e Minas Gerais, a Mosaic Fertilizantes oferta ao mercado soluções que promovem lavouras mais vigorosas e produtivas.

Composto por três nutrientes altamente solúveis dentro do mesmo grânulo (magnésio, enxofre e potássio) e baixo teor de cloro, o uso do K-Mag possibilita ao agricultor cultivar lavouras mais homogêneas, com maior enchimento de grãos e qualidade final de frutos. Outra solução bastante utilizada nos cafezais é o Aspire, que possui potássio e duas formas de boro (de liberação imediata e gradual), disponíveis conforme a necessidade nutricional das plantas. Diferenciado por ter nitrogênio altamente concentrado e estabilizado com inibidor de urease, o Excellen é um produto amplamente utilizado nos cafezais, uma vez que promove a redução das perdas por volatilização. A linha Performa, desenvolvida com a mais alta tecnologia pela Mosaic Fertilizantes, possui o Performa Ultra: um mix equilibrado entre K-Mag e Aspire. Solução ideal para agricultores que buscam obter versatilidade na aplicação, uma vez que possui multinutrientes em quantidades balanceadas, como potássio, magnésio, enxofre e boro.

As exportações brasileiras de café têm contribuído para um cenário positivo do mercado. De acordo com dados do boletim mensal estatístico do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o país embarcou 4,329 milhões de sacas de 60 kg do produto em novembro, um crescimento de 15% sobre os 3,750 milhões registrados no mesmo mês de 2022.

Sobre a Mosaic Fertilizantes Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em mais de dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo, de forma segura, sustentável, inovadora e inclusiva.

ARTIGOS RELACIONADOS

Utilização de Mathury na colheita mecanizada do café

  Felipe Santinato Engenheiro agrônomo, Msc., doutorando - UNESP Jaboticabal TAVARES, T.O. Engenheiro agrônomo, mestrando - UNESP Jaboticabal SILVA, R.P. Professor e doutor - UNESP Jaboticabal COSTA, W.C.A. Acadêmico em...

NDVI: Estimativa tecnológica da produtividade da soja

A tecnologia NDVI é uma ferramenta valiosa para a estimativa da produtividade da soja.

Controle da corda-de-viola em lavouras cafeeiras

Arthur Henrique Cruvinel Carneiro Técnico em Agricultura e Zootecnia, graduando em Agronomia na Universidade Federal de Lavras (UFLA), membro do Grupo de Estudos em Herbicidas,...

Cafeicultura de precisão: produtividade maior e redução de custos

A cafeicultura de precisão traz ganhos significativos para produtores: maior produtividade e redução de custos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!