21.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosCafeicultura de precisão: produtividade maior e redução de custos

Cafeicultura de precisão: produtividade maior e redução de custos

A cafeicultura de precisão traz ganhos significativos para produtores: maior produtividade e redução de custos.

Daiane Soares dos Santos
soares.agronomia@gmail.com
Ana Cristina de Souza
acstina@yahoo.com.br
Doutoras em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Nathalia Gomes Mattos
Doutora em Biotecnologia – UFLA
nagm7@hotmail.com

A cafeicultura de precisão visa analisar as características individuais de cada talhão, visto que estes são heterogêneos. Como não existe uniformidade, este fato é que dá origem a todos os desdobramentos de técnicas, ferramentas e perspectivas para melhorar a produção.
Uma análise correta, que permita identificar as causas dessa desuniformidade por meio de sensores e ferramentas, permite o manejo diferenciado das lavouras. A tecnologia de informação relacionada a fatores ligados ao clima, solo e plantas possibilita a elaboração de estratégias que explorem a variabilidade espacial e temporal de cada um dos talhões da lavoura, acarretando otimização da produção e proporcionando um maior retorno econômico e sustentável.
Quando estas práticas são aplicadas à lavoura de café, temos a cafeicultura de precisão.

Resultados

O objetivo é otimizar a produtividade e o lucro do produtor em cada área específica e aumentar a sustentabilidade do sistema produtivo. Isso é feito com redução dos custos de produção, evitando desperdício, aumentando a eficiência dos agentes de produção, como maquinários, insumos, recursos disponíveis, e minimizando os impactos da cultura no meio ambiente, buscando maximizar os ganhos na colheita.
A cafeicultura de precisão abrange desde a análise do solo até a colheita. Com essa primeira análise, é possível construir um mapa de fertilidade e identificar os locais que necessitam de maior atenção.
Com base nestes dados, o produtor pode fazer aplicações de corretivos, fertilizantes ou defensivos agrícolas de uma maneira mais localizada e eficiente, aplicando apenas o que se faz necessário, na quantidade recomendada, nos lugares adequados. Saber onde a terra já é fértil permite uma visão ampla e detalhada da sua propriedade.
O mesmo acontece quando se faz o monitoramento da lavoura – o manejo é preciso, realizado para otimizar os produtos e evitar desperdícios.

Mapa de produtividade

O produtor pode utilizar um mapa de produtividade na colheita para obter informações de seus talhões de forma mais individual. A partir destes dados, é possível realizar uma análise dos pontos de maior e menor produtividade.
Assim, posteriormente, os pontos mais críticos devem ser reanalisados visando estratégias para um melhor resultado na próxima colheita.
A produtividade e a fertilidade do solo não são uniformes. No entanto, o objetivo não é alcançar uniformidade, mas sim melhorar cada área, colocando mais nutrientes onde é necessário e menos onde não é. É identificar manchas de alta ou de baixa produtividade, e assim ter um balanceamento de nutrição com base no que foi extraído.
Com o uso das tecnologias dentro da lavoura e das estratégias de ação tomadas pelo produtor, o aumento da produtividade torna-se uma consequência, fruto de trabalho e análise do local.

Ferramentas úteis

São amplamente utilizadas na cafeicultura de precisão, ferramentas que possibilitem a divisão da área em zonas de manejo com características similares para determinadas características.
Uma das ferramentas mais utilizadas na cafeicultura de precisão é o GPS associado ao georreferenciamento. Trata-se de um sistema de posicionamento global que consegue retornar qualquer ponto no campo.
Com o uso dessa ferramenta, é possível ter disponível e tem se tornado cada vez mais comum, sistemas de informações geográficas. O emprego de técnicas de geoprocessamento possibilita a obtenção de um vasto banco de dados georreferenciados que permite realizar avaliações, análises espaciais e simulações em diferentes áreas do conhecimento e manejo dentro da cafeicultura.
É possível, através desses dados, inferir sobre variáveis como altitude, fertilidade, pedologia, irrigação, mapas de produção e produtividade; e assim tomar decisões técnicas aplicadas ao manejo da cultura.
Além de adquirir, armazenar, combinar, analisar e recuperar informações espaciais, é possível integrá-las em uma única base de dados por meio de ferramentas, seja por meio de mapas, fotografias aéreas, imagens ou dados de satélites.
Outra ferramenta de grande importância é o uso do sensoriamento remoto, que se refere à obtenção de informações de objetos na superfície terrestre, sem o contato físico, realizado por meio de imagens de sensores de satélites.
Dessa forma, é possível obter informações da produção cafeeira, uma vez que são geradas imagens multiespectrais, com repetição no tempo e no espaço.

Mistura espectral

No entanto, o café, por ser uma cultura muito heterogênea, ao ser observado por esses sensores apresenta uma variação na refletância do alvo, o que pode levar uma mistura espectral com outros alvos.
Quando se fala nessa mistura espectral, pode-se considerar, por exemplo, o solo, como esse é manejado, ou até mesmo o efeito da sombra dos pés de café. Dessa forma, torna-se importante o uso de diferentes técnicas de sensoriamento remoto que mais se adéquem ao objeto em estudo, como, por exemplo, o uso de diferentes sensores aliados a outras ferramentas, como o uso de softwares e algoritmos.
O uso de programas computacionais também se torna uma importante ferramenta, uma vez que possibilita a análise dos dados e criação de uma base para inferências e definição das zonas de manejo.

Geoestatística

Quando se fala em análise de dados na cafeicultura de precisão, a geo estatística apresenta um importante papel, pois caracteriza a variabilidade espacial e temporal de diversos atributos. Além disso, permite estudar padrões de amostragem e é amplamente utilizada no planejamento e mapeamento dessas amostragens, sejam elas de solo ou da própria planta, pela interpolação de dados por meio do método chamado krigagem.
Dessa forma, pode-se concluir que a integração entre as ferramentas disponíveis para a cafeicultura de precisão torna-se essencial para o sucesso dessa tecnologia.

Benefícios

A implantação da agricultura de precisão na cultura do café pode proporcionar inúmeros benefícios, tendo em vista que esta cultura é cultivada ao longo dos anos em uma mesma área.
O georreferenciamento proporcionará a identificação das áreas que necessitam de manejo diferenciado. Uma prática a ser adotada é a demarcação de talhões com características homogêneas, sendo a aplicação de insumos realizada conforme as características de cada talhão.
A agricultura de precisão vem sendo desenvolvida como um sistema integrado, envolvendo técnicas de manejo (de plantio, de aplicação de defensivos e de colheita), que podem ser planejadas e incorporadas a programas computacionais, a fim de tornar as práticas consistentes, especialmente quando se considera o impacto ambiental.

ARTIGOS RELACIONADOS

Novidades na Alta

Essa é a quinta vez da Alta " América Latina Tecnologia Agrícola no Congresso da Andav, onde a empresa divulgará sua linha de defensivos...

IMA abre inscrições para curso de CFO e CFOC

Estão abertas as inscrições para o 89º curso de capacitação de engenheiros agrônomos interessados na habilitação para emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e do...

Albaugh leva seu portfólio de agroquímicos genéricos a evento anual da cooperativa Coopercitrus

Culturas de cana-de-açúcar, café, citros e soja estão no foco da empresa presente entre as que mais crescem no Brasil no setor de agroquímicos    Especializada...

ACARPA divulga programação oficial da 26ª edição do Seminário do Café

De 02 a 04 de outubro, Patrocínio-MG será mais uma vez cenário do Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro, no Parque de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!