22.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesProdutores do Oeste constroem ponte sobre o Rio Grande

Produtores do Oeste constroem ponte sobre o Rio Grande

 A construção e manutenção de pontes são alguns dos investimentos constantes dos produtores rurais na região Oeste da Bahia. Em setembro de 2023, mais uma importante obra foi iniciada, desta vez sobre o Rio Grande no povoado de Batalha, em São Desidério. A iniciativa conta com investimentos do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), via Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e com o apoio do Programa Patrulha Mecanizada, da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) e também da Prefeitura de São Desidério.

Créditos: Divulgação

A nova ponte irá substituir uma antiga, de madeira, que estava deteriorada devido a ação do tempo. Agora uma moderna e segura estrutura está sendo levantada em uma base mista que utiliza concreto e metal, com 10 metros de largura, 25 metros de vão livre que possibilitará o tráfego de carga superior a 200 toneladas. “O tráfego de carretas que transitam nessa estrada e necessitam atravessar o Rio Grande nesse ponto, seja trazendo insumos para as fazendas ou escoando a safra da região, tem aumentado e essa obra vem ao encontro aos anseios dos produtores rurais, da população local e todas as pessoas que necessitam usar a via de acesso”, destacou a gerente do Patrulha Mecanizada da Abapa, Daniela Dias.

Com um investimento superior a R$ 3,5 milhões, oriundo do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), a obra conta com a gestão direta da Aiba. “Desde que foi aprovada a liberação do recurso, acompanhamos todas as etapas como licitação, contratação da empresa responsável e andamento dos serviços. Trata-se de uma obra que promoverá integração e mais tranquilidade para o homem do campo e a população em geral”, destaca o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.

 Em três meses de obra foram concluídas a concretagem do tabuleiro da nova ponte e as duas alas estão sendo finalizadas. Também foi iniciada a montagem das formas das barreiras de segurança em concreto armado, item importante cuja principal característica é a resistência ao choque, devido a sua grande capacidade de retenção de veículos pesados. Na última quinta-feira (18), foi iniciada a fase de aterro e a previsão para conclusão dos serviços é em março. Uma obra que beneficiará diretamente a população de São Desidério e do entorno, possibilitando o ir e vir, o transporte de cargas e o escoamento das safras.

 “Conheci essa região há 30 anos e hoje vejo o quanto cresceu o seu potencial agrícola com o aumento exponencial das produções. E é claro que com o desenvolvimento vem também a necessidade de melhorias. Então é muito gratificante ter os produtores, por meio da Abapa e da Aiba, nessa parceria com a Prefeitura de São Desidério promovendo benefícios, entre eles, a melhoria do acesso às estradas. Um investimento que contribui bastante na logística do escoamento da produção da nossa região”, pontuou o secretário de Infraestrutura de São Desidério, José Rodrigues.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produtores verão de perto importância do antideriva

Durante a 49ª Exposul, em Rondonópolis, Mato Grosso, Sell Agro terá estande próprio onde demonstrará a ação de seus produtos

Produtores de cenoura apostam na proteção com mulching

A cenoura (Daucus carota L.) é uma hortaliça economicamente importante para o Brasil, ...

Alternativas no manejo da ferrugem e cercosporiose em cafeeiro

O café (Coffea spp.) é uma cultura de grande importância no cenário internacional, e o Brasil se destaca como maior produtor e exportador mundial.

Tecnologia ajuda ter maior rentabilidade

Nas últimas semanas a rotina do produtor rural e engenheiro agrônomo, Thomás Traldi Chiari, tem sido agitada, devido principalmente a finalização da compra dos insumos para o próximo plantio de soja, em meados de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!