20.6 C
Uberlândia
domingo, abril 28, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosA doença “vira-cabeça” no cultivo de pimentão

A doença “vira-cabeça” no cultivo de pimentão

A doença 'vira-cabeça' no cultivo de pimentão pode comprometer seriamente a produção.

Matheus Moreira Ferreira
Coordenador de Vendas e de Desenvolvimento de Produtos – Yuksel

O vira-cabeça (TSWV) é uma doença grave que afeta o cultivo de pimentão no Brasil. Considerada uma das principais doenças das solanáceas, o TSWV causa grandes perdas na produção, prejudicando tanto a quantidade, quanto a qualidade dos frutos.

Sintomas de vira-cabeça
Foto: Yuksel

A virose é transmitida, principalmente, por tripes: pequenos insetos sugadores que se alimentam das plantas de pimentão infectadas e, assim, adquirem o vírus. Durante sua fase larval, a tripes adquire o TSWV e transmite para outras plantas por toda a vida.

Sintomas

Os sintomas do vira-cabeça podem ser observados nas folhas e nos frutos. Nas folhas jovens, são observados anéis e manchas escurecidas (Figura 2). Podem, também, apresentar deformações, como enrugamento, que levam à característica conhecida como “vira-cabeça”.

Os frutos do pimentão também são afetados pelo vírus. Eles, também, podem apresentar manchas escuras e em formato de anéis (Figura 3), prejudicando sua aparência e qualidade. Essas manchas, além de prejudicar a aparência dos frutos, também diminuem sua qualidade comercial e, consequentemente, seu valor de mercado.

Infecção

A infecção pelo TSWV pode ocorrer em qualquer estágio de desenvolvimento do pimentão. No entanto, as plantas jovens tendem a apresentar sintomas mais graves e sofrer maiores perdas de produção.

Esta infecção, dependendo do estágio de desenvolvimento da planta, pode ocasionar importante dano econômico para o produtor.

Controle

O controle do TSWV em plantações de pimentão requer a adoção de medidas preventivas e de manejo adequado. Abaixo algumas orientações:

• Destruir restos culturais após última colheita;

• Manter a área sem plantas invasoras, que podem ser hospedeira do tripes;

• Rotação de culturas;

• Produção de mudas saudáveis em viveiros certificados;

• Aplicação de inseticidas registrados para a cultura, para controle do vetor;

• Monitoramento constante, principalmente na fase inicial do pimentão;

• Plantar cultivares resistentes ao vírus do vira-cabeça (TSWV).

Embora todas essas medidas sejam importantes, a utilização de variedades de pimentão resistentes ao TSWV é uma estratégia de controle altamente eficaz. 

O uso de variedades resistentes é a melhor opção para vira-cabeça
Foto: Yuksel

Sobre a Yuksel

A Yuksel Seeds, empresa de sementes de hortaliças, possui ampla participação mundial no mercado de sementes e grande experiência genética com variedades de pimentão e outras culturas.

Com mais de 30 anos de atuação e sede na Turquia, está trazendo e desenvolvendo diversas variedades de pimentão para as regiões produtoras do Brasil.

Atualmente, está lançando o pimentão Vigia, que possui alta resistência ao vírus do vira-cabeça (TSWV) e potato vírus Y (PVY).  A Yuksel Seeds tem como objetivo oferecer um pacote de segurança e qualidade em suas variedades para as diferentes necessidades do produtor brasileiro.

ARTIGOS RELACIONADOS

Hortaliças pequenas e saborosas têm mais valor

Luis Felipe Villani Purquerio Pesquisador do Instituto Agronômico, Centro de Horticultura felipe@iac.sp.gov.br Paulo César Tavares de Melo Pesquisador da USP-ESALQ, Depto. Produção Vegetal pctmelo@esalq.usp.br   O mercado de hortaliças está sempre...

Polímeros proporcionam um plantio mais uniforme

  Além de revestir e padronizar as sementes, os polímeros levam proteção contra agentes externos e internos para o futuro da planta   Polímeros são substâncias formadas...

Agrolord – Inovação como carro-chefe

Esse foi o terceiro ano que a Agrolord participou da Hortitec. “Em 2018 dobramos a área do estande, de 70 para 140 m de...

Enxofre com inseticida – Alternativa contra as lagartas do pimentão

Carla Verônica Corrêa cvcorrea1509@gmail.com Bruno Novaes Menezes Martins brunonovaes17@hotmail.com Engenheiros agrônomos e doutorandos na UNESP - campus de Botucatu (SP)   As principais espécies de lagartas de mariposas responsáveis por...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!