Durante esses dois anos atípicos, foi tempo do
setor do agronegócio se reinventar, evoluir e expandir o seu mercado. De fato
muita coisa mudou, mas não falhou em sua função de abastecer a mesa do
consumidor, manter em alta seu grande potencial de exportação e ainda seguir
crescendo e evoluindo.
A premissa de uma possível escassez que circulou
no início da pandemia, não passou nem perto da realidade graças ao agro
brasileiro que manteve suas ofertas e intensificou o embarques de commodities,
batendo números expressivos ao final do ano. De acordo com dados
disponibilizados pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o
setor agropecuário apresentou crescimento de 1,9% durante o primeiro trimestre
de 2020, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. O IBGE ainda
declarou, em maio de 2020, que o agro era, até então, o único setor da economia
que demonstrava crescimento mesmo diante da crise.
Além disso, a comunicação no setor e o crescente
uso da tecnologia também tiveram que se adequar e se tornaram essenciais para
conquistar espaço em um mercado altamente competitivo. As feiras e convenções
deixando o presencial e migrando para as telas digitais foram um dos grandes
desafios.
A MCM Brand Experience, agência de comunicação
integrada e marketing, com 25 anos de mercado e tendo em seu portfólio clientes
como BASF e Corteva, conta com vasta experiência no mercado agro, realizando
diversas ações com o intuito de digitalizar a relação do setor com seu público.
“Durante esses dois anos, quebramos paradigmas com o público agro. Conseguimos
fazer com que um público que sempre se manteve na proximidade e no presencial
se digitalizasse através de eventos técnicos e de relacionamento realocados
para o online. A comunicação não podia parar”, diz Thalita Aben-Athar, Diretora
de Atendimento Comercial da MCM Brand Experience.
Assim, o reflexo foi positivo na maneira como as
ações digitais foram absorvidas pelo setor. O que no começo era uma
alternativa, se tornou um caminho interessante para se seguir, tendo em vista o
quanto os modelos online oferecem vantagens e a principal delas foi a ampliação
de acesso.
Tradicionalmente, era necessário um deslocamento
até os locais das feiras, congressos e ações agros para aproveitar todos os
conteúdos oferecidos. Com as versões online, a situação muda muito e abre um
leque de possibilidades infinitas. “O crescimento do mercado agro no
ambiente digital foi potencializado. Os nossos clientes do agronegócio, diante
do cenário de crescimento do mercado, precisavam continuar falando com o seu
público. Dessa forma, nós desenvolvemos eventos, ativações e relações de
encontros com a marca com o intuito de levá-los para o ambiente digital. Essa
bagagem é o que nos permite, com a volta à normalidade, integrar o online e
presencial, expandindo cada vez mais o público e a notoriedade do evento”, adiciona
Thalita.
O futuro mostra que uma alternativa deve ser o formato híbrido, com a realização das estratégias e iniciativas presenciais de forma simultânea às versões digitais. “As feiras estão voltando, mas é preciso responsabilidade e cuidado. O mercado aqueceu, o online reuniu todos no mesmo ambiente e, através disso, foi possível desenhar melhor as estratégias globais, pois quando você regionaliza cada estratégia elas se transformam em estratégias particulares de cada região. O futuro e o híbrido nos permitem um direcionamento com suas particularidades, um objetivo macro melhor desenhado e uma comunicação mais linear”, conclui a head de atendimento.
Fato é que o mercado está aquecido e as expectativas para o ano estão altas. Segundo o presidente da cooperativa de Cascavel, Dilvo Grolli, somente a Show Rural, maior feira do agronegócio da América Latina e terceira do mundo, movimentou R$ 3,2 bilhões somente com expositores e nas rodadas de negócios, R$ 500 milhões a mais que a de 2020. Está tudo pronto e o desafio está lançado. Seja online ou presencial, chegou a hora.
Sobre a MCM Brand Experience
A MCM Brand Experience é uma empresa que comunica diversidade, inclusão e sustentabilidade de seus clientes na prática, sendo uma agência de marketing e comunicação integrada. Há 25 anos, fundada por Mônica Schimenes, abraça o desafio da pluralidade de ideias e de pessoas no cotidiano. Possuem o selo Lado B, com os compromissos de sustentabilidade, equidade nos recursos humanos, comunicação acessível e inclusiva e rede de negócios sociais. Nesses anos de história, a MCM atende mais de 200 marcas, dentre elas: BASF, IBM, Suvinil, Google, ClearSale, Staedtler, Vedacit, Dell, Corteva, entre outros.