22.6 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 28, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioEventosAbertura da 28ª Fenicafé destaca otimismo, união do setor e projeções para...

Abertura da 28ª Fenicafé destaca otimismo, união do setor e projeções para o futuro da cafeicultura

A cidade de Araguari (MG) voltou a ser o centro das atenções da cafeicultura brasileira com a abertura oficial da 28ª Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, realizada nesta segunda-feira (7), no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco. Reconhecida como a maior feira da cafeicultura irrigada do Brasil, a Fenicafé segue até o dia 10 de abril e reúne produtores, pesquisadores, técnicos, empresas e lideranças do setor para discutir os rumos da atividade no Brasil e no mundo.

A solenidade de abertura foi marcada por discursos emocionados e cheios de otimismo. O presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), Cláudio Morales Garcia, destacou a importância da união entre cafeicultores, instituições públicas e privadas para o fortalecimento da cadeia produtiva. “A Fenicafé é o espaço ideal para discutirmos o presente e desenharmos o futuro da nossa cafeicultura”, afirmou.

Ao lado de Cláudio, a coordenadora geral da feira, Maria Cecília Araujo, celebrou a realização da 28ª edição do evento, ressaltando os esforços da equipe organizadora para garantir uma programação rica em conteúdo técnico, oportunidades de negócios e inovação.

O evento também contou com a presença de autoridades políticas e lideranças do agro. Estiveram presentes o prefeito de Araguari, Renato Carvalho; o presidente do Sindicato Rural, Malk Mauad; o secretário de Agricultura do município, Renato Benegas; parlamentares estaduais e federais como Zé Vitor, Ana Paula Leão, Raul Belém, Doorgal Andrada e Cristiano Caporezzo; além do secretário adjunto da Secretaria de Estado de Agricultura, João Ricardo Albanez, que representou o governador Romeu Zema.

Também participaram importantes nomes do setor cafeeiro, como o presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro; o presidente da Fundação de Desenvolvimento do Café do Cerrado (Fundaccer), Francisco Sérgio de Assis; e o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Gláucio de Castro. O evento reuniu ainda representantes de cooperativas como Coocacer, Coxupé e Sicoob, além de entidades como FAEMG, EMATER-MG, FIEMG e Sebrae.

A segurança pública também marcou presença com representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Exército, reforçando o comprometimento institucional com o evento.

Entre os destaques da programação, a jornalista e analista internacional de café Maja Wallengren apresenta uma palestra inédita sobre as “Perspectivas e Panorama da Cafeicultura dos Principais Países Produtores e Consumidores”. Com mais de 30 anos de atuação em quase 70 países produtores, Maja traz uma análise aprofundada dos fatores econômicos, políticos e logísticos que impactam o mercado global, além de projeções importantes para o setor nos próximos anos.

Com simpósios, workshops e debates voltados à inovação, sustentabilidade e uso eficiente da irrigação, a Fenicafé já movimenta a economia de Araguari. A expectativa é de que milhares de visitantes passem pela feira até o dia 10 de abril, incluindo produtores de mais de 200 cidades. Estima-se a geração de cerca de mil empregos diretos e indiretos durante o evento, e a rede hoteleira da cidade já registra 100% de ocupação.

Mais informações sobre a programação, expositores e conteúdos estão disponíveis no site oficial: www.fenicafe.com.br.

ARTIGOS RELACIONADOS

Desafio: extrair o máximo potencial produtivo das plantas

O professor Dr. Douglas Guelfi, da Ufla, abordou o tema “Raízes da necessidade nutricional: demanda e fontes”, durante a Fenicafé 2022.

Fenicafé 2023: seca e geadas deixaram produtores mais inseguros no momento da comercialização

A Fenicafé acontece em Araguari, Minas Gerais.

Fenicafé acompanha evolução da cafeicultura irrigada no Brasil

O professor Dr. André Luís Teixeira Fernandes, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Uniube, ressaltou, durante a Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação...

Koppert apresenta em Araguari solução para broca-do-café

Entre os dias 13 e 15 de março a Koppert do Brasil esteve presente na Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé), que em 2018 abrigou três grandes encontros: XXIII Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, XXI Feira de Irrigação em Café do Brasil e o XX Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!