26.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 24, 2024
- Publicidade -
InícioEventosFenicafé 2023: seca e geadas deixaram produtores mais inseguros no momento da...

Fenicafé 2023: seca e geadas deixaram produtores mais inseguros no momento da comercialização

Créditos: Revista Campo & Negócios

O mercado de café segue bastante volátil, dificultando as tomadas de decisão por parte do produtor na hora de comercializar sua safra. Hoje, em Nova York, as cotações futuras do café arábica voltaram a tombar, com o primeiro contrato rompendo a linha dos US$ 1,70 por libra, caindo mais de 2% no dia. 

Em entrevista durante a Feira Nacional da Cafeicultura Irrigada (Fenicafé), em Araguari, no Triângulo Mineiro, o vice-presidente da Cooperativa Nacional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Oswaldo Bachião Filho, falou sobre como o produtor vem lidando com toda essa volatilidade.

“O produtor ficou muito inseguro sobre o que fazer, pois perdeu a referência de sua produtividade nestes últimos anos, quando as safras foram bastante afetadas por adversidades climáticas, por seca e geadas. Mas agora acredito que, para a safra 2023, com o clima voltando ao normal, se não tivermos geadas, o produtor vai voltar a ter mais segurança na hora da comercialização. Essa dúvida dos produtores é compreensível, uma vez que ele enfrentou muitos problemas com a falta de chuvas e ainda com as geadas. Tudo isso os deixam bastante cautelosos no momento de negociar o café, ainda mais que havia pouca quantidade para ser vendida”, salientou o dirigente da Cooxupé. (Com Fábio Rübenich – Agência SAFRAS)

A Fenicafé  segue até sexta-feira (31/03) no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco, em Araguari, no Triângulo Mineiro. Assim como em 2022, a Fenicafé faz parte da Café Agro, que soma mais de uma semana de atrações com a Expo Araguari.  O evento é promovido pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal de Araguari.

ARTIGOS RELACIONADOS

Simbiose – Inovação em controle biológico

Esse foi o segundo ano que a Simbiose participou da Fenicafé, a principal feira da cafeicultura na região do Cerrado. “Para nós, é um...

Fenicafé 2023: Maria Cecília Araújo está à frente do evento desde 2005

Maria Cecília Araújo está à frente da Fenicafé desde 2005

Microquimica apresenta Check Folha Café® durante a Fenicafé

A Microquimica participou por vários anos da Fenicafé, até o ano de 2009, e neste ano voltou novamente, para apresentar uma novidade importante para...

Inscrições para Fenicafé podem ser feitas pela internet

O evento acontece de 05 a 07 de abril, em Araguari, no Triângulo Mineiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!