14.9 C
Uberlândia
quarta-feira, julho 17, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasAbertura da Femec terá presença do ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega

Abertura da Femec terá presença do ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega

Palestra do economista será dia 22 de março, às 10 horas, no Parque de Exposições Camaru

DCIM100MEDIADJI_0094.JPG

O ex-ministro da Fazenda, Mailson da Nóbrega, fará a palestra “Perspectivas da economia brasileira“ na abertura da Femec, na próxima quarta-feira, dia 22 de março, às 10 horas, no Parque de Exposições Camaru. A organização da Feira do Agronegócio Mineiro espera receber mais de 40 mil produtores rurais entre os dias 22 e 25 de março, de quarta-feira a sábado, das 8h00 às 20h00. A Femec oferecerá entrada e estacionamento gratuitos para visitantes e expositores de sua 6ª edição.

A perspectiva de recorde de produção nesta safra anima produtores rurais brasileiros que vislumbram a possibilidade de renovarem os parques de máquinas este ano nas propriedades rurais. De acordo com Pedro Estevão Bastos, presidente da CSMIA – Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq, associados estimam que em 2017 as comercializações do setor sejam 15% maiores quando comparadas a 2016. “As vendas neste início de ano estão maiores em relação ao mesmo período no ano passado, os desembolsos de financiamentos de máquinas agrícolas pelo Moderfrota cresceram 30%“, afirma o presidente. “A base de comparação de 2016 é muito baixa, em janeiro do ano passado a confiança do agricultor em fazer investimentos era muito pequena devido às turbulências políticas do período“, revela.

A expectativa da organização é que os números do evento em Uberlândia acompanhem o cenário nacional. Para o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Fonseca, o anúncio de liberação de R$ 12 bilhões para o pré-custeio agrícola pelo Banco do Brasil para a safra 2017/18 deve animar produtores. “Durante o evento, as instituições financeiras que mantém relacionamento com agricultores trabalham para garantir o acesso às linhas de financiamento disponíveis para a atividade“, ressalta.

A Femec reúne em um mesmo espaço diferentes marcas de máquinas agrícolas como tratores, plantadeiras, colheitadeiras, pulverizadores, equipamentos para produção de leite como ordenhadeiras mecânicas, vagões e tanques de expansão, implementos para preparo de solo e produção de silagem, além de veículos utilitários e de passeio, entre outros insumos como sementes e fertilizantes. O formato do evento permite que o produtor rural faça comparações entre marcas e modelos, e defina seus investimentos com o melhor preço e condições de pagamento. As empresas expositoras praticam em Uberlândia as mesmas tabelas e prazos oferecidos nas principais feiras do Brasil.

Confira as atividades programadas para a Femec 2017:

Femec terá competição equestre com renda doada para a AACD

A Associação dos Cavaleiros do Camaru (ACC) promoverá, no dia 25 de março, durante a Femec 2017, a 1ª Prova Tambor Solidário ACC Sindicato Rural de Uberlândia. A competição acontecerá na pista de areia do parque Camaru, a partir das 10 horas.  O evento visa arrecadar recursos para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

Feirão Cavalos e Cia promete oferecer bons negócios

Neste ano, a 3ª edição do Feirão Cavalos e Cia será realizada durante a Femec. O evento que foi sucesso em 2014 e 2015 promete oferecer bons negócios para produtores rurais. Nos quatro dias de feira serão ofertados 16 animais prontos para trabalho e lazer, das raças Quarto de Milha e Mangalarga Machador. A modalidade de comercialização no Feirão permite negociação direta entre vendedor e comprador, sem cobrança de comissão e com possibilidade de parcelamento. Os animais estarão disponíveis para apreciação e teste nas baias do Tatersal de Elite do parque.

Touros PO e matrizes selecionadas estarão à venda pelo Pró-Genética na Femec

A Femec se complementará com a oferta de touros PO e fêmeas selecionadas pelo Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais (Pró-Genética) que acontecerá durante a Femec. Nos dias 22, 23 e 24 de março, nos currais do tatersal convencional de leilões do parque Camaru, exemplares de raças bovinas com aptidões específicas estarão à venda. Entre eles serão disponibilizados exemplares das raças Nelore, Senepol, Guzerá, Tabapuã, entre outros.

 

Campos demonstrativos receberam plantio de milho e soja para a Femec

Sucesso no ano passado, a Femec 2017, apresentará novamente, de forma prática, a aplicação da tecnologia em sementes de soja e milho, além de defensivos nos campos demonstrativos, que foram preparados para plantio no início de dezembro do ano passado.  O projeto possibilitará que agricultores conheçam opções de sementes de diferentes fornecedores em um mesmo local sem terem que sair da cidade. Normalmente essa tecnologia é apresentada somente em Dias de Campo, eventos restritos promovidos por empresas em propriedades rurais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Novos secadores chegam ao mercado

  Adilio Flauzino de Lacerda Filho Doutor em Energia na Agricultura, professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e consultor técnico alacerda@ufv.br A secagem é o método universal,...

Cana transgênica – Nova opção para o controle da broca

O Brasil constitui-se no principal produtor de cana-de-açúcar do mundo, com uma produção de mais de 600 milhões de toneladas anualmente, o que poderia ser ainda maior, se não fossem os prejuízos causados pelas pragas, com destaque para a broca-da-cana, Diatrea saccharalis.

Algodão brasileiro bate novo recorde no mercado internacional

Entre julho de 2018 e abril de 2019, o País atingiu a marca histórica de 1,04 milhão de toneladas embarcadas de algodão em pluma, ultrapassando o...

Kimberlit – Produtividade que se vê no campo

  José Edivaldo Capel é produtor de soja, milho semente, milho comercial, feijão, milho safrinha e sorgo na Fazenda Hawai, em Pirajuba (MG), em 276...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!