26.6 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosÁcidos húmicos otimizam nutrição da cenoura

Ácidos húmicos otimizam nutrição da cenoura

Foto: Shutterstock

Diego José da Silva
diego.silva@dnagro.com.br
Gabriela Aparecida Paula Scoparo
gabyscoparo@hotmail.com
Graduandos em Agronomia – Unifio Ourinhos
Adilson Pimentel Júnior
Doutor e professor de Agronomia – Centro Universitário de Ourinhos Unifio
adilson_pimentel@outlook.com

A cenoura (Daucus carota) é uma hortaliça tuberosa de grande importância econômica no Brasil, devido a sua praticidade de uso na culinária e seus benefícios à saúde humana, pois apresenta alto conteúdo de vitamina A, textura macia e paladar agradável.

Seu formato, lisura e coloração são atributos que possibilitam a diversificação de cultivos, bem como de processamentos na pós-colheita. A nutrição está atrelada a esses pontos de qualidade.

Embora o mercado de fertilizantes varie um pouco, o uso de aditivos, como os ácidos húmicos para a nutrição vegetal aumentou à medida que a indústria expandiu seu portfólio de produtos para oferecer fertilizantes mais eficientes com menor perda de nutrientes durante o processamento, armazenamento, transporte e aplicação.

Ácidos húmicos

Os ácidos húmicos contêm componentes biodegradáveis e não são corrosivos, inflamáveis ou voláteis. Estão livres de contaminação, como metais pesados, são solúveis em água, feitos de compostos orgânicos e matérias-primas de fontes renováveis.

Podem ser armazenados e utilizados à temperatura ambiente, secam rapidamente e não se transformam em grânulos após a aplicação.

Muitas vezes esses ácidos húmicos têm propriedade estimulante que, além de complexarem ou quelatarem os fertilizantes, levam o incremento de crescimento das plantas devido ao maior enraizamento, maior absorção de nutrientes e ativação de todo seu sistema metabólico, incluindo a fotossíntese.

Metabolismo da cenoura

Os fertilizantes são de extrema importância para produção agrícola. No caso da cenoura, faz com que tenha uma  alta produção de energia nas células das raízes; aumento dos níveis de clorofila; redução das perdas de N para a atmosfera; maior disponibilidade de nutrientes às plantas, devido à sua alta CTC; maior aporte de nutrientes pelas plantas em decorrência da ativação das ATPases, com maior troca de íons; maior crescimento do sistema radicular e formação de raízes secundárias pela produção da auxina.

Com maior enraizamento na cenoura, devido à emissão de radicelas que são responsáveis  pela absorção de nutrientes e água, os ácidos húmicos proporcionam maior  translocação, além da ativação de ciclos, fazendo com que a fotossíntese se torne mais eficiente e com que transloque mais fotoassimilados para as raízes, resultando, principalmente, na melhor qualidade da cenoura.

Mais vantagens

O uso de fertilizantes à base de ácidos húmicos resulta em melhor tempo de absorção para as plantas, que fica bem nutrida e seu metabolismo tem quantidade necessária de nutrientes para formação de novas partes, inclusive suas raízes.

Outras vantagens dos ácidos húmicos para a cenoura estão na economia de uso de fertilizantes, promovendo maior produtividade, com menor custo e menor impacto ambiental.

Foto: Shutterstock

Sendo assim, a utilização destes compostos na cultura da cenoura, que tem uma grande demanda de nutrientes, como N, P, K, B e Zn, agrega à tuberização, característica que faz com que as plantas necessitem de um grande número de nutrientes e de carboidratos, que é o produto da fotossíntese para materialização da sua planta e sua raiz, que é levada ao mercado consumidor.

Assim, com maior quantidade de nutrientes disponíveis, aumenta a eficiência da planta em realizar a fotossíntese e adsorção de água e nutrientes.

Mais produtividade

Entre os principais aspectos relacionados à melhora na qualidade da cenoura com o uso de substancias húmicas estão: diâmetro da raiz tuberosa, comprimento e peso da raiz tuberosa, os quais são atributos de qualidade diante das exigências do mercado comprador e consumidor.

Para conseguir alcançar bom números nestes aspectos, destaca-se a importância da adubação na cultura da cenoura. É importante salientar que na agricultura atual os cuidados com as pragas e doenças é primordial, já que pode afetar, de forma direta e indireta, a produção e tirar a eficiência da adubação.

Manejo

Dentre as técnicas disponíveis no mercado para uso em campo destas substâncias húmicas está a distribuição via sulco de plantio junto com a aplicação do fertilizante mineral e até mesmo junto da semente ou muda.

Além disso, podemos destacar o uso dos fertilizantes que já têm em sua composição estes ativos, fazendo com que o produtor tenha redução de implementação, otimização da mão de obra e redução de investimentos.

Outra fonte que vem ganhando força nos últimos anos é a aplicação foliar das substâncias húmicas, que tem por finalidade suprir algumas deficiências nutricionais da planta e proporcionar uma melhor condição à mesma, perante os estresses abióticos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cebolas híbridas exigem fertilização diferenciada

Carolina Cinto de Moraes Doutoranda em Agricultura Tropical e Subtropical do Instituto Agronômico - IAC carolcmoraes@hotmail.com Humberto Sampaio de Araújo Pesquisador Científico, Polo Extremo Oeste - APTA humbertosaraujo@yahoo.com.br Thiago...

Bioestimulantes – Mais produtividade e qualidade dos grãos

AutoresJade Cristynne Franco Bezerra Engenheira florestal e mestranda em Agronomia/Produção Vegetal, Universidade Federal do Paraná (UFPR) jadefranco9@gmail.com Samia Rayara de Sousa Ribeiro ...

Armazenagem inadequada de grãos afeta nutrição animal

O armazenamento adequado de grãos é essencial para a qualidade na alimentação animal. Orientações práticas para garantir eficiência na produção agropecuária são sempre importantes.

“A Força da Silagem“ surge com uma nova proposta para elevar a produtividade dos rebanhos brasileiros

Seguindo sua visão de longo prazo, de participar do desenvolvimento da alimentação mundial, a DuPont Pioneer decidiu lançar, no verão de 2017, a plataforma...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!