18.5 C
Uberlândia
segunda-feira, novembro 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasAgBiTech desenvolve primeiro laboratório móvel do Brasil

AgBiTech desenvolve primeiro laboratório móvel do Brasil

Estrutura itinerante com foco em treinamentos técnicos e uso racional de inseticidas percorrerá este ano mais de 20 mil quilômetros no Brasil

As principais regiões produtoras do agronegócio passam a ser atendidas pelo primeiro laboratório móvel desenvolvido no Brasil em suporte ao manejo de lagartas com inseticidas à base de baculovírus. A inovação, trazida pela empresa australo-americana AgBiTech, possibilita transferir conhecimento à cadeia produtiva do agronegócio, visando o uso racional de inseticidas nas lavouras.

Instalado no interior de um caminhão, o laboratório móvel da AgBiTech, conforme assinala a companhia, é conduzido por profissionais altamente especializados no manejo de pragas, incluindo engenheiros agrônomos que detêm títulos de mestres e doutores.

“Graças a essa estrutura, levamos informação de qualidade a clientes e parceiros. Enfatizamos nos encontros o posicionamento técnico de produtos da AgBiTech e a identificação das diferentes espécies de lagartas que atacam as lavouras”, explica o engenheiro agrônomo Gustavo Shiomi, gerente de marketing da AgBiTech.

De acordo com o agrônomo, o laboratório móvel também tem sido utilizado com sucesso em atividades de treinamento para consultores, pesquisadores, agricultores e funcionários de fazendas, além de atrair o interesse de visitantes de feiras agrícolas e participantes de dias de campo organizados pela empresa.

Segundo Shiomi, pouco antes do início da safra o laboratório móvel atendeu mais de 400 agricultores e profissionais do agro, tendo percorrido acima de 6 mil quilômetros nas principais regiões agrícolas. Até o final da safra, acrescenta ele, em torno de 20 mil quilômetros terão sido cobertos pela estrutura itinerante, na Bahia, em Goiás, no Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

“O laboratório móvel tem por objetivo assegurar a clientes da empresa uma experiência positiva com produtos à base de baculovírus. A estrutura itinerante ajuda ainda a consolidar a imagem da marca como especialista no manejo de lagartas e fortalece parcerias nos canais de distribuição. Iremos nesta safra a locais que nunca contaram com esse modelo de suporte, sobretudo em virtude de dificuldades de acesso, como ocorre em áreas do Maranhão e Tocantins”, ressalta Shiomi.

Presente no Brasil há três anos, a AgBiTech deverá saltar de 500 mil hectares para 2 milhões de hectares tratados com seus bioinseticidas, entre a safra passada e a atual. O portfólio da empresa é formado atualmente por quatro itens, comercializados com as marcas Armigen®, Cartugen®, Chrysogen® e Surtivo® Soja.

De acordo com o diretor geral da AgBiTech para a América Latina, Adriano Vilas Boas, o portfólio da marca tem surpreendido produtores pelo bom desempenho no controle de lagartas cuja pressão cresce safra após safra, principalmente Helicoverpa armigera, Chrysodeixis includens (falsa-medideira) e o complexo de Spodoptera.

Vilas Boas acrescenta que a AgBiTech introduzirá no mercado, ainda na safra 2019-20, outras tecnologias em suporte à aplicação de bioinseticidas à base de baculovírus, incluindo aplicativos de monitoramento a campo e armadilhas digitais para mariposas. “Focamos no manejo inteligente de lagartas e isso pressupõe trazer ferramentas inovadoras e eficazes ao produtor”, finaliza o executivo. 

Desde 2002, a AgBiTech fornece produtos consistentes, de alta tecnologia, que ajudam a tornar a agricultura mais rentável e sustentável. A empresa combina experiência a campo com inovação científica. Trabalha com agricultores, consultores e pesquisadores e desenvolve soluções altamente eficazes para manejo de pragas agrícolas. Controlada pelo fundo de Private Equity Paine Schwartz Partners (PSP), a AgBiTech fabrica toda a sua linha de produtos na mais moderna unidade produtora de baculovírus do mundo, em Dallas (Texas, EUA).  www.agbitech.com.br     

ARTIGOS RELACIONADOS

Bacillus thuringiensis é aliado no controle da Helicoverpa

  Uéliton Trindade de Oliveira Engenheiro agrônomo da Integrada Cooperativa Agroindustrial ueliton.trindade@hotmail.com O Bacillus thuringiensis (Bt) vem sendo utilizado há muitos anos para o controle de lagartas na...

Tratamento de sementes é uma das soluções para nematoides em milho safrinha

  Os nematoides estão presentes em todo o solo brasileiro, variando sua pressão de acordo com a região e o manejo adotado, como rotação de...

Ferrugem asiática pode elevar preço do óleo em 10%

Um trabalho realizado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal), buscou avaliar os impactos econômicos da incidência de pragas e doenças na cultura de soja.

Tratamento biológico de sementes combate as pragas

AutoresSamara Moreira Perissato samaraperissato@gmail.com Leandro Bianchi leandro_bianchii@hotmail.com Engenheiros agrônomos, mestres e doutorandos em Agronomia – UNESP/Botucatu Roque de Carvalho Dias roquediasagro@gmail.com Vitor Muller Anunciato...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!