14.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 30, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesAgricultura digital: IA e a evolução do agronegócio

Agricultura digital: IA e a evolução do agronegócio

Previsão é de que investimento para uso da tecnologia no setor seja de aproximadamente 4,7 bilhões de dólares até 2028, segundo estudo

O avanço exponencial da Inteligência Artificial (IA) vem tornando a ferramenta essencial em diferentes setores. No agronegócio, o uso da tecnologia vem auxiliando na otimização de processos, aumento de eficiência e redução de custos. Em 2023, o investimento em IA foi de 1,7 bilhão de dólares. A previsão é de que o número cresça aproximadamente 4,7 bilhões de dólares até 2028, segundo estudo da Statista.

O tema foi um dos assuntos abordados no painel “Construindo o Amanhã: Inovações Tecnológicas que Moldarão o Mercado”, promovido pela consultoria de tecnologia keeggo, em evento de 30 anos da empresa. “Vemos uma parcela dos agricultores começando a investir em conectividade para usar sistemas de gestão que, consequentemente, podem tomar melhores decisões. Exemplo disso é entender onde tem uma praga e aplicar um químico, em vez de jogar na fazenda inteira, reduzindo custos e o impacto para o meio ambiente”, explicou Alexandre Stephan, um dos painelistas e Partner da SP Ventures, empresa de fundo de investimento inicial para AgTech e Food Tech na América Latina.

Um estudo realizado pela pesquisadora Maira de Souza Regis, da Universidade de Brasília (UnB), apontou que a região que mais adota a agricultura digital é o Centro-Oeste, com softwares ou aplicativos utilizados por 80% dos produtores. Dentre os recursos aproveitados, 64,8% revelaram que usam programas de planejamento anuais; 62,9% programas de cálculo para controle de fluxo de caixa e indicadores para gerenciamento de máquinas; 51,8%  telemetria para transmissão remota de dados; 27,7% drones para mapear vegetação ou gestão de culturas; e 14,8% sensores de vegetação.

Para Rogério Athayde, CTOda keeggo: “A inteligência artificial – além de tornar operações mais eficientes – entrega soluções assertivas que podem ser interpretadas de forma rápida pelo produtor, desempenhando um papel fundamental na segurança alimentar global”. 

No geral, a IA está transformando o agronegócio, tornando-o mais eficiente, sustentável e resiliente, e desempenhando um papel fundamental na segurança alimentar global.

Aplicações da IA no agronegócio

Unir duas potências para pavimentar um setor eficiente e mais produtivo é um caminho benéfico para todos aqueles que querem investir na agricultura digital, desde pequenos a grandes empreendedores. “A IA é uma semente a ser cultivada para trazer frutos valiosos aos negócios e à sociedade”, disse Rachel Maia, conselheira do Pacto Global da ONU,  fundadora e CEO da RMConsulting, empresa com foco em Sustentabilidade, Governança Corporativa e Liderança.

Diante desta nova realidade, novos insights e papéis surgem, criando um cenário ainda mais dinâmico para os agricultores. SegundoAthayde, aplicações relacionadas à IA no setor envolvem: 

Agricultura de precisão: A IA pode ser usada para analisar dados de sensores, imagens de satélite e drones para monitorar o crescimento de colheitas, identificar áreas com problemas e otimizar o uso de recursos.

Previsão de safras: Algoritmos da tecnologia podem analisar dados como clima, solo e cultivo para prever a produção agrícola, ajudando  produtores a planejarem e melhorarem as safras.

Detecção de pragas e doenças: A tecnologia pode analisar imagens de plantas e identificar sinais de infestação, permitindo uma resposta rápida e eficaz para diminuir os danos.

Mercado e precificação: Sistemas podem analisar dados de mercado para ajudar agricultores a tomarem decisões sobre valores a cobrar pelos produtos cultivados.

“As novas tecnologias no agronegócio estão proporcionando ganhos significativos em eficiência, sustentabilidade e produtividade. Com o uso inteligente e estratégico, podemos enfrentar os desafios globais de segurança alimentar e sustentabilidade, garantindo um futuro próspero para o setor”,finaliza Athayde.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produção agrícola avança 500% em quatro décadas

O agronegócio brasileiro está entre os principais do mundo, atingindo altos níveis produtivos e sendo responsável por grande parte das exportações mundiais. Levantamento dos dados fornecidos pela...

Mês da Mulher: o lugar delas é no agronegócio brasileiro

O setor emprega mais de 10 milhões de pessoas e a participação feminina cresce a cada ano.

FMC inova em agricultura de precisão

Pioneira, plataforma do setor agrícola oferece dados em tempo real que permitem ...

Mercado financeiro precisa acompanhar crescimento do agronegócio

Um levantamento feito em 2021 pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) mostrou ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!