Com sede em Araguari (MG) e filial em Sertãozinho (SP), a AgroPower® é uma empresa integradora de energia solar fotovoltaica. “ Há seis anos estamos no mercado e somos especializados em fornecer soluções em energia renovável para o produtor rural. Temos experiência nas necessidades e desafios do homem do campo”, explica Patrícia de Souza Sampaio, sócia-diretora da Agropower® Energia Solar.
A empresa desenvolve pequenas, médias e grandes usinas fotovoltaicas, conectadas ou não à rede da distribuidora. Projeta, instala e oferece assistência aos seus clientes, inclusive com o monitoramento via APP pelo celular.
Diferenciais
A AgroPower® é uma das empresas do setor em geração distribuída rural com maior capacidade em Kwp fornecida ao produtor no Brasil. Quanto ao custo-benefício de seus produtos, Patrícia de Souza afirma que este é, atualmente, um dos melhores investimentos do mercado. “Para o produtor de HF, por exemplo, ele pagará de juros do financiamento um valor menor do que pagava de conta de luz, e ainda com três anos de carência, mais sete anos de prazo para pagamento e retorno do investimento em 3,5 anos, em média”, calcula a empresária.
Sobre os financiamentos, estão disponíveis para o agricultor familiar o Pronaf ECO, com juros de 2,5% ao ano, e para o médio produtor 6,5% ao ano na linha Inovagro do BNDES.
Vantagens
São muitas as vantagens de instalar a energia solar fotovoltaica. Primeiro que o produtor se torna um gerador de sua própria energia, traz estabilidade à rede local, pois passa a injetar energia por meio do transformador e, por último, contribui para a redução de emissão de gases de efeito estufa. “Para os produtores que exportam é um diferencial, pois agrega valor à sua fazenda, validando sua certificação. Já temos vários produtores que estão com sua usina praticamente paga, com apenas dois anos de instalada”, aponta Patrícia de Souza.
A Agropower® é especializada nas características e logística próprias das fazendas de grãos, café e HF. “Nossos profissionais de engenharia são profundamente conhecedores das normas e resoluções da ANEEL e das concessionárias de energia locais. Atualmente, temos três megawatts em geração distribuída, o que representa cerca de 10 mil módulos fotovoltaicos (placas). Temos como objetivo nos tornarmos referência nacional em energia renovável em todo o agronegócio brasileiro, com eficiência, compromisso e ética”, conclui Patrícia de Souza.