Carla Verônica Corrêa
FabrÃcio Custódio de Moura Gonçalves
Bruno Novaes Menezes Martins
Engenheiros agrônomos e doutorandos em Horticultura, FCA/Unesp – Campus de Botucatu (SP)
Â
Os extratos de algas são utilizados para aumentar a germinação de sementes, o crescimento do sistema radicular, a frutificação e indução de resistência a pragas e doenças, e estimular a resistência ao estresse. O primeiro passo para se obter uma cultura com alto potencial de produtividade é a produção de mudas de qualidade.
Assim, os extratos de algas permitem o fornecimento de nutrientes para as mudas pelo fato de apresentarem em sua composição nutrientes, hormônios como citocininas, auxinas e giberelinas que atuam como promotores do crescimento vegetal e contribuem para o aumento da resistência dessas plantas tanto ao estresse biótico (pragas e doenças) como abiótico (estresse hídrico e por temperatura).
O emprego de algas marinhas em mudas de maracujá também favorece o melhor enraizamento. Mudas com sistema radicular mais desenvolvido aumentam a porcentagem de pegamento de plantas após o transplante em campo.
Benefícios
A espécie Ascophyllumnodosum L. é a mais utilizada para a fabricação do extrato de algas. A aplicação de produtos à base dessa alga permite o aumento do enraizamento das mudas em até 30%, o que faz com que a muda aproveite melhor tanto os nutrientes como a água presente no solo, contribuindo para o desenvolvimento de mudas maiores e de melhor qualidade.
Além disso, a presença de hormônios como auxinas, giberelinas e citocininas favorece o crescimento dessas mudas. Também vem sendo observada a redução da incidência de doenças, pelo fato do extrato estimular a produção de fitoalexinas, que são substâncias que atuam na defesa da planta.
Assim, o produtor obtém mudas de alta qualidade, o que resulta em menores perdas destas após o plantio em campo, reduzindo custos destinados à aquisição de novas mudas e a mão de obra para o replantio dessas falhas. Com a redução do número de plantas replantadas, obtém-se uma área com uniformidade de crescimento das plantas.
Outro fator importante é que a aplicação de extratos aumenta a tolerância das plantas aos estresses. Assim, essas mudas apresentam recuperação mais rápida, uma vez que o transplante das mudas é um acontecimento estressante, o que torna essas mudas mais suscetíveis às condições adversas do meio.
Quando e quanto aplicar
A aplicação pode ser realizada nas sementes com o objetivo de aumentar a porcentagem de germinação ou o desenvolvimento das mudas, de modo que favoreça seu crescimento. Produtos comerciais à base de algas apresentam recomendações em torno de 150 g a cada três meses para frutÃferas.
Pesquisas realizadas especificamente em maracujá demonstram que a aplicação de 4mL L-1, contribuiu para o aumento do crescimento em altura, bem como para o maior número de folhas. A aplicação pode ser feita durante o preparo do substrato, bem como via foliar.
Custo
A média de custo por quilo do extrato de alga é em torno de R$ 10,00. Assim, o custo da aplicação em mudas é bem baixo, uma vez que se utiliza um volume pequeno de produto.